Warning: Undefined array key "action" in /home2/blogwm07/public_html/wp-content/themes/bennington/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/blogwm07/public_html/wp-content/themes/bennington/functions.php on line 2
O que é cadeia de suprimentos e como pode alavancar meu negócio? - WM10 O que é cadeia de suprimentos e como pode alavancar meu negócio? - WM10

O que é cadeia de suprimentos e como pode alavancar meu negócio?

A cadeia de suprimentos ou supply chain, é uma parte fundamental para qualquer empresa. Isso porque se trata de um processo de estruturação de pessoas, informações, atividades e recursos envolvidos no transporte de mercadorias até os clientes finais. O intuito é evitar a ocorrência de imprevistos, como problemas nas estradas, atrasos nas entregas, entre outros, garantindo a total satisfação dos consumidores e, com isso, aumentar o número de vendas e prestação de serviços.

No entanto, para garantir os melhores resultados possíveis e alcançar seus benefícios, é necessário entender como aplicá-la de forma eficiente. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Confira!

Como a cadeia de suprimentos pode alavancar seu negócio?

Os benefícios proporcionados por meio da implementação de uma boa cadeia de suprimentos são fundamentais para alavancar o negócio. Veja quais são os principais!

Otimização da produção

Uma cadeia de suprimentos otimizada é fundamental para uma produção mais efetiva. Por este motivo, é necessário manter o controle integral de todas as operações, seja elas internas ou externas. No final, será possível proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente em relação aos parâmetros de qualidade, que fará a aquisição de ótimos produtos e serviços.

Redução do tempo das operações

Problemas na entrega, por exemplo, atrasos, produtos danificados e demais intercorrências podem impactar a imagem do negócio. É preciso ter em mente que os hábitos dos consumidores vão mudando com o tempo e, com isso, cada vez mais a qualidade do serviço prestado e a eficiência do processo em geral têm se tornado uma prioridade.

Por isso, é indispensável se atentar aos aspectos que envolvem a cadeia de suprimentos, já que a falta de cuidado pode ocasionar em falhas e redução da eficiência.

Promoção da inovação empresarial

Quando os gestores entendem de forma detalhada como funciona a cadeia de suprimentos da empresa, conseguem mensurar de forma precisa todas as etapas da produção e, com uma visão mais complexa, propor medidas estratégicas para transformar os resultados do negócio e adquirir um número maior de clientes e vendas.

A partir do momento que tudo é monitorado de perto, é possível compreender o que pode ser aprimorado, passando por outros processos de inovação. Afinal, para se diferenciar em um mercado tão competitivo, não basta apenas entender o que é a cadeia de suprimentos e aplicá-la, mas também, buscar se adequar às novas tendências e se manter rentável.

Minimização dos custos operacionais

Diminuir os custos operacionais é um dos objetivos de qualquer negócio. Mas, para atingir essa finalidade é preciso compreender bem a cadeia logística já que os cortes realizados não podem afetar em nada a qualidade dos processos desenvolvidos.

Sendo assim, ter em mente o conceito de supply chain contribui na hora de ganhar a visibilidade adequada e, assim, a organização de um transporte bem alinhado e capaz de atender às expectativas dos clientes.

Fornecimento de informações estratégicas

A gestão da cadeia de suprimentos por meio de processos automatizados disponibiliza aos gestores diversos dados estratégicos que simplificam as decisões. Mais que isso, essas informações apresentam não apenas a situação atual das operações, como também cenários futuros, de forma que seja possível antecipar e obter ganhos.

Por este motivo, as alterações que acontecem no mercado passam a ser identificadas de forma mais simples, o que permite a reestruturação do planejamento estratégico, caso seja necessário.

Monitoramento da qualidade dos produtos e serviços

Quando os processos são bem executados, a expectativa é que a qualidade do produto final seja melhor. É importante frisar que o conceito de melhoria contínua é quando acontece o aperfeiçoamento na cadeia produtiva, de forma a aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes.

Assim, tudo o que for ineficaz ou gerar gargalos vai sendo eliminado de maneira gradativa do supply chain, o que ajuda no aumento da produtividade e dos lucros.

Quais os cuidados a serem tomados ao realizar a gestão da cadeia de suprimentos?

Para planejar o gerenciamento da cadeia de suprimento é preciso compreender que cada organização produz itens dos mais diversos formatos e, por este motivo, as tomadas de decisão precisam estar alinhadas ao processo produtivo. Nesse caso, o primeiro passo é fazer uma análise geral do negócio.

Esse estudo é indispensável para detectar os pontos de atenção dentro das operações, assim como todas as informações relevantes de cada etapa. Também, é necessário utilizar dados dos fornecedores, clientes e demais envolvidos.

Dessa forma, a gestão da cadeia de suprimentos será interna e externa, envolvendo todos os aspectos que atuam direta ou indiretamente na produção. Então, uma avaliação deve ser iniciada para entender mais a respeito de cada parte dos processos.

Além da elaboração de um bom planejamento, os itens finalizados precisam ser verificados para certificar que atendem aos requisitos do cliente. Para isso, o contato e a fidelidade entre produtor e cliente são fundamentais.

É preciso ter bem claro que essa relação não se resume somente aos processos de compras, transporte, estocagem e venda. Isso porque o compartilhamento de informações estratégicas, a implementação de políticas conjuntas de compliance e o esforço frequente de ações de integração das operações também estão envolvidos.

Com esses fatores em mente, é a hora ideal para desenvolver as atividades principais no âmbito da cadeia de suprimentos, por exemplo:

  • localização e escolha dos fornecedores;
  • aquisição de materiais e insumos;
  • criação dos produtos;
  • transporte de suprimentos e mercadorias;
  • gerenciamento do fluxo diário de materiais;
  • administração da atuação dos fornecedores, transportadores e clientes;
  • elaboração e manutenção de canais de comunicação entre os envolvidos na cadeia de suprimentos.

Agora que você entende melhor o que é a cadeia de suprimentos e qual a sua relevância para o desenvolvimento da empresa, qualidade dos serviços prestados e oferecimento de uma experiência única para os clientes, o ideal é colocar as práticas adequadas de gestão dos processos. Afinal, esse cuidado é fundamental para alcançar todos os benefícios proporcionados e, consequentemente, atingir resultados mais satisfatórios.

Quer saber como podemos ajudar para a otimização da cadeia de suprimentos do seu negócio? Então, entre em contato agora mesmo para conhecer melhor sobre as soluções oferecidas!