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Social selling: o passo a passo completo para vender pelas redes sociais

Você sabe o que é o social selling? Em uma análise inicial, pode parecer um termo técnico, especialmente para os empreendedores que não têm tanta familiaridade com os termos do universo do marketing. No entanto, o entendimento desse conceito é fundamental, pois ele vai ajudar a aumentar o número de vendas no seu negócio.

Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o tema. Por esse motivo, neste post, explicaremos o que é o social selling, abordaremos sobre a sua importância e também vamos fornecer dicas que ajudarão a sua empresa a aplicar essa prática da melhor forma possível. Continue com a gente.

O que é o social selling?

O social selling faz referência ao processo no qual as empresas fazem a prospecção de clientes em potencial e se relacionam com eles por meio das redes sociais para gerar mais vendas.

Nessa prática, as pessoas responsáveis pelo time de vendas buscam os clientes que apresentam o perfil de consumidor da empresa e, na sequência, buscam se aproximar dele com o objetivo de ganhar a confiança e gerar novos negócios.

Os vendedores podem curtir postagens, interagir em diferentes grupos ou mesmo disponibilizar conteúdos valiosos com o intuito de desenvolver a credibilidade e sem pressa em fechar vendas, pois as estratégias são focadas em ganho de confiança a longo prazo.

Qual a importância dessa prática?

Os profissionais de vendas que sabem fazer a abordagem e construir relacionamentos duradouros nas redes sociais conseguem otimizar os resultados de vendas. Desse modo, podemos dizer que o social selling é fundamental para o crescimento dos negócios e essa questão se deve a diferentes razões.

O primeiro aspecto positivo proporcionado pelo social selling é que essa prática ajuda as empresas a melhorarem o relacionamento com o consumidor. Isso acontece devido às ações planejadas nas redes sociais, pois elas contribuem para melhorar o engajamento. Desse modo, aumentam-se as chances de sua organização melhorar os resultados de vendas.

Como consequência disso, as organizações que aplicam o social selling diminuem o ciclo de vendas, ou seja, a venda é fechada em um prazo menor. Isso acontece pelo fato de a sua empresa já ter credibilidade no mercado, ou seja, as pessoas já terão confiança no seu negócio.

Quando essa questão acontece, há a diminuição do custo para a aquisição de novos clientes. Além disso, as empresas devem conseguir reter mais consumidores. Todas essas questões, somadas, contribuem para o aumento do número de vendas e da lucratividade dos negócios.

Como aplicar o social selling no seu negócio?

Destacamos antes sobre a importância do social selling. Porém, para obter melhores resultados com essa prática, é muito importante saber como aplicá-la. A boa notícia é que existem ótimas estratégias que poderão ajudar nessa questão. 

Entre elas estão o conhecimento das características do público, o desenvolvimento de conteúdos alinhados à persona, a definição das redes sociais para estar presente e o desenvolvimento de um relacionamento sólido com os seguidores. Abordaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Conhecimento do público

Sem dúvida, o primeiro passo para se dar bem nas estratégias de social selling é o conhecimento das características do público. Nesse momento é muito importante dar atenção aos interesses, dores, necessidades, faixa etária, escolaridade, entre outras características relevantes.

Ao ter o conhecimento em relação às características do público, torna-se possível desenvolver produtos que atendam às necessidades das pessoas. Além disso, a sua empresa será capaz de se comunicar de forma alinhada com os interesses dos consumidores.

Com isso, mais pessoas tendem a se identificar com a sua empresa e poderão indicá-la aos amigos, o que contribui para aumentar a base de consumidores no seu negócio.

Desenvolver conteúdos alinhados à persona da empresa

Outro passo importante para o sucesso das práticas de social selling é o desenvolvimento de conteúdos que sejam alinhados à persona da sua empresa.

Quando isso acontece, o seu negócio vai produzir conteúdos que realmente geram valor para o seu público, pois esclarecem dúvidas importantes que as pessoas possam ter.

Essa questão contribui para a sua empresa ganhar mais credibilidade no meio virtual, o que favorece o aumento do número de vendas e a ampliação da base de consumidores.

Definir as redes sociais para estar presente 

Existem diversas redes sociais e nem sempre é possível estar presente em todas as páginas. Por isso, é fundamental definir com antecedência em quais redes sociais a sua empresa vai marcar presença.

Agora você deve estar se perguntando: como faço para saber em quais redes sociais a minha empresa deve estar presente? Não há uma resposta exata sobre quais são as melhores páginas. Isso porque a definição das melhores redes sociais para a sua empresa dependem das características do público do seu negócio e do seu próprio empreendimento.

Em alguns casos pode ser melhor, por exemplo, focar os esforços no Instagram. Essa rede é bastante benéfica para as empresas que precisam explorar conteúdos visuais, como fotos, infográficos etc. Por outro lado, caso o seu negócio seja B2B (Business Two Business), o LinkedIn é uma ótima ideia.

Desenvolver um relacionamento com os seguidores 

Também é muito importante aproveitar as redes sociais para desenvolver bons relacionamentos com os seguidores, pois eles podem ser os futuros clientes da sua empresa ou mesmo indicar o seu negócio aos amigos. Nesse contexto, é muito importante transmitir uma imagem positiva, pois isso contribui para o seu negócio a conquistar mais autoridade no mercado e vender mais.

Como é possível perceber, o social selling é um conceito fundamental para impulsionar o número de vendas dos negócios. Isso porque as empresas serão capazes de desenvolver estratégias eficazes nas redes sociais e, assim, melhorar o relacionamento com o consumidor. Portanto, ao considerar os benefícios proporcionados, vale muito a pena implementar essa prática na sua organização.

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