fbpx

Expansão de mercado: como se preparar para transformar o seu negócio em uma rede multilojas?

A expansão de mercado é o alvo de muitos empreendedores, afinal, quando uma loja está alcançando o sucesso, é hora de aproveitar para alçar novos voos e aumentar os lucros. Mas você certamente sabe que esse processo não pode ser feito de um dia para o outro.

O planejamento é essencial e é desse tema que queremos falar com você neste texto. Você vai entender quais são as melhores formas de preparar o seu negócio para se tornar uma rede multilojas. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Faça um estudo do mercado

Sua marca está realmente pronta para a expansão de mercado? Um dos pontos que você deve observar, antes de qualquer decisão, é o resultado que sua loja está produzindo. As vendas precisam ter estabilidade, a equipe deve estar alinhada e seus processos de gestão precisam estar mapeados corretamente.

No entanto, não é só isso. Se os fatores externos não forem favoráveis, podem invalidar todo seu plano. Por isso, é fundamental fazer um estudo do segmento em que sua loja se insere, entendendo se existem lacunas a serem preenchidas e se seu público-alvo realmente deseja mais da sua marca.

Mais uma questão que você deve considerar é o cenário econômico, já que ele pode influenciar os seus contratos com fornecedores, impostos a serem pagos e, até mesmo, o poder de compra dos seus consumidores.

Trace um plano de expansão de mercado

Depois de estudar e descobrir se está na hora certa para uma expansão de mercado, é hora de traçar um plano sólido, que englobe suas metas de curto, médio e longo prazo para o negócio. É preciso considerar algumas questões, como as localidades para a inserção de novas lojas, como será feito o recrutamento e o treinamento das equipes, e como será realizado o controle de estoque.

Você precisa saber quais metas quer atingir e, junto a isso, saber quais pontos vão indicar que o negócio não está no caminho certo. Por isso, estabeleça, já no planejamento, os indicadores de desempenho que você vai usar.

Abra uma loja por vez

Dar um passo de cada vez é uma excelente maneira de se precaver contra possíveis obstáculos que possam aparecer e manter o controle da situação. Por isso, na hora de expandir para uma rede multilojas, prefira abrir uma loja por vez.

Você deve fazer um estudo da região onde pretende implementar a nova unidade, considerar o público que circula no local, as particularidades daquela comunidade e como pode atendê-la melhor.

Invista em um sistema de gestão

Mais uma dica importante que podemos dar para o seu processo de expansão de mercado é a implementação de um sistema de gestão que dê conta de centralizar e organizar as demandas do seu negócio em um só lugar. Esse tipo de tecnologia é, na verdade, essencial desde o primeiro momento do seu empreendimento.

Por meio de um sistema de gestão, é possível coordenar as equipes, administrar as questões financeiras, controlar o estoque global e, inclusive, integrar sua loja virtual. Com isso, você terá uma visão panorâmica do seu negócio em apenas uma plataforma.

Esperamos que este conteúdo ajude você a dar os passos necessários para a expansão de mercado. Criar uma rede multilojas é um desafio que vale a pena enfrentar, afinal, trata-se do sucesso do seu negócio.

Felizmente, você pode contar com a tecnologia da WM10 nesse processo. Entre em contato conosco e descubra como o nosso sistema ERP ominichannel vai ajudar você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.