fbpx

O que são e quais os principais indicadores financeiros? Descubra

Para um crescimento empresarial saudável, é muito importante que você tome decisões com base em dados precisos e confiáveis sobre a situação real do negócio e de como ele vem se comportando no decorrer do tempo, bem como suas reações perante as variações do mercado. E um dos principais recursos nesse sentido são os indicadores financeiros.

Isso porque eles consistem em métricas calculadas por meio de dados adquiridos nos demonstrativos de resultados do empreendimento e que traduzem a realidade financeira. A partir daí, são transformados em informações que a gestão usa para criar estratégias eficazes de expansão de mercado.

Quer conhecer os principais indicadores financeiros, além de saber como calculá-los e interpretá-los? Então, continue a sua leitura!

Liquidez corrente

Apresenta a capacidade da empresa de quitar suas dívidas em um período determinado. Uma liquidez alta pode mostrar que o negócio é seguro e que tem potencial para honrar seus compromissos com os fornecedores. Para realizar o seu cálculo, a fórmula usada é:

Liquidez corrente = ativos circulantes / passivos circulantes

Essas dados podem ser obtidos a partir do balanço patrimonial, e é indicado utilizar o relatório mais recente.

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento (ROI) é usado para verificar se os investimentos realizados pela empresa estão valendo a pena. Nesse caso, o cálculo aplicado é o seguinte:

ROI = [(ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial] x 100

Um número alto quer dizer que o investimento realizado está trazendo bons resultados para o negócio e pode até ser aumentado. Já quando o ROI é baixo, significa que o investimento deve ser reavaliado ou eliminado.

Rentabilidade sobre o patrimônio líquido

O Return On Equity (ROE) é um dos indicadores financeiros mais importantes, tendo em vista sua função de mensurar a rentabilidade sobre o patrimônio líquido da empresa, representado pelo capital pertencente aos acionistas ou sócios. A fórmula usada é:

ROE = lucro líquido / patrimônio líquido

Um ROE elevado é excelente para o empreendimento, pois isso quer dizer que o negócio está sendo capaz de recompensar todos os investidores. Por sua vez, uma rentabilidade baixa pode significar que a empresa não está tão atraente como o esperado.

Margem EBITDA

É a métrica que aponta o potencial de geração de caixa da empresa, antes da ocorrência da depreciação, da amortização e dos impostos. Para realizar o seu cálculo, basta aplicar a seguinte fórmula:

Margem EBITDA = depreciação + amortização + lucro operacional líquido

Margem de contribuição

Um número elevado de vendas nem sempre é vantajoso. Existem casos em que há prejuízo mesmo com muitas vendas. Nesse momento, a margem de contribuição demonstra quanto do preço de uma mercadoria ou serviço ajuda a quitar as despesas e proporcionar lucro.

Isso significa que, se a empresa estiver vendendo bastante, mas com essa métrica em baixa, talvez você tenha dor de cabeça no fechamento das contas no fim do mês. Então, é importante entender o valor da margem de contribuição. A conta deve ser feita da seguinte maneira:

Margem de contribuição = valor de venda unitária – (custo variável unitário + despesa variável unitária)

Margem bruta

Trata-se de um indicador financeiro muito usado, já que expõe qual é o ganho do negócio com cada venda, levando em conta os gastos aplicados na produção e venda de um produto ou serviço. A fórmula aplicada nesse caso é:

Margem bruta = lucro bruto / receita total x 100

Margem líquida

A margem líquida é responsável por evidenciar o que restou do capital conquistado com as vendas depois do abatimento de todos os custos. Ou seja, deixa claro o quanto a empresa ganhou em cada venda.

O seu resultado está diretamente alinhado ao seu desenvolvimento, pois, quanto mais alta for a margem líquida, mais dinheiro disponível haverá no caixa para realizar investimentos. Sua fórmula é:

Margem líquida = (lucro líquido / venda) x 100

Nível de endividamento

Todo negócio tem uma estrutura de capital constituída por dívida, que são os recursos advindos de terceiros, e capital próprio. Aqui, a métrica mensura a proporção da dívida, considerando todo o capital do negócio. Para calculá-lo, utilize a fórmula abaixo:

Endividamento = capital de terceiros / ativo total

Vale ressaltar que é saudável ter um endividamento em algum grau, podendo elevar o retorno sobre o patrimônio líquido. Contudo, quando é muito alto, pode haver dificuldade para quitar seus compromissos financeiros.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é a métrica que apresenta quanto o negócio deve faturar, com o intuito de equilibrar as contas. Dessa forma, determina o momento em que os ganhos e as despesas de uma venda se igualam.

Esses dados possibilitam encontrar a estabilidade da administração. Assim, se o ponto de equilíbrio não estiver muito próximo, existe algo de errado na capacidade produtiva e alguma medida deve ser tomada para mudá-la. A fórmula a ser usada é:

Ponto de equilíbrio = despesas fixas / margem de contribuição

Lucratividade

Os conceitos de lucratividade e lucro parecem iguais, mas apresentam diferenças. É que o lucro está ligado ao que a empresa fatura além das despesas, enquanto a lucratividade aponta o percentual de rentabilidade (tudo o que o negócio efetivamente ganhou em relação a tudo o que entrou em caixa).

Essa informação é importante. Afinal, quando uma empresa vende um produto ou um serviço, o preço cobrado não é destinado ao negócio em sua integralidade, tendo em vista os custos com fabricação, compra de insumos, mão de obra etc. A fórmula para realizar o seu cálculo é:

Lucratividade = lucro líquido / vendas

Ticket médio

O ticket médio nada mais é que um indicador financeiro relacionado à área comercial que apresenta quanto a empresa está faturando por cliente. Sua fórmula é bem simples:

Ticket médio = faturamento total / número de vendas do período

Agora que você entende o que são os indicadores financeiros, sua importância, quais são os principais e como calculá-los, é importante prestar atenção a esses números. Assim, tomará decisões eficazes e que gerem uma série de benefícios para o negócio, como maior controle das operações, redução dos custos, desenvolvimento de uma visão mais precisa da empresa, aumento dos lucros e muito mais.

Gostou deste artigo? Então, aproveita para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras publicações interessantes.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.