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Persona

Persona: por que é importante ter uma ou mais na sua empresa?

Conhecer o perfil do cliente ideal para o produto que você oferece faz com que sua empresa saiba com mais precisão quem é o seu consumidor e qual o momento certo de compra, aumentando assim as taxas de conversão e venda.

Esse conceito é amplamente usado em estratégias de marketing digital, principalmente o Imbound Marketing (ou Marketing de Atração) que utiliza as personas como base para a produção de conteúdos, seja em blogs, e-mail marketing ou nas redes sociais.

Mas, primeiramente, vamos compreender o conceito de persona e qual a sua diferença em relação ao público-alvo para, depois, seguir um passo a passo de como elaborar uma persona para a sua empresa. Confira!

O que é persona?

Persona nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal criada a partir de
dados comportamentais e demográficos dos clientes da empresa. O perfil da persona deve conter suas principais características como nome, idade, profissão, local de trabalho, dados pessoais, estilo de vida e suas histórias de motivações, dores e desafios.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil aos gestores e, principalmente, aos departamentos de marketing e vendas, investirem em estratégias com o intuito de atrair os clientes certos para cada tipo de negócio.

Uma boa maneira de elaborar a sua persona é pesquisar os dados na sua base de clientes. Por mais que os compradores da sua loja sejam distintos, é sempre possível identificar um ou mais perfis que possam representar o seu cliente ideal. Ou, você pode tentar identificar características em comum das suas últimas vendas, ou seja, o que motivou seus clientes mais recentes a realizarem uma compra.

Persona X Público-alvo: qual a diferença?

Por mais que os termos possuem pontos de convergência, elas não podem ser consideradas sinônimos. Isso porque público-alvo indica o grupo de consumidores que se interessam pelo seu produto, já a persona descreve como seria o seu cliente ideal.

Portanto, por mais sutil que seja, é importante reconhecer as marcas que caracterizam essa diferença. Vamos ver na prática:

Público-alvo

Homens e mulheres entre 20 e 40 anos, com formação superior e renda média de R$ 2.500,00. Procuram praticidade no dia a dia e a possibilidade de fazer suas compras sem sair de casa.

Persona

Carla, 27 anos, é solteira e formada em Administração. Trabalha em tempo integral no setor de compras em uma empresa de médio porte e leva cerca de uma hora no trânsito para ir e voltar do trabalho. Carla tem uma festa de aniversário no próximo mês e não quer perder tempo no shopping para escolher um presente, então pesquisa na internet as melhores opções para efetuar a compra.

Com os exemplos acima, fica mais fácil distinguir os dois conceitos. Embora ainda haja muita confusão, quanto mais a empresa buscar segmentar o seu público e aprofundar as informações para traçar sua persona, melhor será a sua chance de sucesso em suas campanhas.

Como elaborar uma persona?

Há diversas formas de planejar uma pesquisa para colher os dados necessários para elaborar uma persona. O lojista, por exemplo, pode incentivar os próprios vendedores a realizarem a pesquisa durante o atendimento, ou pedir para que o cliente responda um questionário ou enquete que pode ser realizada na própria loja, por e-mail ou online, nos canais de comunicação da empresa.

O importante é fundamentar a criação da persona em dados reais, pois assim é mais provável colher os resultados. Sendo assim, não é recomendado basear a persona em “achismos” e, sempre que houver necessidade, avaliar e ajustar a persona para que o perfil acompanhe as mudanças de comportamento do seus clientes.

Quais são as informações para compor uma persona?

Veja a seguir as principais informações para dar um pontapé na elaboração de uma persona:

  • Nome;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Formação educacional;
  • Cargo;
  • Experiência profissional;
  • Objetivo (pessoal e profissional);
  • Sonhos;
  • Preocupações;
  • Desafios;
  • Aspirações;
  • Histórico de vida;
  • Objeções;
  • Valores.

Agora que você entendeu a importância de criar uma persona para que sua loja possa gerar campanhas mais assertivas e colher finalmente os resultados esperados, então não perca tempo e inicie já sua pesquisa para elaborar o perfil do cliente ideal para o seu negócio.

Vale ressaltar que a escolha das opções deve estar de acordo com o que a empresa considera ser relevante.

E se você achou pertinente essas informações, compartilhe conosco as suas experiências com a criação de personas e, principalmente, os resultados obtidos com essa estratégia.

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