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10 passos para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual - WM10 10 passos para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual - WM10

10 passos para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

Quem não sonha em aparecer nas primeiras posições do Google quando o cliente busca por referências em determinados produtos e serviços, não é mesmo? Pois saiba que isso é possível apenas melhorando o tráfego orgânico do seu negócio, já que se trata do conjunto de visitas que um site ou blog recebe de maneira espontânea, sem utilizar anúncios pagos.

Sendo assim, essa é uma estratégia fundamental para as lojas virtuais, tendo em vista que por meio dela é possível utilizar os canais digitais adequados, melhorar o relacionamento com o público, captar clientes e aumentar os lucros. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas do que pode ser feito nesse sentido. Acompanhe!

1. Defina quem é a persona

Antes de tudo é preciso definir qual é a persona do negócio. Isso porque se trata do perfil de cliente ideal para a empresa, representando de maneira clara as principais características do público-alvo — por exemplo, problemas, idade, gênero, gostos pessoais, entre outros.

Isso vai ajudar na produção de materiais ricos direcionados a esse consumidor, elevando as possibilidades dele visitar o site de forma espontânea, já que deve conseguir ofertar algo que atenda adequadamente às suas necessidades quando for pesquisar por algum tema relacionado no Google.

2. Otimize o site

Outra dica é criar um blog dentro do site, já que ele possibilita a publicação de conteúdos que sejam do interesse do usuário e que fazem com que ele acesse naturalmente o site da empresa.

Entre as principais vantagens do blog estão:

  • gera autoridade digital para o estabelecimento;
  • aproxima a marca do público e permite uma melhor interação com ele;
  • simplifica o processo de venda dos produtos e serviços, já que por ele o público conhece melhor a marca;
  • proporciona dinamismo no site e frequentes atualizações.

Dessa forma, essa é uma ótima opção para atrair visitantes para a página de maneira espontânea, ou seja, de forma orgânica.

3. Aposte no marketing de conteúdo

O conteúdo é um meio essencial para alavancar o tráfego orgânico da loja virtual. Por intermédio do estudo de palavras-chave, um bom layout, conteúdos interessantes, entre outros, mais pessoas podem encontrar o site.

A maneira mais tradicional de desenvolver esses conteúdos é elaborando o próprio blog e postando, assim, novidades e matérias relacionadas ao nicho de mercado com o máximo de frequência possível.

4. Publique conteúdos relevantes

No momento de produzir conteúdo é essencial que ele tenha qualidade e seja informativo para o público. Desse jeito, será possível se posicionar como referência no ramo de atuação, o que resulta em mais acesso e, consequentemente, mais vendas.

É preciso ressaltar que produzir materiais focados apenas em vender pode afastar os potenciais clientes da sua página, então não inclua esse tipo de conteúdo com muita frequência nas suas pautas.

5. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são canais estratégicos fundamentais para a comunicação com os usuários e para o aumento do tráfego orgânico. Essa é umas das principais ações para que seja possível fortalecer a presença digital da sua empresa. Afinal, a conquista de seguidores aumenta a chance de que conheçam a sua marca e compartilhem os conteúdos disponíveis em seus canais.

Inclusive, alinhando as redes sociais a um bom conteúdo, fica mais fácil desenvolver uma estratégia que eleva as chances de vendas. Nesse caso, você pode divulgar novidades, promoções, eventos, diferenciais dos produtos e serviços, entre outros.

6. Invista em novos formatos de conteúdo

É muito importante que as informações disponibilizadas por você no site e no blog da empresa sejam de relevância, mas isso não quer dizer que ele tenha que ser distribuído em um único formato. Sendo assim, o recomendado é que você busque publicar os materiais em diversos modelos, como infográfico, blog post, vídeo, e-book, apresentação em slides, podcasts, entre outros.

Nesse caso, o importante é que esses conteúdos sejam publicados em canais que realmente gerem tráfego orgânico.

7. Atente-se à escolha das palavras-chave

As palavras-chave são indispensáveis para gerar e impulsionar o tráfego orgânico nos canais digitais. Por este motivo, antes de produzir conteúdo é necessário que se tenha um estudo a respeito dos termos que terão maior performance na busca e que vão contribuir para o aumento do número de visitas em seu site.

8. Aplique a otimização de SEO

Por meio de uma boa aplicação de SEO, que representa a otimização para mecanismos de busca, é possível adotar diversas práticas que, quando aplicadas, ajudam a página a conquistar um melhor ranqueamento na web.

Entre elas, estão:

  • palavras-chave: pesquise os termos mais procurados no Google e que tenham a ver com o ramo de atuação da loja virtual e produza conteúdo útil em cima de cada uma delas;
  • links internos: insira links dentro dos conteúdos do seu blog sempre que possível, indicando para outros artigos relacionados — dessa forma, o usuário pode permanecer por mais tempo no site e conhecer melhor sobre a marca e o que ela tem a oferecer;
  • título e descrição: elabore títulos chamativos e que não passem despercebidos para os artigos do seu blog — a descrição que vai abaixo do link também é relevante e, nesse caso, deve ser chamativa e curta.

9. Trabalhe o engajamento

Como já foi dito, as redes sociais são poderosas ferramentas para elevar o tráfego orgânico da sua loja virtual. Isso porque elas possibilitam um contato mais próximo com a persona e uma interação direta.

Sendo assim, invista no engajamento por meio de reposts e comentários no Instagram e no Facebook, por exemplo, além de desafios no Tik Tok, entre outros. Nesse caso, é importante usar as novas publicações do seu blog incentivando o usuário a acessá-las.

Mas é importante ter em mente que é preciso conhecer bem a rede social e desenvolver materiais conforme o foco e as características de cada uma delas. 

10. Invista em e-mail marketing

Construir uma relação sólida com os usuários que acessam o seu conteúdo é uma excelente forma de transformar simples visitantes em leads e, posteriormente, clientes. Com isso, o e-mail marketing é um dos melhores canais para estimular o interesse das pessoas por meio do oferecimento de informações interessantes.

Além disso, uma lista de e-mails simplifica o encaminhamento de visita para os materiais do que apenas com promoção em redes.

Agora que você entendeu o que é tráfego orgânico e sua importância para a loja virtual, não espere mais para colocar as estratégias apresentadas em prática, estimular o interesse do público pela marca, captar e fidelizar clientes, se tornar referência no nicho de mercado e, assim, conquistar melhores resultados.

Gostou deste artigo? Então aproveite a sua visita no blog para conhecer 4 ideias de como parar de vender no marketplace!