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Esclareça as suas dúvidas sobre Custo de Mercadoria Vendida (CMV)

É essencial que a empresa implemente estratégias eficientes para manter a sua saúde financeira em dia. Para isso, medir alguns indicadores, como o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) é uma ótima ideia. Isso porque se trata de um cálculo gerencial que aponta o valor que a organização gastou em estoque referente aos itens que foram vendidos em um certo período.

Além disso, contribui para uma boa gestão do estoque, precificação assertiva dos produtos e tomadas de decisões mais corretas para o negócio. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar de que o CMV é composto, sua importância, como realizar o seu cálculo e demais informações sobre o assunto. Acompanhe!

Como é composto o Custo de Mercadoria Vendida?

Para entender como encontrar o CMV dentro dos mais variados indicadores da companhia, é necessário ter em mente o que compõe o Custo de Mercadoria Vendida, que são os seguintes elementos:

  • estoque inicial;
  • compras;
  • estoque final.

Como calcular?

A fórmula para calcular o CMV é: estoque inicial + compras do período – estoque final.

Por exemplo, vamos supor que uma empresa no dia 01 de maio tinha uma montante total de estoque em R$ 30.000,00. Em 01 de dezembro do mesmo ano, seu estoque era de R$ 40.000,00. De acordo com os relatórios de estoque da organização, nesse tempo foi registrado um total de R$ 200.000,00 de compras de produtos de estoque. Nesse caso, o cálculo fica da seguinte forma:

estoque inicial + compras – estoque final =

30.000 + 200.000 – 40.000 = 190.000

Ou seja, R$ 10.000,00 de compras realizadas no período não foram vendidas. Por este motivo, o estoque aumentou.

Além disso, o cálculo o CMV pode ser feito por produto ou por faturamento. Veja como funciona!

CMV por produto

É possível calcular o custo do produto unitário. Nesse tipo de situação, é preciso encontra o estoque inicial de cada grupo, assim como quanto foi investido em compras nele e também o seu estoque final.

Por exemplo, no começo do mês a empresa tinha R$ 500 (600) em estoque inicial de um item.

Em 30 dias, ela comprou R$ 1000 (1500) desse item, Ao final do período, fica com R$ 500 em estoque.

Então. CMV = 500 + 1000 – 500

CMV = 1000.

Com o CMV a R$ 1000,00 caso tenha vendido R$ 2.000 em produtos no mês, o lucro bruto obtido foi de R$ 1.000,00 com essa mercadoria.

CMV por faturamento

Também é possível encontrar o CMV por meio de um percentual sobre faturamento. O cálculo é feito para identificar o percentual médio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas. Após, o resultado é usado de forma uniforme em todos os itens vendidos. Uma maneira de fazer isso é conhecer o custo fixo, dividir esse montante pelo faturamento e multiplicar por 100.

Por exemplo: se a empresa fatura em média de R$ 20.000,00 em um certo mês e tem R$ 2.000,00 com custo médio (2.000/20.000 x 100), vai ter 10% de custo percentual.

Por que é tão importante?

O cálculo do Custo de Mercadoria Vendida ajuda a compreender os custos de uma empresa, sendo essencial para a precificação dos produtos, além de apresentar uma possível margem ideal de lucro bruto, que é a diferença entre o calor obtido e o custo para realizar o item, antes de deduzir impostos, folha de pagamento dos funcionários e demais.

Outra questão a ser ressaltada é que também auxilia na compreensão a respeito da situação financeira de um negócio no momento de fechar contratos e negociar condições de pagamento.

Quais são as boas práticas para o CMV?

Existem algumas práticas que podem ser aplicadas para realizar o cálculo correto e fazer uma boa gestão de CMV.

Faça o controle de estoque

Para calcular o CVM é fundamental ter um bom registro do quanto vendeu em um determinado período, além do tempo que os itens ficam estocados.

Registre todos os produtos

É importante elaborar um cadastro para cada item, além de atualizar de acordo com alguma alteração de status, com informações como descrição, código, data de aquisição, venda e preço de venda.

Verifique os registro

Nesse caso, você pode aproveitar a tecnologia para adquirir um sistema para verificar os itens diariamente, chegar e identificar possíveis erros.

Organize o espaço físico

É preciso garantir que o produto desejado seja acessível e facilmente encontrado no seu espaço. Isso porque, de nada adianta ter todas as informações sobre o item, se não consegue achá-lo de forma rápida quando necessário.

Dessa forma, a organização possibilita que você avalie com exatidão o espaço que precisa, otimize o tempo e evite desperdícios.

Defina processos

Para evitar erros, o ideal é estabelecer rotinas claras. Por exemplo, toda vez que o item for vendido, é necessário entrar no sistema para atualizar o seu status e o estoque disponível na empresa.

Realize o mapeamento e a integração das operações

Quando um bom controle de estoque é feito, é possível conhecer os dados relativos às vendas da empresa, como os produtos com maior e menor saída, bem como a frequência que cada mercadoria tem que ser reposto. Para isso, basta analisar o histórico de venda.

Programe as compras com os fornecedores

Outra estratégia é elaborar um calendário com as datas de aquisição para cada produto. Dessa forma, sistemas específicos para o controle de estoque podem até encaminhar alertas quando chegar o momento de realizar a reposição.

Como automatizar esse cálculo?

Para que você não perca tempo calculando o CMV, o ideal é contar com um sistema especializado e capaz de automatizar essa tarefa, gerando resultados prontos para a empresa. Com ele, também é possível ter uma visão completa do negócio e relatórios gerenciais detalhados a respeito dos custos, vendas, finanças, estoque, entre outros.

Agora que você já sabe o que é o Custo de Mercadoria Vendida e a sua importância, contar com auxílio especializado e serviços como os oferecidos pela WM10 pode ser uma ótima alternativa para alcançar melhores resultados.

Quer saber como nossas ferramentas podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato com um especialista para esclarecer suas dúvidas!

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