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Qual a importância da embalagem para e-commerce?

Você sabe qual é a importância da embalagem para e-commerce? Vai muito além de garantir que os produtos cheguem intactos e em segurança ao cliente final. Ela ajuda a proporcionar uma boa experiência de compra e a manter um diferencial competitivo no mercado.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para explicar quais são as embalagens mais usadas em vendas nas lojas virtuais e dar dicas de como escolher as mais adequadas ao seu nicho e ao seu público. Confira!

Quais são os principais tipos de embalagem para e-commerce?

Para escolher as melhores embalagens para a sua loja virtual, é necessário conhecer os tipos mais usados. Veja quais são!

Caixa de papelão

É um dos modelos mais comuns de embalagens, principalmente pelo baixo custo e pela versatilidade. Isso porque apresenta vários formatos, que podem ser personalizados para dar um destaque à marca da empresa durante as entregas.

Embalagens laminadas

Esse tipo de embalagem é ideal para quem trabalha com doces e biscoitos, por exemplo. Assim, proporcionam mais elegância e charme aos produtos, bem como asseguram a proteção dos envios feitos pela loja virtual.

Embalagens de madeira

São muito usadas por e-commerce que atuam com a comercialização de hortifrúti e produtos que necessitam de mais cuidados. Entre os seus benefícios, está a possibilidade de o consumidor reaproveitá-las para uso doméstico.

Envelopes de segurança

São embalagens práticas, pequenas e acessíveis, como o plástico-bolha, que protegem itens menores, como livros, bijuterias e CDs.

Sacolas cartonadas

A utilização de sacolas cartonadas é uma boa ideia quando os produtos vendidos são roupas, itens e acessórios que não correm riscos tão elevados de avarias durante o transporte e a entrega.

Embalagens artesanais ou recicláveis

Outra opção são as embalagens feitas com papéis artesanais, com o uso de adereços como fitas e pinturas. A intenção aqui é dar um toque mais personalizado ao envio dos produtos.

Como escolher a melhor embalagem para e-commerce?

Existem alguns aspectos que você precisa observar ao escolher a embalagem para o seu e-commerce. Acompanhe os principais!

Pense nos itens vendidos no e-commerce

Cada produto precisa de um tipo de embalagem capaz de acondicioná-lo bem, a fim de garantir um transporte seguro e sem riscos de o comprador recebê-lo danificado. Assim, já evita prejuízos à reputação da marca e problemas como devolução de mercadoria.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas, uma dica é contar não só com a embalagem, mas com algum papel que proteja as peças. Nesse caso, também pode utilizar caixas cartonadas para proteger as sobras das peças, de forma que não cheguem amassadas para os clientes.

Caso você trabalhe vendendo mercadorias frágeis, não deixe espaços vazios nas caixas, tendo em vista que o produto pode quebrar no decorrer do transporte por causa dos movimentos. Aliás, também é fundamental que a embalagem seja do tamanho apropriado, para evitar avarias.

Avalie o tamanho e o peso da embalagem

Um problema que preocupa a maioria dos empreendedores está ligado ao valor do frete. É uma busca recorrente por estratégias que deixem esse serviço o mais barato possível, já que alguns clientes deixam de comprar na loja virtual devido à taxa cobrada para a entrega dos produtos.

Na hora de calcular a taxa de envio, as transportadoras utilizam dados como o peso e a dimensão da caixa. Dessa forma, é importante analisar os produtos vendidos e verificar maneiras de reduzir os tamanhos e os pesos das embalagens, desde que essa adequação não prejudique a segurança da mercadoria.

Com essa prática, será possível disponibilizar valores e envios mais baratos e acessíveis para os clientes, que não terão mais esse problema no momento de concluir as compras.

Verifique a segurança da embalagem

Outro ponto a analisar no momento de escolher a embalagem para e-commerce é a segurança dos itens. Esse fator merece ainda mais atenção quando se trata de produtos mais sensíveis, como peças de vidro, porcelana ou produtos eletrônicos.

Leve em conta que, quase sempre, as mercadorias percorrem muitos quilômetros até chegarem ao seu destino. Além disso, passam por manuseio de funcionários, esteiras automáticas ou mesmo por mais de um veículo de transporte. Portanto, é essencial investir em embalagens seguras e que resistam a todas essas etapas do processo de entrega.

Aposte na proteção

Como dissemos, as embalagens precisam ser seguras. Ainda que as embalagens personalizadas sejam mais resistentes, é necessário ter cuidado para que os produtos não fiquem pequenos e soltos dentro das caixas.

Para evitar esse problema, você pode investir em plástico-bolha, papéis picados ou almofadas de ar, por exemplo. Verifique qual se enquadra melhor com o item vendido e com as embalagens usadas pelo seu e-commerce.

Considere a possibilidade de personalização

Por meio da personalização, você pode colocar a identidade da sua marca na embalagem. É uma ação simples de marketing, mas que promove mais impacto e proporciona uma melhor experiência aos clientes.

Nesse caso, a dica é inserir as características da sua empresa na embalagem, como um slogan marcante e etiquetas com a logo. Isso vai tornar seu e-commerce único e contribuir para fidelizar clientes.

Invista na sustentabilidade

A confecção de embalagens pode ser uma grande fonte geradora de resíduos, o que gera impactos negativos ao meio ambiente. Por esse motivo, para ajudar a preservar o ecossistema e melhorar o posicionamento da marca no mercado, uma dica é escolher embalagens sustentáveis.

Nesse caso, você pode trocar embalagens de plástico e de isopor, por exemplo, por alternativas biodegradáveis e recicláveis. É o caso de papel kraft, almofada de ar de papel, caixa de papelão, entre outras.

Também vale a pena trabalhar com embalagens que os clientes possam reutilizar e, assim, evitar o descarte de recursos. Além de tornar seu e-commerce mais sustentável, é uma forma de agregar valor aos itens ofertados aos clientes.

Agora que você entende a importância da embalagem para e-commerce e como escolher as mais adequadas de acordo com os produtos vendidos, basta colocar nossas dicas em prática. Assim, vai garantir que os itens cheguem de forma segura e atrativa para os consumidores.

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