fbpx

Controle orçamentário: o que você precisa saber sobre o tema

Para que a empresa consiga manter um crescimento sustentável, é fundamental estar atento à saúde financeira do negócio para garantir a sua competitividade e manutenção do mercado. Para isso, é indispensável contar com um controle orçamentário efetivo, já que se trata do processo que busca organizar o negócio financeiramente, por meio do monitoramento e de um plano bem elaborado.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar quais são as fases de um bom controle orçamentário, suas vantagens e como o ERP pode contribuir nesse processo. Confira!

Quais são as etapas do controle orçamentário?

Existem algumas etapas que devem ser consideradas no momento de realizar um bom controle orçamentário eficaz. Veja a seguir quais são e entenda a importância da sua aplicabilidade para o sucesso dessa estratégia.

Previsão

Nessa etapa, é feito um levantamento dos históricos de resultados da empresa e das suas projeções, com a finalidade de conseguir mais assertividade em relação à situação de todo o negócio e das demandas em específico que necessitam de um orçamento.

Realização

É a fase de materialização prática do orçamento previsto no gerenciamento da empresa e seus projetos.

Acompanhamento

Trata-se do processo de monitoramento das ações que foram implementadas e do alcance das metas e objetivos financeiros da organização.

Revisão

Tem a finalidade de garantir que todas as fases anteriores tenham sido executadas de acordo com o planejamento e que foram realizadas as correções dos erros, quando houver necessidade.

Quais são os seus principais benefícios?

A realização de um controle orçamentário eficiente pode proporcionar uma série de benefícios para a gestão da empresa. Entre os principais estão:

  • suporte ao gerenciamento financeiro e fornecimento de informações que podem ser usadas como base para tomadas de decisões mais acertadas;
  • identificação e correção rápida de desvios;
  • elaboração e fortalecimento de um cultura organizacional de planejamento;
  • avaliação de riscos;
  • análise dos aspectos que englobam projetos e diferentes setores da companhia;
  • melhora do alinhamento das áreas da empresa no que se refere às suas atividades;
  • visão clara e objetiva das metas em observância à otimização dos recursos;
  • aproximação dos responsáveis pelos orçamentos, o que promove um alinhamento cada vez mais uniforme de objetivos, pretensões e ações etc.

Como realizar o controle orçamentário por meio do ERP?

Contar com uma solução tecnológica pode contribuir bastante para o controle do orçamento. Isso porque, é possível contar com a facilidade de reunir as informações em um único lugar. Mas, também, pelo fato da ferramenta ser capaz de automatizar etapas e processos que podem simplificar o trabalho dos integrantes da equipe.

Além disso, ajuda na minimização de custos do negócio, torna a gestão financeira mais descomplicada, aumenta o controle e a precisão do fluxo financeiro da companhia, bem como mostra com clareza quais são os gargalos que podem causar prejuízos e apresenta caminhos para conquistar maior competitividade e lucratividade.

Afinal, o ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, que integra e registra as informações dos mais variados setores, como o orçamentário, contábil e administrativo, elaborando as condições adequadas para que a tomada de decisão seja a mais correta possível e para que os processos sejam aperfeiçoados.

Por meio da integração e tratamentos dos dados, a solução disponibiliza à empresa um modelo eficaz de estruturação, otimização dos processos e distribuição dos recursos. Isso ocorre pelo fato da ferramenta oferecer aos gestores uma visão detalhada a respeito da empresa.

Alguns sistemas de ERP, são desenvolvidos em módulos, identificando diversos departamentos do negócio e integrando-os com os demais. Por exemplo, ao colocar um lançamento no módulo de compras, ele também vai aparecer no orçamentário.

Isso gera uma melhora no processo e evita a ocorrência de divergências, tendo em vista que acaba com a necessidade de colocar as mesmas informações em dois locais diferentes. Além disso, a integralização dos módulos permite melhor controle em caso de inclusões e ajustes, levando em conta que as informações trafegam na ferramenta em tempo real.

Quais são as principais funcionalidades da gestão orçamentária no ERP?

A gestão orçamentária corresponde ao conhecimento aprofundado entre o que foi planejado e o que foi alcançado em relação aos resultados financeiros da empresa. Isso engloba um controle rigoroso e efetivo de:

  • definição do orçamento;
  • antecipação dos gastos;
  • estratégia de controle das despesas.

Esse processo se torna essencial para qualquer modelo de negócio, considerando que não há como aumentar os resultados da companhia sem a devida gestão.

Para que tudo seja feito de forma precisa, o fluxo de caixa precisa ser considerado, bem como o orçamento mensal e anual. Além disso, é necessário contar com informações confiáveis.

Como escolher o ERP ideal?

Para escolher o ERP ideal para as necessidades da sua empresa e, assim, consiga alcançar todas as vantagens que a ferramenta pode proporcionar, é essencial observar alguns aspectos que vão além do seu preço. Entre eles, podemos apontar:

  • funcionalidades do sistema;
  • possibilita de customização;
  • simplicidade de implementação e de operações;
  • reputação do fornecedor;
  • qualidade do suporte técnico;
  • tecnologia utilizada;
  • custo-benefício, entre outros.

Além das características mencionadas, o mais adequado é contar com uma ferramenta que permita a integração entre os módulos, tendo em vista que isso impede esforços desprendidos com o lançamento duplicado de dados, além de elevar a velocidade e a confiabilidade de todas as informações.

Outro ponto importante que deve ser considerado é a questão da mobilidade e praticidade no acesso aos dados só sistema, para que possam ser acessadas por dispositivos móveis, a qualquer hora e de qualquer lugar por pessoas autorizadas.

Agora que você entendeu melhor o que é a gestão orçamentária, quais são suas etapas, principais vantagens e a importância de contar com um bom ERP para otimizar os processos, reduzir erros, minimizar custos e demais benefícios para o processo, você pode contar com uma ferramenta como o WM1O — um sistema de informação em tempo real com relatórios gerenciais inteligentes e que contribui para a gestão do negócio e alcance de resultados mais satisfatórios!

Quer conhecer melhor sobre as soluções oferecidas pela nossa empresa? Então, entre em contato agora mesmo para conversar com um especialista e esclarecer as suas principais dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.