fbpx

4 principais formas de envio no e-commerce e como escolher

Conhecer as principais formas de envio dos produtos e como realizar a melhor escolha é fundamental para o sucesso do e-commerce. Isso porque, se trata de uma estratégia que vai influenciar diretamente na construção da imagem do negócio, experiência de compra e fidelização dos clientes.

Afinal, a expectativa dos consumidores, bem como da empresa, é que os itens cheguem dentro do prazo acordado, com as embalagens em perfeitas condições e longe dos riscos de danos e extravios, e uma escolha errada pode colocar tudo isso a perder. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar as principais opções de envio e como realizar a melhor escolha. Confira!

1. Correios

Trata-se de uma forma de envio que pode ser usada tanto para quem está no início da sua loja virtual, bem como para quem já possui um fluxo maior de entregas. Isso ocorre pelo fato dos Correios serem uma empresa que tem a capacidade de atender todo o território nacional, desde pessoas físicas até empresas de grande porte.

Entre as suas vantagens, está a de ser uma operação simples, além do oferecimento de um sistema de rastreamento que permite um controle efetivo e comunicação acessível tanto para o vendedor quanto para o comprador. Além disso, dependendo da quantidade de entregas, é possível fazer um contrato com os Correios para economizar no valor unitário das entregas e disponibilizar mais vantagens para os consumidores.

No entanto, é preciso estar atento a todas as exigências determinadas pela empresa, por exemplo, os produtos não serem perecíveis, inflamáveis, tóxicos, entre outros.

2. Transportadoras

Atualmente é possível encontrar no mercado várias transportadoras especializadas em entregas para o e-commerce. Nesse caso, o ideal é procurar por uma empresa que esteja alinhada com o seu ramo de atuação e o tipo de mercadoria vendida. Entre os principais benefícios das transportadoras está a redução de custos e a melhoria no tempo de entrega os produtos.

3. Frete personalizado

Para quem tem um negócio local, a oferta de um frete personalizado pode ser uma alternativa interessante. Nesse tipo de situação, é possível usar o próprio veículo (bicicleta, moto, carro, entre outros) para realizar a entrega dos pedidos.

Para isso, basta combinar um horário com os clientes. Então, avalie com cuidados e entenda se essa forma de entrega vai proporcionar um bom custo-benefício para a sua loja.

4. Retirada

Caso tenha uma loja física, disponibilizar esse ponto para retirada também é uma boa opção. Além de ser uma medida para diminuir os custos de logística, contribui para o fornecimento de uma melhor experiência aos clientes, se tornando um diferencial competitivo.

Agora que você conhece as principais formas de envio no e-commerce, você deve avaliar quais se adequam melhor ao modelo do seu negócio e produtos comercializados e o custo-benefício. Além disso, pense na possibilidade de disponibilizar mais de um meio de entrega, já que quanto maior for o número de alternativas para os clientes, mais competitivo será o seu negócio.

Gostou do artigo? Então, que tal seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das nossas publicações sobre outros assuntos? Estamos no Facebook e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.