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Por que devo prestar um atendimento personalizado ao meu cliente?

Prestar um atendimento personalizado é uma das principais formas de se diferenciar dos concorrentes e ocupar um lugar de destaque no mercado, pois se trata de uma estratégia em que a empresa busca adaptar essa interação às demandas dos clientes. Ou seja, se propõe a oferecer serviços e soluções que realmente resolvam os problemas do público por meio de uma abordagem respeitosa, amigável e mais próxima.

Esse cuidado em atender às expectativas dos consumidores proporciona uma série de benefícios, desde que você siga as boas práticas recomendadas para esse fim. Pensando nisso, criamos este artigo para esclarecer os principais pontos sobre o assunto!

Quais são os benefícios do atendimento personalizado aos clientes?

A prática de personalizar o atendimento, como dissemos, pode gerar vários benefícios. Confira os mais importantes!

Ajuda na fidelização

O atendimento personalizado proporciona o aumento da fidelização dos clientes, já que provoca um sentimento de exclusividade, fazendo com que o público tenha uma visão muito boa da marca.

Isso vai aumentar as chances de essas pessoas voltarem a fazer negócios com o estabelecimento, mesmo que os produtos e serviços sejam mais caros que os praticados pela concorrência, pois elas terão ciência de que pagarão não apenas pelos itens, como também por uma experiência satisfatória.

Promove uma experiência diferenciada

Uma boa experiência de compra deixa os consumidores satisfeitos, fazendo com que eles tenham vontade de compartilhá-la com as pessoas mais próximas. Essa prática gera uma reação em cadeia, e quanto mais pessoas passam a conhecer a marca e têm um atendimento personalizado, maior o reconhecimento da empresa no ramo de atuação.

Aumenta a vantagem competitiva

O atendimento é um fator crucial para conquistar mais espaço no mercado e expandir o negócio. Quanto melhor for a experiência do público, mais as pessoas falarão bem da marca, aumentando de forma considerável sua vantagem competitiva.

Proporciona agilidade

Com o atendimento personalizado, o negócio se torna mais ágil em atender às necessidades dos consumidores, tendo facilidade para encontrar informações e chamados anteriores e disponibilizar soluções para os problemas apresentados. Isso também faz com que os clientes se sintam mais satisfeitos com o suporte oferecido pelo estabelecimento.

Melhora o relacionamento com o cliente

Outra vantagem bastante relevante é a melhoria do relacionamento com o cliente. Afinal, quando o cliente é tratado como foco principal da empresa, maiores são as possibilidades de ele gostar dos produtos e serviços oferecidos. No decorrer do tempo, isso se converte em fidelização e aumento da lucratividade do estabelecimento.

Simplifica a coleta de dados

Um dos melhores momentos para coletar os dados de clientes é durante o atendimento. Contar com vários canais de comunicação é uma boa medida para ajudar o negócio nessa atividade e elaborar com maior precisão o perfil de seus clientes. Dessa forma, pode propor as ações de marketing e vendas mais alinhadas.

Como colocar o atendimento personalizado em prática?

Existem ações que podem contribuir de forma efetiva para a implementação do atendimento personalizado na empresa. Veja algumas delas!

Conheça bem o público

Conhecer o público é essencial para que a empresa entenda com quem está falando. Sendo assim, é preciso identificar uma persona (que é um tipo de cliente ideal), entender quais são os seus gostos, a forma como se comunica, hábitos e demais aspectos. Fazer uma boa pesquisa pode ajudar nesse processo.

Além disso, o ideal é aplicar uma pesquisa de satisfação para compreender as medidas que estão dando certo, os pontos que devem ser aprimorados e o que as pessoas esperam do negócio.

Monte um banco de dados dos clientes

Elaborar um banco de dados com os principais dados a respeito dos consumidores vai tornar o trabalho dos colaboradores responsáveis pelo atendimento mais eficiente.

Nesse caso, você precisa registrar informações sobre compras, contatos, reclamações, solicitações, históricos de atendimentos já feitos, ticket médio, entre outros pontos. Tudo isso pode ser realizado por meio de uma ferramenta tecnológica específica para essa finalidade.

Crie uma relação mais próxima e sólida

Busque desenvolver um bom pós-venda para manter contato com o cliente. O intuito desse passo é evitar que ele se esqueça da empresa, além de mostrar o quanto ele é importante e valorizado. Entre outras ações nesse sentido, você pode:

  • estar presente nas redes sociais e publicar informações úteis para os usuários;
  • realizar enquetes;
  • enviar e-mails para saber o que o cliente achou de sua experiência com a marca e dos produtos adquiridos;
  • chamar para participar de sorteios e promoções;
  • enviar mensagens no aniversário.

Priorize uma interação humanizada

O atendimento humanizado é caracterizado pela empatia no tratamento dado ao cliente. Apesar de a tecnologia estar cada vez mais presente em todos os setores das empresas, é importante ter em mente que o público precisa dessa interação humana para se sentir acolhido e ver que a marca se importa em solucionar o seu problema.

Além de ter a resolução da demanda como ponto principal, é preciso deixar o atendimento robotizado de lado e manter uma comunicação atenciosa, respeitosa e próxima.

Invista no treinamento da equipe

Uma equipe preparada é indispensável em um atendimento personalizado. Então, é essencial que os responsáveis pela tarefa aprendam como realizar a função de forma adequada e com qualidade.

Para isso, podemos apontar o investimento em treinamentos, cursos, palestras e demais eventos que ajudem os atendentes a se prepararem para aplicar as técnicas de personalização em seus diálogos.

Aposte no atendimento em tempo real

É fato que nenhum cliente gosta de esperar por muito tempo. Por esse motivo, é necessário que a equipe esteja sempre disponível para responder às interações iniciadas. Nesse caso, é importante buscar reduzir o tempo de resposta em todos os canais disponibilizados, mas sem perder a qualidade do atendimento.

Agora você já sabe a importância de um atendimento personalizado e como aplicá-lo de forma eficaz na empresa. Além de seguir nossas dicas, conte com a tecnologia como parceira para automatizar os processos e possibilitar uma melhor conexão entre os canais de atendimento, simplificando o trabalho da equipe e a jornada do cliente.

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