fbpx

Pagar com QR Code: 10 maiores vantagens para a sua empresa

Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas foram criadas para simplificar o dia a dia dos empreendedores e dos seus clientes, entre elas está a possibilidade de pagar com QR Code, que é um código de barras bidimensional 2D. Entre as principais diferenças entre ele e o código de barras é que o QR Code utiliza somente a dimensão horizontal, enquanto o código de barras usa tanto a vertical quanto a horizontal.

O QR Code é lido por de qualquer dispositivo móvel, sendo necessário apenas uma câmera, um programa para realizar a leitura do código e conexão com a internet. É preciso apontar a câmera para o código, que pode ser impresso ou virtual, para fazer uma leitura rápida do conteúdo, seja para acessar um link, conferir uma promoção ou realizar um pagamento. Confira, nesse conteúdo, quais as vantagens de pagar com QR Code.

1. Segurança

A primeira vantagem é que o QR Code costuma ser mais seguro do que outros meios de pagamento, como cartão de crédito e dinheiro em espécie. Isso porque ele conta com um sistema de criptografia que impossibilita que os dados sejam roubados.

Outro ponto importante é que as atualizações do código são feitas com frequência, o que gera mais segurança nas operações financeiras. Ou seja, não é necessário ter medo de ter os dados bancários e pessoais roubados ou acessados por pessoas não autorizadas, já que o QR Code é muito seguro.

2. Implementação simples

O QR Code é fácil de implementar, levando em conta que é preciso apenas que o estabelecimento conte com um smartphone ou um aplicativo gerador de códigos instalado. Desse jeito, qualquer empreendedor, empresa ou vendedor pode usar esse recursos sem dificuldades.

3. Praticidade

Outro benefício de usar o QR Code é a praticidade que ele proporciona. Ao contar com uma carteira digital que faz pagamento por QR Code, o cliente não precisa utilizar cartões de crédito ou dinheiro em espécie. Afinal, só é preciso abrir o aplicativo e selecionar a opção de pagar. O valor é confirmado e o processo finalizado de forma prática e simples.

4. Agilidade no atendimento

O QR Code proporciona uma otimização significativa no atendimento, o que permite que mais clientes sejam atendidos em um determinado intervalo de tempo. Isso porque pagar com QR Code levar poucos segundos.

5. Recebimento rápido do valor

É importante para os empreendedores que eles possam contar com o dinheiro das vendas de forma mais rápida, mas isso não é possível com alguns meios de pagamento (como o cartão) que levam alguns dias para liberar o valor. Por meio do QR Code, o dinheiro é enviado direto para a conta e pode ser acessado imediatamente.

6. Menores gastos com equipamentos

Pagar com QR Code também ocasiona economia financeira, já que não é preciso contar com equipamentos específicos para o seu uso, como scanners para leitura de códigos de barras ou maquininhas de cartões.

7. Economia com taxas de administração

Outra gasto que é reduzido é a taxa de administração cobrada em cada venda realizada. Por se tratar de uma tecnologia mais simples e automatizada, os custos com a execução desse processo são mais baixos, já que os valores cobrados pelos gerenciadores costumam não ser tão altos.

8. Integração

Nos dias de hoje, as chamadas carteiras digitais possibilitam que o cliente tenha todos os seus dados e documentos armazenados em um único local, o que permite realizar pagamentos, transferência e demais serviços. Com isso, fica mais fácil ter uma rotina mais ágil e simples, tanto para quem paga para quanto para quem recebe.

9. Captação e fidelização de clientes

Qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação, tem o objetivo de atrair mais consumidores e, assim, aumentar as vendas e conquistar maiores lucros. Ao oferecer o QR Code como opção de pagamento, a loja virtual ou física pode assegurar uma maior atratividade do público, uma vez que a facilidade de pagamento é um aspecto determinante para que muitas pessoas tenham preferência em comprar no seu estabelecimento e não no concorrente.

10. Pagamento em qualquer localidade

Um fato importante é que não são apenas as grandes empresas que podem usar o QR Code como meio de pagamento: esse é um recurso viável para qualquer empreendedor, inclusive para quem realiza suas vendas em locais abertos, como os vendedores ambulantes. Isso porque a solução pode ser utilizada em um smartphone em qualquer lugar, sem que isso influencie no recebimento dos valores de suas vendas.

Quando é interessante optar pelo QR Code e como implementá-lo na empresa?

Para entender se vale a pena utilizar o QR Code como opção de pagamento na sua empresa, é preciso levar em conta as vantagens apresentadas e o dia a dia no negócio. Você precisa levar em conta os objetivos da escolha e verificar se o recurso está realmente alinhado com as estratégias da organização, afinal, ele precisa gerar a fidelização dos clientes, reduzir a insegurança e eliminar os prejuízos.

Implementar a ferramenta em seu estabelecimento é bem simples: basta utilizar um programa gerador de códigos. Depois disso, escolha a finalidade do QR Code, ou seja, qual conteúdo vai aparecer para o usuário depois da leitura. Então, basta inserir as informações dentro do código para que possa entrar em contato com o usuário.

Agora que você entende um pouco mais sobre as vantagens de pagar com o QR Code, sabe como funciona esse recurso e conhece as ações que devem ser colocadas em prática para implementá-lo, talvez seja o momento de você rever a importância de ofertar meios de pagamentos variados para os seus clientes e, dessa forma, garantir um processo de vendas ainda melhor. Isso é crucial para aumentar os lucros e levar o seu negócio ao sucesso esperado.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite sua visita no blog para conhecer os melhores meios de pagamento online!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.