Descubra agora como evitar o cancelamento de compras via cartão
O cancelamento de compras via cartão pode ocorrer por vários motivos: problemas com o pagamento, erros no envio, defeitos no produto, demora na entrega, entre outros. Em todos os casos, gera muitos prejuízos para as empresas, como dificuldade para fazer a gestão financeira, desperdício na dedicação da equipe de vendas, gastos adicionais com processos de devoluções dos produtos e problemas no relacionamento com o cliente.
Mas como evitar que essa situação aconteça? E se acontecer, como agir? Elaboramos este conteúdo para apresentar dicas de como manter o consumidor fiel ao seu negócio mesmo diante de um eventual cancelamento de compras via cartão. Confira!
Entenda a causa do cancelamento
Antes de tudo, é importante ouvir o que o consumidor tem a dizer sobre a compra e o que o fez optar pelo cancelamento. Por exemplo, desagrado com o produto, aquisição feita por impulso, gerando arrependimento, insatisfação com o atendimento etc. Isso vai ser fundamental para evitar que a situação se repita com outros clientes.
Demonstre empatia pela situação
Também é necessário se colocar no lugar do cliente. Então, em vez de tentar empurrar o produto e querer converter a venda de qualquer maneira, o mais adequado é demonstrar que a empresa compreende a posição do consumidor.
Essa ação contribui para mostrar que a marca está do lado do cliente, independentemente dos percalços. Caso contrário, a pessoa pode se sentir forçada a tomar uma atitude que não está a fim e nunca mais voltar a fazer negócios.
Conte com um meio de pagamento intuitivo
Com o avanço da tecnologia, o estabelecimento pode contar com meios de pagamento intuitivos, tais como:
- gateways de pagamentos, que são um tipo de “máquina de cartão dentro do site da empresa”: pois permitem a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e banco no decorrer das transações financeiras virtuais;
- intermediadores de pagamentos (PagSeguro, PayPal, MoIP, entre outros): por serem especializados nos pagamentos online, são interessantes para minimizar a parte burocrática relativa aos pagamentos.
Apresente o real valor do produto
Uma maneira de evitar que o cliente cancele a compra é apresentar na prática o valor do produto adquirido e como se trata da solução de que ele precisa. Nesse ponto, é muito importante mostrar o que o item tem a oferecer, seus benefícios, diferenciais perante as opções dos concorrentes e de que forma ele pode resolver o problema do comprador.
Realize uma nova proposta
Por exemplo, se o motivo identificado foi o preço ou as formas de pagamento do produto, que tal apresentar outros valores e condições? Porém, estude essa medida com cuidado, pois ela deve visar à manutenção do lucro e impedir prejuízos e a desvalorização do produto. O foco aqui é manter a transação, mas de maneira pensada e equilibrada.
Essas são as principais dicas para lidar com o cancelamento de compras via cartão. Lembrando que, se o cliente mantiver sua decisão, é importante continuar o contato com ele. Afinal, novas oportunidades de vendas podem surgir quando o problema é revolvido da melhor forma tanto para o consumidor quanto para a empresa.
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