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3 boas práticas de como melhorar o relacionamento com o cliente

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, e com o aumento da concorrência, ele busca outros benefícios na hora de fazer uma compra, além do preço. Dessa forma, é imprescindível oferecer a melhor experiência ao cliente para que ele fique satisfeito, seja fidelizado e, por consequência, você obtenha mais lucro.

Para ajudar nessa missão, listamos três dicas práticas de como melhorar o relacionamento com o cliente e trazemos sugestões de recursos tecnológicos que a sua empresa pode adotar com esse objetivo. Continue a leitura e confira!

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Veja quais são as principais medidas para construir relacionamentos mais fortes e duradouros com os consumidores.

1. Conheça o seu público como ninguém

Temos aqui um dos pilares nesse processo, pois é a chance de entender as necessidades, os objetivos, os desejos e as expectativas do consumidor para adequar o atendimento de acordo com o perfil do seu público.

Para isso, você pode realizar pesquisas de satisfação e contar com ferramentas como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management), que podem fornecer dados e informações relevantes dos seus clientes.

2. Ofereça um atendimento empático

O atendimento humanizado está em evidência, principalmente pelo avanço da tecnologia, que muitas vezes deixa o contato com o cliente automatizado e até mesmo frio.

Nesse sentido, é importante treinar sua equipe para oferecer um atendimento mais empático, tratando o cliente como ele realmente gostaria de ser tratado. Uma boa maneira de fazer isso é se colocando no lugar dele e avaliando suas necessidades.

3. Resolva os problemas com agilidade

Uma das grandes reclamações dos consumidores é em relação à falta de agilidade na resolução de problemas. Para que isso não aconteça, é fundamental:

  • preparar a equipe para lidar com diferentes tipos de problemas e clientes;
  • ouvir atentamente o problema do cliente para encontrar a solução ideal;
  • ter autocontrole para explicar a situação com calma;
  • buscar outras soluções, caso necessário;
  • oferecer vantagens, como brindes e descontos na próxima compra.

Quais soluções tecnológicas podem ser úteis?

Para prestar um atendimento de excelência ao cliente, é importante contar com tecnologias para facilitar o processo e torná-lo mais eficiente. Veja algumas alternativas:

  • CRM: com as informações registradas no sistema, é possível conhecer melhor o cliente de forma a otimizar e personalizar o atendimento;
  • ERP: para coletar, organizar e analisar os dados dos seus clientes, é interessante contar com um sistema que permita o trabalho com um grande volume de dados e informações, fornecendo relatórios;
  • Chat: ofereça diversas formas de atendimento para que o cliente escolha aquela que mais lhe agrada. Um dos canais que está em alta é o chat, que pode ser agilizado com a tecnologia de chatbot para responder dúvidas frequentes.

Agora você sabe como melhorar o relacionamento com o cliente moderno, que cada vez mais deseja um atendimento fácil, intuitivo e ágil. Portanto, leve em conta as boas práticas apresentadas para garantir a plena satisfação dele e fidelizá-lo.

Falando nisso, aproveite para aprender também como aumentar a taxa de retenção de clientes em seu negócio.

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