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Confira 5 estratégias de vendas online para usar em seu negócio

Com a expansão do acesso à internet por diferentes perfis de consumidor, aplicar estratégias de vendas online eficientes é fundamental para o desenvolvimento do negócio, tendo em vista que, por meio delas, é possível usufruir de vários benefícios, como visibilidade, aumento da captação e da fidelização dos clientes, melhora da taxa de conversão, entre outros.

No entanto, para alcançar melhores resultados, é preciso conhecer as principais práticas, como funcionam e identificar aquelas que mais se enquadram na sua empresa. Para ajudarmos você nesse processo, elaboramos este conteúdo. Acompanhe!

1. Funil de vendas

O Inbound Marketing vai permitir que você consiga entender a jornada de compra do cliente, já que sua finalidade é direcionar o marketing adequado a cada etapa do funil (topo, meio e fundo), por meio do mapeamento e da identificação do que os potenciais consumidores estão buscando, quando estão interessados em comprar, entre outras informações.

Por exemplo, vamos supor que você atue no nicho de carros novos e seminovos. Primeiro, é preciso focar as pessoas que estão no topo do funil e que talvez estejam pensando sobre trocar de veículo. Nessa etapa, você pode transmitir informações sobre os benefícios de comprar um carro novo.

Após, quando ele estiver no meio do funil, você pode apresentar as diferenças, as vantagens e as desvantagens em comprar um carro novo e comprar um carro usado. Também pode mostrar diferentes acessórios adicionais.

Por fim, no fundo do funil, você pode mostrar opções dos veículos mais adequados à condição do comprador, bem como as suas características e os preços. Assim, em vez de se relacionar somente com as pessoas que querem realizar a compra, você também conseguirá reter indivíduos que, no futuro, poderão ter interesse em fechar negócio.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que pode ser aplicada tanto para a captação de novos clientes quanto para a retenção das pessoas que já são clientes da empresa. Por meio deles, é possível criar landing pages atrativas e que disponibilizam conteúdos relevantes, por exemplo, infográficos e e-books, sendo necessário apenas o cadastro do e-mail.

Nos casos em que você já tiver uma base de contatos, é possível usá-la para estabelecer uma relação mais próxima com os clientes, enviar promoções personalizadas, entre outras ações.

3. Up-Selling e Cross-Seling

São práticas muito utilizadas nos e-commerces:

  •  Up-Selling: trata-se da proposta ao cliente de um upgrade no item adquirido, por exemplo, oferecendo um modelo com mais funcionalidades. Nesse caso, é preciso conhecer o produto a fundo para propor uma versão aprimorada, e não algo diferente daquilo que é interesse do comprador;
  • Cross-Selling: é o ato de oferecer um produto relacionado ao de interesse do cliente, complementando a sua escolha principal.

Entre as vantagens da aplicação dessas estratégias, está a possibilidade de elevar o ticket médio da empresa.

4. Social mídia

É uma maneira de divulgar os produtos e serviços da empresa por um ótimo custo-benefício, já que é possível investir o montante que esteja adequado ao orçamento do negócio.

Você pode utilizar vários canais, como site, blog ou publicações pagas para aumentar a visibilidade da marca, oferecer conteúdos interessantes para os usuários, apresentar ofertas e manter um relacionamento mais próximo com os clientes.

5. Anúncios online

Os anúncios online, como os disponíveis no Facebook ou no Instagram, também representam uma ótima oportunidade para o negócio, tendo em vista que, por meio deles, é possível gerar uma maior exposição para a marca, aumentar o seu alcance e, consequentemente, conquistar um número maior de vendas. Porém, é preciso ter alguns cuidados, como planejar o valor que será investido, monitorar os resultados e desenvolver campanhas criativas.

Agora que você conhece as principais estratégias de vendas online, é fundamental identificar as mais adequadas à situação atual do negócio, criar um bom planejamento e, assim, usufruir de todos os benefícios e alcançar melhores resultados.

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