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5 dicas de ouro para otimizar o processo de entrega de e-commerce

O Brasil bateu recorde em 2020 com mais de 1,3 milhão de lojas online, o que mostra como o mercado está competitivo no ambiente virtual. Nesse contexto, é fundamental adotar estratégias eficazes para proporcionar a melhor experiência possível aos clientes, satisfazê-los e fidelizá-los. Uma delas consiste em otimizar o processo de entrega do e-commerce.

Quer melhorar esse serviço na sua loja para entregar os produtos no tempo certo e, assim, evitar possíveis transtornos? Então leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!

1. Faça um bom gerenciamento de estoque

O sistema da loja virtual deve sempre apontar a realidade do status atual do estoque. Por esse motivo, todo o processo logístico e o da cadeia de suprimentos precisam estar alinhados.

Vamos supor que há um produto em falta no estoque, mas que se encontra disponível para o cliente na plataforma, com possibilidade de ser comprado. Seria um problema que poderia causar a perda do consumidor e até mesmo prejudicar a reputação da marca no mercado. Então, fique de olho nisso!

2. Tenha mais de uma alternativa

Outra forma de melhorar a entrega de e-commerce é disponibilizar várias opções. Por exemplo:

  • transportadoras: que não apresentam restrições em relação ao peso e à quantidade de mercadorias;
  • Correios: que são mais conhecidos pelos consumidores, o que gera confiança, além de terem um processo transparente graças à possibilidade de rastreamento da entrega;
  • motoboy ou imóvel da própria loja: que propicia uma entrega mais rápida e o remetente consegue controlar melhor o percurso até o destinatário;
  • retirada em pontos físicos: caso não tenha uma loja física para isso, a dica é fazer parceria com outros empreendedores para garantir um local onde os clientes possam pegar seus produtos.

3. Ofereça a possibilidade de rastreio

Ter que esperar pelo produto depois de fechar a compra costuma deixar o comprador ansioso e com muitas expectativas para receber seu pedido. Portanto, disponibilizar o código para rastreamento do item se torna um diferencial no atendimento.

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Essa simples ação gera certa segurança e tranquilidade ao longo da espera, considerando que a pessoa poderá acompanhar todo o trajeto até a chegada em sua casa.

4. Cumpra o prazo prometido

Outra dica para otimizar a entrega de e-commerce é determinar um prazo realista. Tenha em mente que esse tempo depende dos processos relacionados à cadeia de suprimentos e, por esse motivo, é essencial criar uma estratégia de logística alinhada com a realidade do negócio.

Analise qual é o prazo de que precisa para garantir que a mercadoria chegue às mãos do cliente, suprindo as expectativas dele. Se você atrasar, só vai deixá-lo frustrado e sem confiança para comprar da sua empresa novamente.

5. Utilize um sistema ERP

Ao contar com o auxílio de um ERP para loja virtual, você terá vantagens que vão otimizar seu serviço de entrega, principalmente porque a solução ajuda no gerenciamento de estoque, controle de pedidos, redução de desperdícios, entre outros procedimentos.

O WM10 pode ser o diferencial nesse sentido, pois se trata de um sistema com informação em tempo real e que oferece relatórios gerenciais precisos e inteligentes. Sendo assim, é a escolha ideal para quem busca por um controle integral do seu negócio, além de contar com informações minuciosas para definir as melhores estratégias para a empresa.

Agora que você entende como é possível otimizar a entrega de e-commerce, implemente essas dicas para deixar seus clientes satisfeitos com o serviço, melhorar a reputação da marca no mercado e fechar mais vendas.

Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita para saber também quais são os tipos de e-commerce e as particularidades de cada um!

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