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Os principais passos sobre como definir uma política de devolução para sua loja virtual

A devolução de produtos é algo comum nos e-commerce. Então, é importante aplicar uma estratégia que torne o processo tranquilo e descomplicado, com foco em manter um bom relacionamento com os clientes, aumentar as conversões, melhorar a imagem do negócio etc. Estamos falando da política de devolução, um documento com todas as informações sobre as condições para o comprador devolver ou trocar mercadorias na loja virtual.

Pensando nisso, criamos este artigo para dar dicas de como estruturar uma boa política de devolução e contornar esse problema da melhor forma possível. Confira!

Elabore um texto claro e objetivo

Com as regras da loja virtual estabelecidas, é preciso elaborar um texto transparente para informar os consumidores. Para isso, use uma linguagem acessível e explique de modo direto todas as questões envolvidas na devolução ou troca de itens na empresa.

Nesse sentido, você pode dividir o texto em tópicos e dar ênfase nas principais informações, ou montar um formato de perguntas e respostas. Isso vai ajudar o cliente a encontrar a resposta de que precisa com mais facilidade.

Tenha um fluxo logístico bem estruturado

Outro ponto relevante é definir um prazo de troca e devolução que assegure o tempo suficiente para que a loja possa receber o produto e enviar um novo item dentro da data definida.

Também é necessário pensar a respeito da melhor maneira de retornar essa mercadoria para a loja, por meio de contrato com transportadoras, Correios, motoboy etc. O ideal é entender qual a alternativa mais pertinente para melhorar o fluxo logístico da empresa.

Defina normas com base na legislação

É indispensável compreender as leis que versam sobre os processos de troca e devolução em um e-commerce. Por exemplo, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no caso de devolução por defeito, dentro do prazo de 30 dias corridos, o cliente pode escolher entre a substituição da mercadoria por outra da mesma espécie ou o reembolso do valor pago.

Já na devolução por arrependimento, o cliente tem 7 dias corridos para pedir o retorno do item. Aqui, o ressarcimento do valor pago deve ser imediato e integral, realizado no momento em que o produto devolvido for recebido.

Exponha o texto entre colaboradores e consumidores

Os consumidores devem ter acesso facilitado à política de devolução da loja virtual. Assim, eles podem esclarecer dúvidas e alinhar suas expectativas quanto ao processo implementado pela empresa, o que tende a deixá-los mais confiantes para fecharem a compra.

Nesse caso, você pode inserir o texto em locais estratégicos, como no rodapé do site da loja, na página de perguntas frequentes (o famoso FAQ), nas páginas de produtos, entre outros. Aqui, o foco é deixar as informações disponíveis e à vista de quem precisar encontrá-las.

Agora que você já sabe a importância da política de devolução e como implementá-la na loja virtual, não se esqueça de prestar atenção às principais exigências legais. Dessa forma, vai evitar problemas com clientes, bem como demandas judiciais.

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