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Passo a passo: aprenda agora mesmo como abrir um e-commerce

Sem dúvidas, o ambiente online tem grandes oportunidades para empreendedores colocarem seus projetos em prática e faturarem. Afinal, o Brasil vem batendo recorde atrás de recorde quando o assunto está relacionado às vendas por meio da internet.

No entanto, abrir uma loja virtual e vender não é uma tarefa fácil. Muitos tentam abrir uma loja online e, em pouco tempo, já cancelam o projeto dos seus sonhos.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo com as principais informações sobre como abrir um e-commerce. Confira!

Por que você deveria migrar sua loja física para a virtual?

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, o mercado de e-commerces teve um elevado desenvolvimento no ano de 2018. Na prática, foram mais de 53 bilhões de reais no ano e um crescimento de doze por cento em relação ao ano anterior, 2017. 2019, por sua vez, teve esse mesmo crescimento só no primeiro semestre.

Deixando o histórico um pouco de lado e pensando no futuro, 2020 promete. Isso porque pesquisas mostram a possibilidade de este ano ser aquele em que o mundo verá a quebra da barreira dos cinquenta por cento do todo das compras no varejo: algo nunca antes visto no mercado.

Outros dois dados que mostram, na prática, o cenário positivo de 2020 para o mercado online são:

  • mais de 1/4 da população brasileira fará compras por meio da internet neste ano;
  • as vendas por meio de sites e aplicativos de lojas devem dobrar nos próximos 5 anos.

Como abrir um e-commerce?

A seguir, tenha o passo a passo que explica como abrir um e-commerce.

Faça um planejamento prévio

Levando em consideração que mais de 60% das lojas virtuais fecham em menos de um ano e que já existe uma alta competitividade no ambiente online, é imprescindível saber aonde se quer chegar, como fazer para chegar lá e em que pé seu projeto está. Por isso, é necessário elaborar um planejamento detalhado. Na prática, um plano de ação dentro do Excel pode ser um ótimo primeiro passo!

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Analise o seu segmento

Já existem muitos autores e especialistas que indicam a estratégia de cauda longa. Na prática, essa linha de raciocínio entende que nichar o mercado da forma mais específica possível aumenta a eficiência de qualquer estratégia.

Para entender mais sobre o assunto, existem algumas obras literárias disponíveis. Alguns exemplos são:

  • A Cauda Longa – A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados​, Chris Anderson, editora Campus;
  • ​O livro da decisão, Doralice Xavier De Lima, Mikael Krogerus e Roman Tschappeler, editora Best Business;
  • As Armas da Persuasão, Robert Cialdini, editora Sextante;
  • A nova revolução industrial​, Chris Anderson, editora Campus.

Uma boa alternativa é estudar sobre o tema, analisar o segmento escolhido para posicionar sua loja virtual e entender quais são as forças e fraquezas do seu projeto.

Atente à legislação

Há muito sendo discutido a respeito do ambiente online. Um exemplo prático é a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — que regulamenta e protege os dados dos usuários. Levando em consideração que seu e-commerce utilizará dados para segmentar e executar estratégias de marketing e vendas e que existem diretrizes específicas para operação em cada segmento, é imprescindível entender as regras do jogo. 

Quais erros são comuns durante o processo?

Como visto, a maior parte das lojas virtuais é cancelada antes mesmo de completar seus 365 dias. Isso acontece porque muitos empreendedores e entusiastas do ambiente online negligenciam etapas importantes do processo de lançamento de um e-commerce.

Alguns não criam um planejamento sólido, outros sequer analisam os concorrentes e suas forças e fraquezas, e ainda existe o grupo que lança uma loja virtual em um momento em que não há real oportunidade de mercado — o que eleva o custo de aquisição por cliente, piora a logística e resulta em um investimento perdido.

Por isso, é imprescindível seguir os passos citados e contar com o apoio de profissionais especializados que catalisem o processo de lançamento. Apenas dessa forma, seu projeto não cometerá os erros que tantos outros praticam.

Agora que você já tem as principais informações sobre como abrir um e-commerce, chegou o momento de entender como deixar todo o processo um pouco mais automatizado. Para isso, escrevemos um artigo sobre o tema que ajudará muito. Garanta a leitura!

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