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Descubra a importância do ERP para integração no marketplace

As compras online têm ganhado cada vez mais a preferência dos consumidores. Sendo assim, é importante contar com estratégias eficazes como forma de tornar os processos mais práticos, rápidos e seguros. Também é preciso ter e mente a necessidade de tornar as atividades otimizadas e mais leves, independentemente das operações, que podem estar ligadas aos canais de comunicação, vendas ou entregas.

Então, contar com um ERP para integração no marketplace pode ser a melhor ideia. Isso porque, ao contar com boas ferramentas, é possível vender de forma menos burocrática, bem como ampliar o mercado de atuação da marca. Quer saber a importância de usar o ERP? Então, continue a leitura!

Como funciona o ERP para integração no marketplace?

O ERP (Enterprise Resource Planning) se trata de um sistema de gestão integrado. É um recurso desenvolvido com a finalidade de automatizar e simplificar todas as tarefas diárias presentes na empresa, além de ser responsável por realizar a integração de todos os departamentos do negócio.

Por meio dele, é possível ter uma visão mais ampla de todas as atividades do dia a dia e de eventuais erros que podem acontecer, o que permite ao gestor um maior conhecimento dos processos executados e, com isso, tomar decisões mais estratégias que vão contribuir com o crescimento do negócio.

Com o ERP, você pode realizar a integração dos mais variados canais de venda e tornar as operações menos complicadas, o que vai reduzir falhas, aumentar as chances de venda, propiciar um melhor atendimento e entregas mais rápidas.

É uma solução relevante, já que engloba os serviços executados em todas as áreas, conectando estoque, venda, emissão de notas fiscais, envios, entre outros.

Quais são as vantagens dessa integração?

Ao integrar o ERP ao marketplace, é possível ter uma ajuda para expandir a empresa online. Nesse caso, todos os dados são integrados, com informações financeiras, de estoque, vendas e demais, o que evita diversos erros manuais.

Ao receber um pedido, esses dados são inseridos no sistema de forma automática, impedindo que uma venda seja perdida, além de conferir mais rapidez às operações. Mesmo com o aumento da demanda virtual, é possível realizar um atendimento ágil, eficaz e com qualidade.

Ao optar pela integração promovida pelo ERP, a loja virtual adquire inúmeros benefícios, já que processos básicos vão se tornar automáticos. Outro ponto é que a precificação será padronizada, o estoque integrado e o faturamento dos pedidos serão acompanhados, além da eliminação do registro de informações manuais.

Com um controle de estoque eficiente, também é possível evitar vendas duplicadas, além do recebimento de alertas quando houver baixa de determinados produtos. Dessa forma, a conciliação de vendas se torna mais simples, tendo um controle maior do financeiro e fiscal.

Uma questão essencial do auxílio de um ERP é ter um monitoramento preciso da empresa, por meio de dados e métricas acessíveis que podem ser usadas na elaboração de estratégias de crescimento do negócio.

É importante ressaltar que um marketplace administra diversos recursos eficientes com a geração de vendas, anúncios, ofertas e outros, o que leva ao entendimento que alguns fatores importantes precisam ser gerenciados pelos empreendedores com a contribuição de um ERP. Confira alguns deles!

Comissões pagas aos marketplaces

É essencial controlar todas as entradas e saídas do caixa, inclusive o montante ligado às comissões, de maneira que, a cada produto vendido no marketplace, o gestor tenha a compreensão de qual é o valor bruto arrecadado na venda, quando será repassado para o marketplace pelos serviços prestados e o valor líquido que será recebido pelo próprio e-commerce.

Prazos de pagamento

Os marketplaces precisam de um tempo para realizar o pagamento dos pedidos, que podem variar entre 2 e 45 dias, na maioria dos casos, depois da postagem ou entrega do item. Então, o planejamento precisa ser realizado dessa maneira para assegurar que a entrega seja feita com segurança e, assim, finalizar a venda. Aqui, um bom ERP é essencial para esse controle.

Mensalidades e valores mínimos

Dependendo da política desenvolvida pelo marketplace, ele poderá cobrar não só a comissão, mas, também, uma mensalidade do empreendedor. Geralmente, essa característica é criada pelas plataformas mais segmentadas ou menores.

Intermediadores de pagamentos

Certas plataformas de marketplaces separam as comissões de demais taxas cobradas por instituições de pagamentos, que têm a função de intermediar as transações financeiras feitas entre consumidores e lojistas.

Nesse tipo de situação, o empreendedor deve ter atenção pelo fato de que, além de administrar o valor da comissão que vai para o marketplace, também vai precisar gerenciar o montante retirado para os intermediadores financeiros e, assim, entender a quantia líquida que receberá.

Fretes

O marketplace emite vários pedidos de venda por dia e, pela alta quantidade de transações feitas, muitas vezes, existe um contrato fechado com transportadoras com o intuito de conseguir valores mais atrativos. Gerenciar esse aspecto também é importante, e o ERP pode contribuir nesse processo. Não só pela questão de pagamento, mas, também, nas datas de entrega e demais problemas que possam ocorrer.

Anúncios online

Além de expor os itens no marketplace, o empreendedor tem a opção de investir em anúncios para divulgar seus produtos e, com isso, gerar mais tráfego em sua página. Ou, também, pagar ao marketplace para receber pelos anúncios que estão na publicação de suas mercadorias. São estratégias adequadas para elevar as vendas e dar mais visibilidade ao e-commerce.

Outros serviços

Pode ser que o empreendedor tenha outros serviços ofertados pelo marketplace para gerenciar, como ajuda com cadastro de produtos. Todas essas atividades precisam de uma gestão assertiva, que somente um ERP pode executar, evitando erros que afetam negativamente os lucros ou fechamento de caixa. Isso vai assegurar que a empresa se torne escalável e mais competitiva.

Conseguiu entender a importância de contar com um ERP para integração no marketplace? Contar com essas ferramentas é importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados, otimizar processos e, com isso, aumentar a chance de alcançar melhores resultados e as chances de expansão do negócio.

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