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Comportamento do consumidor: saiba o que esperar em 2021!

O comportamento do consumidor é basicamente a junção de todas as suas atitudes, percepções e influências que o levam a tomar uma decisão de compra. Os estudos sobre o tema têm se tornado ainda mais relevantes, visto que o consumidor está cada vez mais ativo e exigente em relação à qualidade do produto ou serviço, ao preço, ao atendimento, enfim, em todo o processo que envolve negociação com uma marca.

Para que você se informe e se prepare para os novos comportamentos do consumidor, reunimos aqui as principais tendências para 2021 e que tendem a ganhar mais espaço nos próximos anos. Tem interesse? Então continue a leitura para conferir!

Multiexperiência

Como o próprio nome diz, multiexperiência consiste em uma marca interagir com o consumidor em diversos canais de contato. Mas, além disso, traz a necessidade de contar com ferramentas mais acessíveis e intuitivas.

É um conceito que representa a junção e a evolução do multichannel e do omnichannel, acrescentando a ideia de gerar mais autonomia e envolvimento do consumidor. Por exemplo: as interações por vozes, os chatbots, realidade aumentada, entre outros.

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Personalização

Mais uma tendência no comportamento do consumidor é a busca pela personalização. Se antes a comunicação era feita em massa, hoje a necessidade de segmentar produtos, serviços e atendimento nas empresas é cada vez maior. Para isso, vale destacar algumas dicas sobre o tema:

  • treinar bem a equipe para dispor de um atendimento mais humanizado;
  • construir um relacionamento sólido com o cliente, incluindo a implementação de estratégias de pós-venda;
  • registrar e avaliar as interações realizadas pelos consumidores para melhorar sua experiência de compra;
  • oferecer canais de atendimento instintivos e funcionais.

Interatividade

Os consumidores buscam também uma experiência mais interativa. O marketing interativo é um bom exemplo disso: a estratégia envolve práticas e técnicas que têm o objetivo de incentivar o engajamento e, assim, estreitar os laços com o seu público, além de otimizar suas ações. Confira algumas formas simples de implementá-lo:

  • criar questionários e enquetes nas redes sociais para conhecer melhor seu público e traçar melhores estratégias;
  • fazer concursos nas redes sociais para gerar mais envolvimento, como curtidas, comentários, compartilhamentos etc.;
  • fazer uma live marketing, que pode servir para a distribuição de brindes ou mesmo ser um espaço para mostrar lançamentos ou tirar dúvidas sobre um produto ou serviço.

Por fim, vale ressaltar a importância de uma cultura data driven nesse processo, em que todas as ações são orientadas a partir de uma análise multidisciplinar e informações do negócio. Dessa forma, as tomadas de decisão são fundamentadas em dados, permitindo a implementação de estratégias mais assertivas.

Essas são apenas algumas tendências do comportamento do consumidor para 2021. Portanto, não deixe de estudar seu público para gerar diversas vantagens ao seu negócio, como melhorar a satisfação e fidelizar clientes, oferecer produtos e serviços mais focados nas necessidades de quem compra e, claro, aumentar as vendas de forma considerável.

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