fbpx

Planejamento estratégico para empreendedores: entenda a sua importância!

O planejamento estratégico para empreendedores é algo essencial. Sumariamente, refere-se ao processo de projeção do futuro do negócio, fazendo uso dos recursos que atualmente estão disponíveis para otimizar o desempenho futuro.

Para a realização de um bom planejamento, o empreendedor deve contar com três coisas: conhecimento aplicado sobre seu negócio (ou seja, know-how), dados que subsidiem ótimas decisões gerenciais e tecnologia de ponta, tanto para formular quanto executar o plano.

Adiante, esclarecemos os benefícios do planejamento estratégico para empreendedores e como a tecnologia pode ser uma aliada. Continue lendo.

Promove o equilíbrio entre curto-longo prazo

Toda empresa lida com a dicotomia curto-longo prazo. É preciso investir no hoje, mas sem esquecer do amanhã. Na medida em que essa relação curto-longo prazo é desequilibrada, a empresa tem uma série de problemas, como a falta de modernização.

O planejamento estratégico permite que o gestor tenha maior consciência do curto, médio e longo prazo, bem como se prepare para cada uma dessas etapas. Dessa forma, fica mais fácil equilibrar os diferentes períodos e obter resultados consistentes.

Melhora as decisões tomadas ao longo do dia a dia

Em última instância, o sucesso de uma empresa depende da qualidade de suas decisões. Estima-se que um adulto comum, em um único dia, faça mais de 35 mil escolhas. Dentro da empresa, muitas delas determinam o sucesso do negócio e o bem-estar dos funcionários.

O planejamento estratégico permite que o gestor tenha uma visão mais sistêmica e acertada, com base em evidências e análises profundas. Assim, ele pode reduzir sua margem de erro e garantir decisões mais precisas, o que certamente beneficia seu empreendimento.

Aumenta a produtividade do empreendimento

Pense na produtividade como o nível diário de entregas. Algumas empresas fazem muitas entregas, enquanto outras são morosas e deixam a desejar. Felizmente, na medida em que o gestor tem um plano sobre o que precisa ser feito e como, a produtividade cresce.

Tendo isso em vista, outro benefício é a produtividade. Isso significa que os times de trabalho conseguirão extrair mais resultados dos recursos atualmente disponíveis, o que pode ser convertido em vantagens secundárias, como a maior rentabilidade e competitividade.

Diagnóstico de ameaças ou oportunidades

Para que um empreendimento seja bem-sucedido, não basta gerenciar bem seus recursos internos, é preciso olhar para o ambiente externo e lidar com o que ocorre fora da empresa. Esses acontecimentos podem ser categorizados em ameaças ou oportunidades.

O planejamento estratégico permite que o gestor conheça melhor as ameaças que podem afetar o desempenho do seu negócio, assim como as oportunidades capazes de alavancar os seus resultados. Assim, pode prover mais segurança para seu estabelecimento.

Veja, agora você está por dentro do assunto e sabe como o planejamento estratégico para empreendedores pode beneficiar seu empreendimento. Lembre-se que, ao longo de todo o processo de planejamento, a tecnologia é uma grande aliada. Ela ajuda a coletar e analisar grandes volumes de dados, bem como a acompanhar os fluxos de trabalho e entrega.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Siga nossa página do Facebook e fique sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.