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Tecnologia e varejo: entenda os impactos e as mudanças no comportamento do consumidor

Há não muitos anos, o consumo tinha uma relação direta com locais físicos. Era necessário ir às lojas para escolher e comprar um produto. Hoje, temos tecnologia e varejo caminhando juntos, transformando as lógicas do mercado e ampliando as possibilidades de negócios para empreendedores.

No entanto, o comportamento dos consumidores também mudou, sendo influenciado pelas novas tecnologias e ferramentas. Neste texto, você vai ter uma visão panorâmica desse cenário, entendendo quais são os impactos da tecnologia no varejo e nas práticas do público. Continue a leitura e confira!

Qual é a relação entre tecnologia e varejo?

Quando pensamos em tecnologia e varejo, é automático que os e-commerces e marketplaces venham à nossa mente, não é mesmo? O comércio online é um setor em total ascensão. Apenas em 2019, houve um aumento de 18% na receita, em relação ao ano anterior.

No entanto, não são apenas os e-commerces que mostram a importância da tecnologia para o varejo. A automação dos processos é um dos pontos de mais impacto nesse mercado, tornando possível uma otimização sem precedentes nas tarefas.

Com a agilidade e a inteligência das ferramentas tecnológicas, lojistas conseguem gerenciar melhor os negócios, inclusive integrando a gestão de lojas físicas e virtuais para atender melhor e produzir melhores resultados.

O que mudou no comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor também sofreu interferências da união entre tecnologia e varejo. Quer entender como? Veja alguns aspectos que separamos.

Eles são mais exigentes nas compras

Uma das grandes mudanças no comportamento do público é a exigência, afinal, agora, a atenção dos consumidores se divide entre lojas físicas e virtuais.

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Com a tecnologia e mais canais de compra, eles buscam marcas que consigam unir alguns fatores, como custo-benefício, agilidade no serviço prestado e atendimento de qualidade.

Eles estão mais conectados

Por conta das diversas plataformas de comunicação e informação, os consumidores também vivem em uma rotina completamente conectada. As novas gerações, como os millennials e a geração Z, já são uma parte considerável do público e são totalmente engajados no ambiente online.

Com isso, é indispensável que as marcas consigam acompanhar esse padrão, se colocando de forma acessível nos diversos canais de comunicação disponíveis e integrando o universo virtual às lojas físicas. A comunicação omnichannel é essencial no quadro atual.

Eles buscam experiências diferenciadas

Por fim, a tecnologia no varejo deixou os consumidores mais desejosos de experiências diferenciadas. Como falamos, agora, eles têm mais opções de compra, por isso, é necessário que as empresas ofereçam “algo a mais”.

O público quer participar ativamente do processo de consumo e criar um relacionamento com as marcas. Cabe aos negócios atender esse desejo e proporcionar experiências satisfatórias.

Podemos dizer que é impossível, no cenário atual, separar tecnologia e varejo. Estamos vivendo o varejo 4.0 e a transformação digital é o que norteia todos os processos. Esperamos que você tenha percebido que esse momento é de oportunidade para o lojista e de criar novas estratégias para alcançar o público.

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