fbpx

4 indicadores de estoque que você precisa acompanhar de perto

A satisfação do cliente sempre deve ser aperfeiçoada conforme a empresa avança no relacionamento construído com ele. No entanto, só é possível atingir sua fidelização com a ajuda de algumas ferramentas de análise, como é o caso dos indicadores de estoque.

A correta administração de suas mercadorias permite uma melhor organização no setor e uma dinâmica benéfica na logística das entregas. Além de uma boa capacidade analítica, o empresário também precisa contar com o auxílio dos recursos tecnológicos.

Nos tópicos seguintes exploraremos mais esse assunto, e você terá a oportunidade de conhecer as características de cada indicador e como se pode tomar decisões estratégicas com o apoio deles. Portanto, continue conosco até o final deste artigo e tenha uma boa leitura!

O que são indicadores de estoque

Os indicadores de estoque são informações adquiridas por meio do processo de gerenciamento dos produtos correspondentes ao seu e-commerce, à loja física ou a ambos. Eles mostram a real situação das mercadorias disponíveis e servem para que o empresário tome decisões eficientes.

Por exemplo, com esse conhecimento, a empresa consegue manter o estoque de produtos que apresentam um alto giro, mantendo atenção também sobre os itens que, por algum motivo, deixaram de ser adquiridos pelo seu público-alvo, seja em períodos de sazonalidade ou não. 

Os principais indicadores de estoque

Manter o controle correto dos seus produtos fará com que você evite más experiência com os clientes devido à ausência de mercadorias ou à falta de alinhamento de entregas com os fornecedores.

Por meio do acompanhamento dos indicadores de estoque, riscos desta natureza são diminuídos e o status de eficiência da sua marca é mantido na mente do consumidor. Conheça agora os 4 indicadores que não podem ficar de fora do seu gerenciamento.

1. Giro de estoque

Esse é um dos indicadores de estoque que mostra os produtos que apresentam um alto ou baixo giro. O primeiro, por conta do consumo assíduo do público, e o segundo, por já estarem um bom tempo estocados.

Powered by Rock Convert

Esse conhecimento ajuda na criação de táticas de vendas que possibilitam a criação de promoções e descontos com a ajuda de certos gatilhos mentais para atrair mais compras e repor as prateleiras.

2. Tempo de reposição

É preciso determinar tempo para tudo, principalmente as mercadorias oferecidas pela sua loja. Com a ajuda desse indicador, você poderá definir quando os produtos serão postos à venda e em que período deverão ser feitas as reposições de itens. Essa medida previne certas perdas e os desperdícios dentro do estoque.

3. Supply Chain

A logística é uma atividade da administração que sempre deve receber uma atenção do responsável pela boa performance dela. Logo, é interessante focar em um dos mais importantes indicadores de estoque: Supply Chain.

Com ele, é possível fazer a análise desde a produção do produto até o momento que ele chega ao consumidor final. Essa compreensão permite que a equipe tenha dados consistentes no intuito de promover melhorias nos processos e otimização de resultados.

4. Perdas no estoque

Os indicadores de estoque existem para que sua empresa não tenha nenhum tipo de prejuízo com as mercadorias oferecidas ao público-alvo na sua loja física ou virtual. Este indicador, em especial, previne sua marca de cenários assim.

Ele mostra as perdas, excessos e também processos feitos de maneira incorreta. É interessante ter acesso a essa informação a fim de tomar atitudes estratégias para que isso não mais ocorra. Afinal, são custos que poderão prejudicar o seu planejamento financeiro.

Como você viu neste artigo, os indicadores de estoque são muito vantajosos e prevenirão sua empresa de cenários nada favoráveis ao seu crescimento. Portanto, comece a usá-los e conte com a ajuda de um software especializado no acompanhamento dessa tarefa.

Todo empresário precisa manter-se informado sobre as melhores práticas para uma boa gestão. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo que oferece 4 dicas para fazer uma gestão de compras e estoque eficiente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.