fbpx

Confira 5 relatórios gerenciais mais importantes para o seu negócio

Basicamente, os relatórios gerenciais são documentos gerados para obter informações relevantes sobre uma empresa, de acordo com os seus objetivos. Assim, é possível ter uma visão geral do desempenho do negócio, além de identificar a produtividade de cada profissional. 

São ferramentas poderosas para a gestão de uma empresa, pois permitem que as decisões sejam tomadas a partir de dados e não de “achismos” — erro comum de muitos gestores —, o que traz resultados muito melhores. 

Para ajudá-lo nessa missão, a seguir, listamos os principais relatórios gerenciais para lojas físicas e virtuais e, ainda, explicamos as vantagens de obtê-los. Continue a leitura para conferir! 

1. Financeiro 

O relatório financeiro detalha o balanço geral das finanças de um negócio: contas a receber e a pagar, orçamentos, fluxo de caixa, entre outros. É um dos documentos mais importantes e utilizados pelas empresas, visto que permite um planejamento mais eficiente das despesas, deixando também a gestão mais transparente. 

2. Controle 

O relatório gerencial de controle traz informações de determinados aspectos internos da empresa. Geralmente, é utilizado para o controle de materiais no estoque, de desperdícios de insumos e do desempenho dos processos. 

Ademais, também é uma ferramenta de supervisão das metas, mostrando quais delas foram ou não cumpridas em cada setor da empresa.

3. Crescimento 

Os relatórios gerenciais de crescimento mostram informações sobre o desenvolvimento do negócio. Com isso, o gestor consegue comparar os resultados por período, como o de patrimônio, o de número de vendas, o de mix de produtos, o de satisfação de clientes etc., para entender se a empresa está correspondendo às expectativas, de acordo com o planejamento e as metas. 

4. Vendas 

O relatório de vendas não serve apenas para acompanhar os resultados das vendas em um determinado período, mas também para fazer projeções para o futuro, baseando-se na média de lucro. 

Esse documento deve abranger diversos fatores: produtos, clientes, vendedores, valores, período das vendas e, até mesmo, as formas de pagamento. Com esses dados em mãos, o gestor pode comparar os números e entender a produtividade da empresa de forma geral e também a de sua equipe em relação ao cumprimento das metas estabelecidas.

Além disso, é uma forma de estudar o mercado e descobrir as datas sazonais para se preparar melhor nesses períodos. 

5. Fluxo de caixa 

O relatório de fluxo de caixa, normalmente, integra o financeiro e indica as entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período. Ele é um dos mais importantes de um negócio, já que indica quais devem ser os próximos passos do gestor a respeito dos investimentos e da arrecadação de fundos. 

Vale ressaltar, portanto, que os relatórios gerenciais são fundamentais para as tomadas de decisões estratégicas e, consequentemente, para melhorar os resultados. O não acompanhamento correto dessas informações pode trazer uma série de consequências negativas, como menor produtividade dos colaboradores, gastos excessivos, problemas no controle de estoque, entre muitas outras.

Este artigo foi útil? Mais um relatório essencial para uma empresa e que não foi citado em nossa lista é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Leia o post em que explicamos sua importância e sua estrutura. Até lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.