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Retenção de clientes: como melhorar essa métrica em seu negócio

Para que uma empresa consiga crescer e ocupar um lugar de destaque no mercado, é importante que ela tenha alguns indicadores como base para elaborar estratégias eficientes e alcançar melhores resultados. Entre eles, está a retenção de clientes, que se trata da capacidade do negócio de estabelecer um relacionamento próximo e de confiança com o público, ao ponto de ele se sentir valorizado e fidelizado.

Essa prática pode gerar uma série de benefícios, como o aumento das vendas e da lucratividade, a sustentabilidade financeira, a simplicidade nas negociações, entre outros.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas de como reter mais clientes para a organização. Confira!

Entenda bem os seus clientes

É fundamental ouvir o que seus clientes têm a dizer, assim, fica mais fácil identificar o que eles esperam da empresa, além de entender as principais demandas e necessidades. Isso vai mostrar que a companhia se preocupa, valoriza seu público e que está disposta a oferecer os melhores produtos e serviços.

Resolva os problemas de forma rápida e eficiente

Problemas podem acontecer com frequência em qualquer empresa. Por esse motivo, é necessário estar preparado para eles, já que, quanto mais rápido forem solucionados, maiores serão as chances de os clientes voltarem a fazer negócio.

Então, escute o cliente, entenda a situação e aplique medidas para resolver os problemas apresentados da forma mais ágil e eficaz possível. Uma alternativa é disponibilizar canais de autoatendimento para que o cliente encontre você com facilidade e consiga as respostas adequadas no mínimo de tempo possível.

Nesse caso, é primordial treinar os funcionários que terão contato com o público, para que consigam propor um atendimento de qualidade, por exemplo, via WhatsApp, e-mail, telefone, chatbot, entre outros.

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Forneça um excelente pós-venda

É importante ter em mente que o pós-venda é tão fundamental quanto o processo de vendas do estabelecimento, afinal, é nessa hora que a empresa vai disponibilizar o suporte necessário e criar relações duradouras, que são o ponto-chave para a retenção e a fidelização dos consumidores.

Você pode aproveitar esse momento para realizar a pesquisa de satisfação, entender os pontos positivos, identificar os principais problemas envolvendo a experiência dos clientes e propor estratégias para resolvê-los e agregar valor e qualidade aos serviços. O pós-venda também pode ser usado para oferecer novos produtos, apresentar as ofertas, entre outros.

Utilize um bom CRM

Com a implementação de um Customer Relationship Management (CRM), também chamado de Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, é possível armazenar todas as informações sobre o processo de compras do consumidor, criando uma espécie de histórico, o que é relevante para tomadas de decisões e para o aprimoramento do atendimento.

Com todas as informações coletadas, fica mais fácil elaborar ações efetivas e personalizadas, com foco nas reais demandas do público-alvo da empresa.

Fortaleça a marca

As estratégias de marketing podem ser grandes aliadas no processo de retenção dos clientes. Para isso, você pode usar o site da empresa, criar um blog, estar presente nas redes sociais, entre outros. Com o crescimento dos usuários nesses tipos de canais, eles se tornaram primordiais para que a organização consiga promover maior interação com o seu público e divulgar os produtos e serviços.

Agora que você já sabe como é possível conquistar a retenção de clientes, o adequado é aproveitar as facilidades propostas pela tecnologia, já que, por meio dela, é possível contar com ferramentas específicas capazes de fornecer dados sobre os consumidores, gerar proximidade com os usuários de qualquer localidade e demais aspectos relevantes para o alcance de resultados positivos.

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