fbpx

5 dicas de como fazer gestão de estoque sazonal de maneira eficiente

Ter uma gestão de estoque sazonal eficiente é uma prática importante dentro da empresa, tendo em vista a sua finalidade de garantir e elevar as vendas e a margem de lucros do varejista em específicas épocas do ano. Ou seja, por meio dela, é possível suprir o aumento da demanda que ocorre nesses períodos e, assim, evitar a perda de vendas que podem impactar diretamente a saúde financeira do negócio.

No entanto, essa tarefa pode ser um grande desafio para muitos empreendedores e gestores. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais dicas de como fazer esse gerenciamento. Confira!

1. Conheça o ciclo do seu negócio

É importante conhecer bem as épocas de alta e baixa da empresa. Assim, fica mais simples se preparar para a sazonalidade, já que é possível estabelecer de forma precisa os períodos mais lucrativos.

É necessário compreender que identificar os motivos e efeitos dessa sazonalidade no estabelecimento é um fator determinante para que tudo saia conforme o planejado, sem intercorrências que possam afetar diretamente as vendas e o relacionamento com os consumidores.

2. Realize a previsão de demandas

Por meio da previsão de demandas, fica mais fácil entender qual é a projeção de itens a serem vendidos, já que ela tem como base o estudo do mercado e das vendas nos anos anteriores. Dessa forma, é possível evitar o excesso de produtos no estoque ou a sua falta, já que esses aspectos podem fazer com que o negócio não consiga aproveitar as vantagens proporcionadas pelos períodos sazonais.

A prática também colabora para as aquisições com antecedência e para o aproveitamento dos melhores preços, já que pode ocorrer um acréscimo nos valores caso você deixe para comprar um produto em pequenas quantidades ou em cima da hora.

Além disso, mesmo que você escolha não realizar a aquisição de maneira muito prévia, poderá organizar o capital de giro para efetuar as compras futuras e preparar o espaço para armazenar um volume maior de mercadorias.

3. Esteja atento às tendências

É importante identificar como o negócio é influenciado pela sazonalidade para poder preparar o estoque da melhor forma. Por exemplo, vamos falar sobre uma loja que vende roupas: no verão, a procura por roupas de banho tende a aumentar. Então, é necessário ficar atento, já que, em alguns casos, é possível encontrar propostas interessantes dos fornecedores e já aproveitar os melhores preços.

4. Negocie com os fornecedores

Outra questão relevante ao fazer a gestão de estoque sazonal é contar com fornecedores de confiança, já que isso vai assegurar que a demanda será totalmente cumprida, bem como os prazos de entregas acordados. Nesse caso, você pode monitorar um indicador de nível de serviço, cuja finalidade é contribuir para a análise do desempenho de cada parceiro.

5. Utilize uma ferramenta de gestão de estoque

Com o avanço da tecnologia, ferramentas podem ser encontradas no mercado para ajudar no controle sobre o estoque do negócio. Um exemplo é um ERP para esse tipo de atividade, que atualiza os dados de forma automática quando uma venda é feita. Entre as principais vantagens, estão: agilidade dos processos, minimização dos custos, precisão nas informações, integração com os demais setores da empresa etc.

Agora que você já sabe o que pode ser feito para realizar uma gestão de estoque sazonal, é importante observar alguns pontos ao escolher a melhor ferramenta para a sua empresa, como a facilidade de manuseio, a interatividade da plataforma, o suporte oferecido pelo fornecedor, o armazenamento em nuvem e outros mais.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite a sua visita ao blog para baixar o material “Solução de ERP em nuvem: quais são os benefícios?” e receber informações bastante úteis para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.