5 dicas de ouro para otimizar o processo de entrega de e-commerce
O Brasil bateu recorde em 2020 com mais de 1,3 milhão de lojas online, o que mostra como o mercado está competitivo no ambiente virtual. Nesse contexto, é fundamental adotar estratégias eficazes para proporcionar a melhor experiência possível aos clientes, satisfazê-los e fidelizá-los. Uma delas consiste em otimizar o processo de entrega do e-commerce.
Quer melhorar esse serviço na sua loja para entregar os produtos no tempo certo e, assim, evitar possíveis transtornos? Então leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!
1. Faça um bom gerenciamento de estoque
O sistema da loja virtual deve sempre apontar a realidade do status atual do estoque. Por esse motivo, todo o processo logístico e o da cadeia de suprimentos precisam estar alinhados.
Vamos supor que há um produto em falta no estoque, mas que se encontra disponível para o cliente na plataforma, com possibilidade de ser comprado. Seria um problema que poderia causar a perda do consumidor e até mesmo prejudicar a reputação da marca no mercado. Então, fique de olho nisso!
2. Tenha mais de uma alternativa
Outra forma de melhorar a entrega de e-commerce é disponibilizar várias opções. Por exemplo:
- transportadoras: que não apresentam restrições em relação ao peso e à quantidade de mercadorias;
- Correios: que são mais conhecidos pelos consumidores, o que gera confiança, além de terem um processo transparente graças à possibilidade de rastreamento da entrega;
- motoboy ou imóvel da própria loja: que propicia uma entrega mais rápida e o remetente consegue controlar melhor o percurso até o destinatário;
- retirada em pontos físicos: caso não tenha uma loja física para isso, a dica é fazer parceria com outros empreendedores para garantir um local onde os clientes possam pegar seus produtos.
3. Ofereça a possibilidade de rastreio
Ter que esperar pelo produto depois de fechar a compra costuma deixar o comprador ansioso e com muitas expectativas para receber seu pedido. Portanto, disponibilizar o código para rastreamento do item se torna um diferencial no atendimento.
Essa simples ação gera certa segurança e tranquilidade ao longo da espera, considerando que a pessoa poderá acompanhar todo o trajeto até a chegada em sua casa.
4. Cumpra o prazo prometido
Outra dica para otimizar a entrega de e-commerce é determinar um prazo realista. Tenha em mente que esse tempo depende dos processos relacionados à cadeia de suprimentos e, por esse motivo, é essencial criar uma estratégia de logística alinhada com a realidade do negócio.
Analise qual é o prazo de que precisa para garantir que a mercadoria chegue às mãos do cliente, suprindo as expectativas dele. Se você atrasar, só vai deixá-lo frustrado e sem confiança para comprar da sua empresa novamente.
5. Utilize um sistema ERP
Ao contar com o auxílio de um ERP para loja virtual, você terá vantagens que vão otimizar seu serviço de entrega, principalmente porque a solução ajuda no gerenciamento de estoque, controle de pedidos, redução de desperdícios, entre outros procedimentos.
O WM10 pode ser o diferencial nesse sentido, pois se trata de um sistema com informação em tempo real e que oferece relatórios gerenciais precisos e inteligentes. Sendo assim, é a escolha ideal para quem busca por um controle integral do seu negócio, além de contar com informações minuciosas para definir as melhores estratégias para a empresa.
Agora que você entende como é possível otimizar a entrega de e-commerce, implemente essas dicas para deixar seus clientes satisfeitos com o serviço, melhorar a reputação da marca no mercado e fechar mais vendas.
Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita para saber também quais são os tipos de e-commerce e as particularidades de cada um!