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Qual é a importância da gestão de qualidade no negócio? Entenda!

Fazer um controle efetivo dos produtos que serão disponibilizados no mercado é fundamental para garantir a segurança e satisfação dos consumidores. Sendo assim, uma estratégia importante para que isso aconteça é contar com uma boa gestão de qualidade.

Isso porque se trata do processo que promove a adoção de uma visão completa das operações do negócio, por meio de ações ligadas à gestão de pessoas, informações e finanças, o que permite um aprimoramento dos produtos e serviços, aumentando a confiabilidade do que é entregue ao público, além de atender às expectativas desses clientes. Quer entender melhor como funciona essa ferramenta? Então, continue a sua leitura!

Qual a importância da gestão de qualidade no negócio?

Manter uma gestão de qualidade eficaz na empresa pode proporcionar uma série de vantagens. A seguir, confira as principais!

Padronização dos produtos

Uma das finalidades da gestão de qualidade é assegurar o padrão de excelência aos produtos. Nesse caso, o intuito é impedir que sejam comercializadas mercadorias diferentes e fora do padrão. Dessa forma, a estratégia garante o cuidado desde a compra da matéria-prima até a entrega ao cliente, com o fito de impedir inconsistências.

Diminuição dos custos

A gestão de qualidade também afeta de forma direta o gerenciamento financeiro, que passa a ter um melhor desempenho, gerando resultados positivos. Isso ocorre pelo fato da sua capacidade de promover um melhor controle de custos, além de um planejamento preciso do fluxo de caixa. Com isso, também há um aumento nos lucros do negócio.

Aumento da produtividade

Por meio de processos bem definidos, a produtividade aumenta de forma considerável. Afinal, todos os colaboradores saberão como agir, bem como as falhas tendem a diminuir. Assim, a suspensão de atividades, retrabalhos e desperdícios na produção deixam de fazer parte da rotina. Então, a companhia passa a produzir mais, com o tempo otimizado e custo reduzido, contribuindo para o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Implementação de boas práticas

Com a implementação de um bom sistema de gestão de qualidade é importante seguir as melhores práticas do mercado, além de padrões internacionais. Dessa forma, a empresa se torna ainda mais competitiva e passa a ter mais valor. Isso ocorre porque ao seguir as normas rígidas de controle, os produtos passam a ter um diferencial competitivo, capaz de torná-lo referência perante os concorrentes.

Controle de processos

A gestão de qualidade possibilita que a equipe saiba lidar melhor com os recursos, além de ter um conhecimento aprofundado sobre os processos. Desse jeito, fica muito mais fácil verificar a produção em tempo real, assegurando que cada entrega esteja dentro dos padrões definidos. Também, existe o aspecto ligado à automatização de processos, que agiliza o cumprimento das atividades e reduz falhas.

Colabora para o desempenho empresarial

Com todos os benefícios já mencionados, não há dúvidas que a gestão de qualidade gera impactos em todo o desempenho da empresa. A tendência é que os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico sejam atingidos. Além disso, fica mais fácil manter um ambiente laboral mais produtivo e harmônico, com processos claros e parâmetros a serem seguidos em cada fase.

Gera satisfação dos clientes

A partir do momento em que os padrões são seguidos corretamente, é possível atender as expectativas dos clientes, principalmente daqueles que já estão fidelizados. Afinal, o público passa a ter confiança de que está comprando sempre o mesmo produto, sem queda na qualidade.

Como implementar a gestão de qualidade?

Para implementar esse tipo de atividade na empresa, é importante seguir alguns passos. A seguir, veja quais são!

Faça o mapeamento dos processos

Para que os processos sejam aprimorados, é preciso conhecê-los. Sendo assim, comece realizando um mapeamento dos procedimentos internos, para que consiga entender a relação deles. Nesse caso, você deve analisar cada setor da empresa, identificar as informações consideradas mais relevantes, quem são as pessoas envolvidas e quais são os recursos necessários para atender toda a operação. Essa compreensão possibilita identificar onde é preciso agir de maneira mais eficiente.

Defina a metodologia mais adequada

Para colocar a gestão de qualidade em prática, é preciso usar metodologias já eficazes no mercado, tendo em vista que já foram testadas e apresentaram bons resultados nas rotinas operacionais. Confira quais podem ser mais úteis para a sua empresa.

  • ciclo PDCA: trata-se da sigla referente aos termos plan, do, check e act, sendo um processo que colabora na criação, execução, acompanhamento e aprimoramento frequente de uma atividade. Por se tratar de um ciclo, ele não tem fim, o que significa que assim que um finaliza, outro deve começar;
  • análise SWOT: tem a finalidade de estabelecer forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da organização e até do mercado em geral. Por meio dela, fica mais fácil ter uma ideia clara do que deve ser realizado;
  • diagrama de Ishikawa: também chamado de diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe, é muito usado para detectar os motivos de problemas específicos;
  • diagrama de pareto: trata-se de uma ferramenta gráfica que ajuda a estabelecer a principal causa de um problema, mostrando sua frequência na operação para, assim, contê-lo de forma mais breve possível.

Realize mudanças controladas

Por meio da identificação dos problemas e das soluções estipuladas, é a hora de promover as alterações. No entanto, é preciso ter cuidado, já que é necessário evitar realizar mudanças bruscas que vão mudar tudo de uma hora para a outra.

Sendo assim, opte por fazer mudanças controladas e ordenadas, para que os impactos sejam menores no dia a dia. Esse formato leva, ainda, a uma compreensão maior a respeito do andamento dos processos, além de permitir alinhamentos ao longo do caminho.

Monitore os resultados

Essa etapa é fundamental, tendo em vista que engloba o monitoramento dos resultados no decorrer da implementação das estratégias definidas. Avalie como cada mudança se comporta e entenda os impactos nas operações mapeadas. Também, é a hora ideal para aplicar o ciclo de melhoria contínua, para buscar novas otimizações e padrões de desempenho.

Agora que você já sabe o que é gestão de qualidade, aproveite as dicas apresentadas para aplicá-la de forma efetiva na empresa e, dessa forma, aproveitar de todos os seus benefícios e tornar o negócio mais competitivo.

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