fbpx

Como analisar o risco de inadimplência de um cliente? Entenda

Um dos meios de pagamento que as empresas oferecem para atender a uma fatia do público é a compra a prazo. Porém, essa prática também traz alguns desafios. Um deles é o maior risco de inadimplência, principalmente em períodos de crise, que geram o aumento do desemprego e outros fatores que influenciam diretamente a capacidade de as pessoas honrarem seus compromissos financeiros.

Sendo assim, reunimos neste conteúdo as principais formas de mensurar o risco de inadimplência de um cliente e como agir para evitá-la. Confira!

Como analisar o risco de inadimplência de um cliente?

A seguir, veja dicas que ajudarão você nesse processo.

Analise os riscos das negociações

É fundamental fazer uma análise dos riscos que envolvem a negociação com cada um dos clientes. Nesse caso, é preciso averiguar as características de cada contrato, o volume de produtos vendidos, o prazo de pagamento, bem como as condições que o indivíduo tem para arcar com a dívida.

Também é necessário entender que a inadimplência está ligada não apenas à falta de pagamento. Pode ter a ver também com histórico financeiro, reputação, entre outros fatores. Com essa prática, é possível negociar com mais segurança e identificar antecipadamente as causas de uma eventual falta de pagamento.

Verifique o histórico do cliente

O histórico do cliente é uma excelente ferramenta para apresentar os motivos que levaram à inadimplência. Para isso, é preciso começar por uma pesquisa no mercado, com o intuito de colher o máximo de informações relativas às atividades e à situação financeira do cliente.

Existem várias alternativas, como consultar banco de dados da Receita Federal, verificar nos órgãos públicos, acessar o CNPJ (se houver), entre outros registros de instituições financeiras e empresas.

Capacite a equipe

A equipe responsável pela análise de riscos precisa estar preparada não apenas para fazer a avaliação de crédito, mas para projetar intercorrências e compatibilizar as finanças da empresa com as negociações que pretende fazer.

Por exemplo, se o cliente compra um valor muito alto ou se solicita um prazo muito extenso para pagamento, os colaboradores devem ser capazes de realizar a leitura dos riscos inerentes a essa transação.

Como diminuir o risco de inadimplência na empresa?

Algumas práticas podem contribuir bastante para a redução do risco de inadimplência na sua empresa. Veja as principais!

Gerencie os atrasos

É essencial fazer uma administração diária dos atrasos. Nesse caso, é recomendado que os funcionários registrem todos os dados do cliente devedor, como o montante da dívida e o período de atraso. Isso pode ser feito por meio de ferramentas tecnológicas, como um software específico capaz de automatizar os processos e reduzir falhas.

Elabore uma política de cobrança

A política de cobrança é um plano que direciona todas as ações a serem tomadas se o cliente deixar de pagar sua dívida. Por exemplo, entrar em contato para entender o motivo do atraso, definir um lembrete que sinalize o vencimento do débito etc. Além disso, pode contar com medidas mais rígidas, como ajuizar as ações judiciais cabíveis.

Disponha-se a negociar

Para resgatar o débito sem perder o bom relacionamento com o cliente, uma ótima dica é a empresa estar aberta a negociações. Caso a pessoa apresente um histórico de boa pagadora, é possível propor um desconto ou um maior número de parcelas se ela pagar o valor em atraso.

Automatize os processos

Um sistema integrado que automatiza os processos ajuda muito no combate à inadimplência, pois conta com várias funcionalidades relevantes, como o envio de alertas de vencimento. A solução também pode avisar ao cliente conforme a situação vai se agravando, o que provoca um senso de urgência por parte do inadimplente.

Agora que você já sabe como realizar uma análise de risco de inadimplência eficiente e como diminuir as chances de esse problema afetar a sua empresa, coloque as dicas em prática e garanta a saúde financeira do negócio.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter para receber informações sobre outros assuntos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.