fbpx

Por que é importante fazer análise de dados nas empresas?

É impossível falar do cenário empresarial moderno sem pensar em análise de dados. Com a transformação digital, as empresas agora usam diversas tecnologias orientadas a dados. No entanto, entender a importância dessas informações é essencial para aproveitá-las ao máximo no crescimento organizacional.

Confira, neste artigo, as principais razões para investir em uma análise minuciosa e inteligente dos dados que sua instituição coleta e armazena. Boa leitura.

O que é a análise de dados e como funciona?

Podemos dizer que a análise de dados é a área responsável por lapidar e dar sentido à enorme quantidade de informações que os sistemas de uma empresa têm à mão. Os documentos, números e métricas não são suficientes em si mesmos para direcionar as decisões da gestão.

Assim, o trabalho dos analistas é transformar esse material em um conhecimento palpável que possa ser usado como vantagem competitiva. Esse processo é feito por profissionais que usam ferramentas de Big Data responsáveis por coletar, organizar e interpretar dados.

Por que fazer a análise de dados na empresa?

Se sua organização ainda não dá o devido valor à análise de dados, está na hora de entender as vantagens desse investimento. Veja a seguir.

Melhora a tomada de decisões

Os dados analisados se tornam uma base sólida para a tomada de decisões. No mercado atual, é um grande risco implementar novas estratégias apenas com base no “achismo” ou na intuição.

É preciso ter indicadores confiáveis que mostrem as chances de sucesso de um novo projeto. Essas informações devem estar sempre atualizadas e prontas para serem verificadas pela gestão sempre que um passo importante for dado.

Powered by Rock Convert

Reduz o índice de erros

Uma consequência de decisões que são orientadas por dados é que os índices de erro diminuem. A empresa não está caminhando às cegas e, por isso, ela tropeça muito menos pelo caminho. Com menos equívocos, há uma otimização dos recursos, que são menos desperdiçados e o crescimento se torna mais acelerado.

Gera informações mais assertivas

A transparência é um dos valores mais importantes para uma organização. Ela precisa prestar contas aos seus colaboradores, aos investidores e à sociedade. Esse processo exige informações confiáveis e a análise de dados também traz esse benefício.

Favorece a inteligência do negócio

A inteligência de mercado é o que torna uma empresa mais competitiva e os dados são os grandes aliados desse setor. Entender o comportamento dos consumidores, as práticas da concorrência e as tendências promissoras só é possível com um acervo de informações que seja bem analisado e usado de forma estratégica pela gestão.

Promove mais inovação

Por fim, a análise de dados também é um motor da inovação, já que, por meio dela, os profissionais enxergam as lacunas que podem ser preenchidas por novas soluções para o público. Esse é mais um aspecto que impacta positivamente o desenvolvimento da empresa e sua performance no mercado.

Quer analisar dados de forma eficiente? De acordo com os princípios da tecnologia Big Data, é fundamental considerar os seguintes fatores:

  • volume das informações – quanto maior a quantidade, melhor;
  • velocidade da análise – de preferência, em tempo real;
  • variedade dos dados coletados – para uma perspectiva mais ampla;
  • veracidade – é preciso que eles sejam confiáveis;
  • valor – os dados precisam ter uma relevância para as decisões da empresa.

Esperamos que, depois deste conteúdo, a análise de dados se torne uma prática constante em sua organização. Ela pode nortear as melhores decisões e impulsionar seu negócio para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Que tal ajudar outras pessoas com este artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a importância desse tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.