fbpx

Veja como ter mais vantagem competitiva com um sistema ERP

Há muitos processos rotineiros em uma empresa que precisam ser feitos, mas acabam ocupando um tempo precioso dos colaboradores. Isso impede que eles usem melhor o seu tempo para pensar e executar estratégias de forma a obter melhores resultados. 

Nesse sentido, um ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado, pode ser uma excelente solução não apenas para melhorar a produtividade da equipe, mas também para gerar benefícios como um todo! 

Para você entender melhor sobre o assunto, a seguir, vamos mostrar de que forma seu negócio pode ter mais vantagem competitiva com um sistema de ERP. Continue a leitura para conferir!

Integração de todas as áreas 

A primeira vantagem competitiva de um sistema ERP que deve ser ressaltada é, com certeza, a possibilidade de integrar todas as áreas da empresa. 

Com ele, os setores comercial, financeiro, logístico, de marketing, entre outros, ficam integrados de forma que todos os departamentos sejam informados sobre dados importantes, o que facilita a comunicação. 

Possibilidade de padronização de processos 

O ERP possibilita também a padronização e a aceleração de uma série de processos, eliminando o controle manual e, por consequência, os erros que podem gerar o retrabalho.

Além disso, como tudo é automatizado, a empresa ganha tempo, permitindo que os funcionários se concentrem em outros tipos de tarefas — aquelas que podem ajudar a melhorar os resultados.

Powered by Rock Convert

Tudo isso ajuda também na adoção e na aplicação de melhores práticas, alinhando as ações de toda a organização. 

Gestão mais estratégica 

Com a possibilidade de acompanhar todos os departamentos da empresa, com informações acessíveis e sempre atualizadas, o gestor consegue ter uma visão mais aprimorada e, assim, tomar decisões mais precisas.

Um bom exemplo é que ele consegue avaliar melhor a necessidade de reposição de estoque, de acordo com a demanda de vendas. 

Redução de custos 

É claro que um sistema de ERP envolve valores, mas isso não deve ser visto como despesa e, sim, como investimento. Ele, inclusive, ajuda a diminuir de forma considerável os custos. 

Isso porque permite que várias outras ferramentas e sistemas utilizados antes de sua implementação sejam extintos. Sem contar que diminui o uso de insumos, como o papel, já que dispõe de recursos totalmente digitais, impactando positivamente também questões relacionadas à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente. 

Melhora da produtividade

É bem comum que a implementação do sistema gere um pouco de insatisfação nos colaboradores no início — assim como tende a ser toda mudança. Mas, depois de um período de adaptação e de uso, eles perceberão que sobrará mais tempo para planejar e executar tarefas mais estratégicas e que trazem melhores resultados, visto que muitos processos de rotina são automatizados. 

Enfim, como você pôde observar, um sistema de gestão ERP é capaz de oferecer a vantagem competitiva de que seu negócio precisa, abrangendo as diversas áreas e setores, eliminando as falhas de comunicação, além de diminuir erros e despesas. 

Gostou do nosso post e quer receber mais conteúdos sobre o assunto? Então, assine agora a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.