fbpx

O que é gestão de risco e como colocá-la em prática?

As atividades de uma empresa estão sujeitas a diversos riscos durante a sua execução. Sendo assim, é fundamental adotar estratégias para reduzi-los e, com isso, evitar ameaças, controlar danos, reduzir seus impactos no empreendimento, evitar ou acelerar a recuperação de prejuízos, entre outros fins.

Nesse caso, contar com uma boa gestão de risco é uma ótima ideia. Isso porque se trata de um conjunto de práticas e políticas internas que a empresa desenvolve para identificar e diminuir riscos inerentes ao seu negócio e que geram incertezas que podem trazer resultados negativos em diferentes níveis.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar a importância dessa medida e como aplicá-la de forma adequada. Confira!

Qual é a importância da gestão de risco?

A implementação de uma gestão de risco eficiente pode proporcionar uma série de benefícios para a sua empresa. A seguir, veja quais são os principais.

Otimizar o uso dos recursos

Saber como administrar adequadamente os recursos disponíveis, como os suprimentos em estoque, a força humana, a verba e a capacidade produtiva, é essencial para que o empreendimento alcance o seu potencial máximo.

Nesse cenário, a gestão de risco conta com ferramentas de monitoramento de desempenho, como os indicadores de performance, para identificar se certos processos estão atingindo a eficiência esperada ou se é preciso aplicar ações de intervenção.

Reduzir prejuízos financeiros

Outro benefício da gestão de risco é que ela possibilita que o negócio evite perdas financeiras por qualquer motivo. Afinal, pode-se averiguar todas as informações e variáveis relativas a determinando produto ou serviço disponibilizado, com a finalidade de assegurar seu consumo e faturamento.

Por exemplo, um item recém-lançado tem a chance de não ser bem-aceito pelo público. Esse é um problema que deve ser contornado por meio de testes, estratégias de divulgação e medidas similares.

Uma alternativa, dessa vez englobando um produto já estabelecido no mercado, seria a ocorrência da falta de matéria-prima ou a perda de qualidade em um pedido de insumo. Dessa forma, fica mais fácil entender que o gerenciamento de risco em fornecedores também é uma prática relevante nesse processo.

Impulsionar o desenvolvimento da empresa

Um bom trabalho de gestão de risco tende a alavancar o desenvolvimento de uma empresa. Por exemplo, podemos apontar a antecipação de todos os cenários possíveis, por meio de análise e monitoramento de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Melhorar a lucratividade

A margem de lucro do negócio também sofre impactos positivos a partir de um gerenciamento de risco competente. Lembre-se de que resolver um problema depois que ele já se instalou nas operações custa caro. Por meio de ações bem executadas, é possível administrar os riscos para que não se tornem uma ameaça ainda maior.

Dar mais segurança aos projetos

Por intermédio do levantamento de riscos, os projetos tendem a fluir de forma que qualquer imprevisto já tenha uma solução pré-elaborada. Essa antecipação traz segurança para a equipe, tendo em vista que falhas na execução serão reduzidas de forma considerável.

Criar novas oportunidades

Além de prever eventuais ameaças para a empresa, essa prática apresenta novas oportunidades a serem exploradas. Dessa maneira, a gestão determina melhor os seus investimentos, projetos, estratégias e até futuras contratações.

Aumentar a competitividade

Com um planejamento estratégico que o gerenciamento de risco propicia, a empresa consegue se destacar perante a concorrência, levando em conta que já analisou todos os possíveis cenários e elaborou planos para contê-los.

Qualificar a equipe

Ao averiguar eventuais falhas nas equipes, por exemplo, problemas da liderança ou falta de conhecimento a respeito de determinados assuntos que envolvam a execução das atividades, fica mais fácil desenvolver um plano individual com foco na qualificação do colaborador.

Como aplicar a gestão de risco no negócio?

Para alcançar os benefícios citados acima, é essencial aplicar a gestão de risco corretamente. Então, continue lendo e confira o passo a passo que você precisa seguir para realizar esse trabalho.

Organize o ambiente

Antes de tudo, é necessário preparar a empresa para o processo. Isso engloba definir uma pessoa para ficar responsável pelo monitoramento, pelo treinamento e pela capacitação de todos os colaboradores envolvidos, bem como pelo mapeamento das operações realizadas no dia a dia do negócio.

Analise os processos

Uma avaliação detalhada de cada processo faz toda a diferença, a fim de identificar os seus riscos. Nessa etapa, é indispensável contar com o auxílio de soluções e metodologias específicas, que simplifiquem a coleta e a identificação de dados.

O ideal é levantar os riscos de cada atividade, de todos os setores. Dependendo do tamanho da sua empresa, essa tarefa pode ser bem trabalhosa. Logo, conte com o auxílio da tecnologia e faça um levantamento geral, criando uma ordem de prioridade de acordo com a mensuração de cada risco. Assim, você verá os efeitos positivos em um prazo menor.

Mensure os riscos

Essa etapa ajuda na compreensão do tamanho e da gravidade que cada risco pode provocar se não for tratado corretamente. Para isso, é necessário usar métodos que permitam uma visão mais abrangente da situação, levando em conta as eventuais interações com outros departamentos, processos e pessoas.

Assim, a mensuração é a chave para entender o problema e, em especial, a ameaça que ele gera. Em muitos casos, um risco aparentemente inofensivo pode provocar consequências mais graves do que você imagina. Portanto, tratá-lo de forma preventiva pode evitar muitas complicações.

Crie respostas aos riscos

Por fim, é hora de definir quais medidas você precisa colocar em prática para conter os riscos identificados e mensurados. Nesse sentido, há dois tipos de ações: as preventivas, que ajudam a impedir as consequências de um risco; e as corretivas, quando não dá para evitar as consequências, mas se consegue reduzir os danos.

Entendeu a importância da gestão de risco para melhorar os resultados da empresa em geral? Sendo assim, aproveite para seguir o passo a passo que mostramos aqui, de modo a aprimorar os processos do seu negócio. Com isso, a tendência é que se torne uma referência no mercado.

Gostou do artigo? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ver as publicações que preparamos sobre outros assuntos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.