fbpx

Entenda o que é compensação bancária e quanto tempo demora!

A compensação bancária é um procedimento muito comum para quem tem um negócio, já que é um prazo usado pelas instituições bancárias para que possam conferir as informações e valores destinados para pagamentos ou transferências e, assim, disponibilizar para quem deve recebê-los.

Por ser um ponto que influencia diretamente na gestão financeira da empresa, elaboramos este conteúdo para explicar melhor o que é essa operação, como funciona, quais são os principais tipos e prazos e demais informações sobre o assunto. Confira!

O que é a compensação bancária?

Como já foi dito, a compensação bancária se refere ao tempo que a instituição bancária leva para compensar os montantes pagos em uma transação, que pode ser feita por boleto, cartão de crédito, débito, transferência, PIX, entre outros.

Por exemplo: quando o cliente paga um boleto bancário em uma compra no seu e-commerce, o estabelecimento não recebe imediatamente a quantia, já que é necessário aguardar o banco conferir os dados e dar baixa. O mesmo acontece com o pagamento por cartão, já que também é preciso esperar o tempo de processamento do pagamento.

Assim, de acordo com o padrão adotado no Brasil, o período pode ser de até três dias úteis quando falamos de boleto bancário. Esse é o tempo necessário para que o pagamento seja confirmado e as instituições bancárias consigam garantir maior segurança e minimizar os riscos de fraudes.

Como a compensação bancária é feita?

É importante deixar claro que toda compensação bancária passar por um processo de análise pelo banco antes de ser confirmada. Desse modo, é a instituição bancária que determina o prazo de compensação para ter o tempo hábil de conferir as informações e confirmar o pagamento.

Esse período é necessário para que o documento registrado possa ser averiguado, assim como os dados do pagador e do devedor. Depois disso é realizado o repasse do valor do cliente para a empresa.

Esse tempo depende do tipo de transação financeira realizada: o boleto bancário pode ser um pouco mais demorado, enquanto o PIX é instantâneo. Caso seja identificada alguma falha ou suspeita de fraude, o banco cancela a operação e a quantia é estornada à conta de origem.

Como funcionam as compensações bancárias conforme o tipo de pagamento?

O prazo da compensação bancária vai depender da forma como o pagamento foi realizado. De forma geral, as instituições bancárias trabalham com prazos máximos para cada operação, contudo, na maioria dos casos o pagamento acaba sendo confirmado um pouco antes. A seguir, conheça melhor a respeito dos prazos.

Boleto bancário

No caso do boleto bancário, a compensação acontecer em até 72 horas úteis, que começam a contar a partir do dia seguinte ao pagamento.

Transferência Eletrônica Disponível (TED)

A TED é um meio de pagamento que leva somente alguns minutos para ser compensada quando é realizada dentro do horário comercial. No entanto, se feita depois desse período, o pagamento cairá no dia útil seguinte. É preciso deixar claro que cada banco tem o seu horário próprio, então o ideal é levar em conta esses horários ao fazer esse tipo de operação.

Documento de Ordem de Crédito (DOC)

O DOC leva de um a dois dias úteis, dependendo da hora que a transação é realizada. Nesse caso também é preciso estar atento aos horários de funcionamento de cada agência bancária.

Depósito em dinheiro no caixa eletrônico

Os depósitos feitos no caixa eletrônico podem ser compensados em até um dia útil e isso também vai depender do horário em que a transação foi realizada. No caso em que o depósito é executado até as 16 horas, que costuma ser o horário de fechamento dos bancos, o dinheiro vai cair na conta do favorecido no mesmo dia. Mas, se feito após as 16 horas, a compensação será realizada no próximo dia útil.

Cartão de crédito ou débito

A compensação bancária dos cartões de crédito ou débito é praticamente imediata, mas em algumas situações esse tempo pode levar 24 horas, o que vai depender do sistema de operação e da bandeira do cartão.

PIX

Em relação ao PIX, a compensação acontece de forma imediata, já que é uma modalidade de pagamento instantâneo.

Por que é importante acompanhar a compensação bancária de perto?

Acompanhar o processo de compensação bancária é uma etapa relevante para a aplicação de uma gestão financeira e de cobrança para qualquer negócio, independentemente de ser loja virtual ou loja física.

Isso porque é necessário entender quando o pagamento será confirmado para enviar a mercadoria, liberar o acesso do cliente à solução adquirida ou prestar o serviço. Na hora de realizar a confirmação, também é preciso inserir as quantias no montante a receber para desenvolver um bom controle financeiro, além de cumprir as responsabilidades que fazem parte do dia a dia de um empreendedor, como emitir as notas fiscais. Ficar por dentro dos prazos de acordo com a modalidade de pagamento é uma etapa básica para o sucesso do gerenciamento.

Como saber qual é a melhor forma de cobrança para o seu negócio?

Para identificar qual a melhor forma de cobrança para a sua empresa, será preciso levar em conta o perfil do seu público-alvo. Contar com as forma de pagamento que liberam o valor na hora é uma opção bastante interessante para o negócio, como PIX e cartão de crédito ou débito, que permitem essa liberação instantânea nos casos em que suspeitas de fraude ou irregularidades não sejam identificadas.

No entanto, em muitos casos, é necessário disponibilizar alternativas, como boleto bancário ou transferência, com o intuito de alcançar todos os tipos de cliente, além de proporcionar praticidade e conveniência como forma de garantir que o consumidor realize a compra e atingir um diferencial competitivo.

Sendo assim, mesmo que você ofereça os meio mais modernos de pagamento, é importante criar um meio de gerenciar a compensação bancária quando os clientes optarem por pagar por meio de outras opções.

Agora que você já sabe o que é compensação bancária e como ela funciona nos principais meios de pagamento, o ideal é você contar com o auxílio da tecnologia para fazer uma gestão eficiente desses valores e, assim, evitar qualquer tipo de problema ou prejuízo.

Achou este conteúdo interessante? Então aproveite a sua visita ao blog para entender por que usar o PIX como meio de pagamento no e-commerce.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.