fbpx

Como otimizar custos logísticos? Veja 5 dicas imperdíveis!

Uma gestão de custos logísticos eficiente é fundamental para qualquer empresa conquistar bons resultados, mantendo-se financeiramente saudável. Afinal, trata-se de um processo que abrange todas as aplicações referentes às tarefas logísticas do negócio, como estoque e armazenagem, frete, embalagem, processamento de pedidos etc.

Para muitos empreendedores e gestores, organizar essa atividade de forma a garantir o alcance de objetivos e metas pode ser um grande desafio. Se esse é o seu caso, continue lendo este conteúdo e confira algumas dicas práticas que preparamos.

1. Faça o mapeamento dos processos

Todos as etapas da atividade logística têm os seus riscos de erros. Por esse motivo, em cada uma que for analisada, busque encontrar os principais pontos de melhorias e as falhas que precisam ser corrigidas. Esse mapeamento de processos contribui para diminuir os desperdícios, aumentar a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos logísticos.

2. Reduza os níveis de estoque

Os estoques ajudam a assegurar que toda demanda originária das vendas seja cumprida. Porém, eles também representam um alto volume de capital de giro parado, provocando custo com compras, manutenção dos itens etc.

Sendo assim, para mitigar os custos, observe a constituição do estoque e veja quais medidas podem ser tomadas para a redução. Só tome cuidado para não diminuir demais a quantidade de mercadorias e afetar a sua disponibilidade, ocasionando a perda de vendas e de consumidores.

3. Preveja a demanda

A previsão da demanda pode ser feita com base nas informações do setor comercial, como estudo do comportamento do mercado, histórico de vendas e giro dos itens do estoque. Ao cruzar esses dados, fica mais fácil fazer estimativas das principais necessidades dos clientes para os próximos períodos e estruturar a compra de novos produtos.

Dessa forma, a composição do estoque do negócio passa a se fundamentar na sua situação atual, impedindo problemas como excessos, faltas e desperdícios, o que vai impactar os custos logísticos e operacionais.

4. Utilize a metodologia ABC

A curva ABC é um método de avaliação do estoque que classifica os produtos por relevância, conforme a influência que as vendas geram no faturamento, no lucro e no giro da empresa. Esse processo pode ser feito por meio da divisão dos itens da seguinte forma:

  • grupo A: abrange as mercadorias com maior valor agregado, o que promove um bom faturamento, alta lucratividade e giro médio;
  • grupo B: é representado pelos principais produtos do negócio, que apresentam uma maior taxa de vendas e com valores mais acessíveis do que o primeiro grupo. Devido ao giro recorrente, são responsáveis pela maior parte do faturamento, lucros não tão elevados, mas satisfatórios;
  • grupo C: é caracterizado pelos itens menos vendidos, mas que podem ser usados para atender à demanda de alguns consumidores. O giro, o faturamento e os lucros gerados são baixos.

Com essa separação, fica mais simples entender a composição mais adequada do estoque, evitar problemas e reduzir custos.

5. Invista em formas alternativas de entrega

Dependendo das características da entrega (por exemplo, baixo volume de produtos a serem entregues), pode ser mais econômico recorrer a uma opção diferente de frete, como bikes, motos, veículo menor, entre outras. Essa também é uma estratégia inteligente para diminuir os custos logísticos.

Por fim, outra prática necessária é contar com a tecnologia nesse setor. Por meio de um sistema ERP, é possível ter uma gestão mais precisa e integrada do negócio, levando a benefícios como troca automática das informações, equilíbrio dos níveis de estoque, automatização dos processos e demais aspectos capazes de otimizar os custos logísticos.

Quer conhecer um pouco mais da importância da tecnologia para a empresa? Então, aproveite sua visita ao blog e saiba como otimizar a operação logística por meio de sistemas ERP.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.