Por que é importante fazer análise de dados nas empresas?
É impossível falar do cenário empresarial moderno sem pensar em análise de dados. Com a transformação digital, as empresas agora usam diversas tecnologias orientadas a dados. No entanto, entender a importância dessas informações é essencial para aproveitá-las ao máximo no crescimento organizacional.
Confira, neste artigo, as principais razões para investir em uma análise minuciosa e inteligente dos dados que sua instituição coleta e armazena. Boa leitura.
O que é a análise de dados e como funciona?
Podemos dizer que a análise de dados é a área responsável por lapidar e dar sentido à enorme quantidade de informações que os sistemas de uma empresa têm à mão. Os documentos, números e métricas não são suficientes em si mesmos para direcionar as decisões da gestão.
Assim, o trabalho dos analistas é transformar esse material em um conhecimento palpável que possa ser usado como vantagem competitiva. Esse processo é feito por profissionais que usam ferramentas de Big Data responsáveis por coletar, organizar e interpretar dados.
Por que fazer a análise de dados na empresa?
Se sua organização ainda não dá o devido valor à análise de dados, está na hora de entender as vantagens desse investimento. Veja a seguir.
Melhora a tomada de decisões
Os dados analisados se tornam uma base sólida para a tomada de decisões. No mercado atual, é um grande risco implementar novas estratégias apenas com base no “achismo” ou na intuição.
É preciso ter indicadores confiáveis que mostrem as chances de sucesso de um novo projeto. Essas informações devem estar sempre atualizadas e prontas para serem verificadas pela gestão sempre que um passo importante for dado.
Reduz o índice de erros
Uma consequência de decisões que são orientadas por dados é que os índices de erro diminuem. A empresa não está caminhando às cegas e, por isso, ela tropeça muito menos pelo caminho. Com menos equívocos, há uma otimização dos recursos, que são menos desperdiçados e o crescimento se torna mais acelerado.
Gera informações mais assertivas
A transparência é um dos valores mais importantes para uma organização. Ela precisa prestar contas aos seus colaboradores, aos investidores e à sociedade. Esse processo exige informações confiáveis e a análise de dados também traz esse benefício.
Favorece a inteligência do negócio
A inteligência de mercado é o que torna uma empresa mais competitiva e os dados são os grandes aliados desse setor. Entender o comportamento dos consumidores, as práticas da concorrência e as tendências promissoras só é possível com um acervo de informações que seja bem analisado e usado de forma estratégica pela gestão.
Promove mais inovação
Por fim, a análise de dados também é um motor da inovação, já que, por meio dela, os profissionais enxergam as lacunas que podem ser preenchidas por novas soluções para o público. Esse é mais um aspecto que impacta positivamente o desenvolvimento da empresa e sua performance no mercado.
Quer analisar dados de forma eficiente? De acordo com os princípios da tecnologia Big Data, é fundamental considerar os seguintes fatores:
- volume das informações – quanto maior a quantidade, melhor;
- velocidade da análise – de preferência, em tempo real;
- variedade dos dados coletados – para uma perspectiva mais ampla;
- veracidade – é preciso que eles sejam confiáveis;
- valor – os dados precisam ter uma relevância para as decisões da empresa.
Esperamos que, depois deste conteúdo, a análise de dados se torne uma prática constante em sua organização. Ela pode nortear as melhores decisões e impulsionar seu negócio para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
Que tal ajudar outras pessoas com este artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a importância desse tema.