fbpx

Aprenda a não errar ao realizar um inventário de estoque no seu negócio

Para que uma empresa consiga garantir a satisfação dos seus clientes e aumentar seus lucros, é fundamental manter um bom inventário de estoque, tendo em vista de se tratar do processo onde é feita a listagem completa de todos os itens armazenados, o que permite a identificação, a classificação e a determinação do valor de cada produto.

Assim, fica mais fácil identificar se o negócio conta com a quantidade mínima de mercadorias, capaz de atender às demandas dos clientes e evitar faltas que podem levar o público a comprar com a concorrência, por exemplo, ou impedir excessos que possam causar perdas, extravios e demais prejuízos. Quer aprender a evitar erros ao fazer o inventário de estoque da sua empresa? Então continue a sua leitura!

Quais são os tipos de inventário de estoque existentes?

Além de entender o que é e para que serve, é necessário que você conheça os principais tipos de inventário de estoque existentes.

Inventário rotativo

Trata-se do modelo em que a contagem dos itens ocorre em períodos pré-determinados. Isso significa que, ao fazê-lo, é preciso que o gestor realize um planejamento e defina uma frequência para realizar o levantamento dos produtos, que pode ser diária, semanal ou mensal.

Inventário cíclico

Da mesma forma que o inventário rotativo, esse também acontece em períodos preestabelecidos. Mas a sua finalidade é diferente, já que a contagem dos itens é feita de uma maneira mais complexa. Assim, pode ser realizado várias vezes em um mesmo dia.

Por exemplo, se o negócio tem uma movimentação muito grande de produtos, o inventário pode ser executado durante a manhã, à tarde e antes do fim do expediente para averiguar se o volume estocado de mercadorias permanece certo.

Inventário parcial

Nesse caso, a contagem não é feita em todo o estoque. Ou seja, o gestor somente realiza o levantamento de determinados itens. Normalmente, ele é implementado por grandes empresas, que têm um estoque mais volumoso e mais variado de produtos.

Inventário periódico

É um processo que não acontece em um período pré-determinado. Geralmente, ele é feito pela organização no final de um planejamento contábil, por exemplo, no último dia do mês. É muito usado por empresas que mantêm quantidades mínimas de itens no estoque.

Inventário geral

É um modelo mais simples, onde todos os itens que compõem a estrutura do negócio são avaliados, como bens móveis, imóveis, materiais do almoxarifado, ferramentas, equipamentos etc. Trata-se de um tipo de inventário interessante pelo fato de permitir que a empresa tenha uma visão mais abrangente dos itens que fazem parte do seu patrimônio.

Inventário anual

É feito apenas uma vez ao ano com o objetivo de levantar todos os bens que a companhia tem no estoque ao final do exercício. Costuma ser um levantamento mais demorado devido ao volume de informações a serem detalhadas.

É preciso informar as características de cada um dos itens, quantidades, valores, validade, lotes e demais dados. Além disso, é necessário conferir se os resultados colhidos estão de acordo com o inventário contábil.

Quais são os reais motivos para se realizar um inventário de estoque?

O inventário de estoque pode proporcionar uma série de benefícios, por exemplo:

  • redução de desperdícios e perdas;
  • melhoria na gestão de estoque;
  • compras mais assertivas;
  • minimização dos custos;
  • organização do estoque;
  • melhoria no atendimento ao cliente;
  • definição de melhores ações para produtos, entre outros.

Como realizar um inventário de estoque eficiente?

Existem algumas dicas que você pode colocar em prática para realizar um bom inventário de estoque. Veja as principais!

Defina o melhor horário para começar

O ideal é que o inventário não seja feito em horários de grande movimento ou circulação de produtos, já que isso pode influenciar na precisão da contagem. Sendo assim, escolha um dia e horário determinado para que essa atividade seja realizada. Nesse caso, tente identificar o período mais tranquilo para que seja possível se concentrar em cada detalhe do inventário.

Categorize os produtos

Para simplificar o processo, é importante que os produtos sejam categorizados, tendo em vista que essa prática torna mais prática não somente a contagem, mas a identificação de informações relevantes. Uma opção é categorizar os itens conforme as finalidades dos produtos ou suas características mais significativas.

Desenvolva uma metodologia de contagem

É importante definir um método de contagem. Dessa forma, mesmo que ela seja realizada por colaboradores diferentes, o padrão será sempre respeitado. Além disso, é fundamental que seja desenvolvido e adequado às necessidades do estoque.

O indicado é que todos os produtos sejam contados, um a um, para evitar erros e inconsistências de valores. Apesar de ser mais trabalhoso, essa fase é importante para assegurar que os valores sejam totalmente corretos.

Escolha a periodicidade

É preciso estipular de quanto em quanto tempo a empresa vai fazer a contagem de itens no estoque. O intuito é melhorar a confiabilidade dos dados, elevar a segurança do estoque e impedir declarações com erros para os órgãos fiscalizadores.

Realize a recontagem

Trabalhar com a recontagem vai assegurar que as informações estejam sempre de acordo com as movimentações. Em alguns casos, é feita a contagem manual do estoque alinhada a uma eletrônica. Assim, os itens são contados e, em seguida, um leitor de códigos de barras ou outro tipo de solução deve ser usado para contrastar os dados colhidos.

Apesar de gastar um pouco mais de tempo, ela é importante pelo fato de reduzir de forma considerável a incidência de falhas no processo.

Agora que você já sabe a importância do inventário de estoque e como realizá-lo da melhor forma, um sistema ERP pode ser um grande aliado nesse momento. Isso porque um controle informatizado vai evitar contribuir para a redução do tempo na contagem, bem como para a eliminação de erros gerados por processos manuais.

O sistema WM10 é uma ótima opção de mercado para quem busca gerenciar a empresa com controle total, agregar facilidade nas operações realizadas, bem como obter informações precisas e detalhadas para definir estratégias efetivas para alcançar melhores resultados.

Quer conhecer melhor as nossas soluções e como elas podem contribuir para o sucesso do seu negócio? Então entre em contato agora mesmo e fale com um especialista!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.