fbpx

PIX para e-commerce: por que usar esse novo método de pagamento?

Você sabe quais são as vantagens do PIX para e-commerce? Trata-se de uma forma de pagamento desenvolvida pelo Banco Central, que se tornou uma realidade no Brasil desde outubro de 2020, em que os valores são transferidos de uma conta para a outra em poucos segundos, 24 horas por dia. Devido à sua segurança e à praticidade, já alcançou o cadastro de milhões de chaves, o que representa todo o seu potencial.

É importante ressaltar que outras modalidades de pagamentos, como TED e DOC, ainda continuam na atividade. Além disso, o PIX é gratuito para pessoa física, mas pode ser cobrado para pessoas jurídicas.

Quer entender como o e-commerce pode se beneficiar das funcionalidades proporcionadas pelo PIX? Então, continue a sua leitura!

Melhora o planejamento financeiro da loja virtual

Pelo fato de as transações feitas pelo PIX acontecerem de forma instantânea, em torno de 10 segundos, essa pode ser vista como uma grande vantagem para o comerciante, levando em conta que as outras modalidades de pagamento costumam demorar algumas horas ou dias para que a transação seja finalizada. Isso permite um melhor controle de entradas no caixa e a elaboração de um planejamento eficiente.

Potencializa as vendas

Com a criação do PIX, os clientes que não têm acesso ao cartão de débito também poderão comprar online utilizando o saldo disponível em suas contas.

Sendo assim, essa nova ferramenta pode ser considerada uma nova oportunidade para o aumento de consumo daqueles que, muitas vezes, deixam de adquirir algo por não terem dinheiro em mãos, o que gera resultados bastante positivos quando o assunto é aumento das vendas.

Reduz os custos

Para o comerciante, o PIX é uma forma de pagamento mais barata que os cartões de crédito e débito, por exemplo, que sofrem a incidência de taxas no seu uso. Além disso, é possível receber de uma maneira mais simples, utilizando somente o QR Code, o que também minimiza os custos.

Permite pagamentos a qualquer hora do dia

O pagamento realizado por intermédio do PIX não depende do horário comercial das instituições financeiras para ser processado, já que ele é aprovado instantaneamente utilizando o saldo de sua conta. O interessante é que as transações podem acontecer a qualquer hora do dia, independentemente de ser final de semana ou feriado, e a compra será confirmada na mesma hora.

Agiliza as entregas

O PIX para e-commerce oferece outra vantagem que é agilizar a entrega dos itens comprados pelos clientes de forma online, afinal, com ele, a confirmação do pagamento é mais rápida do que com outros formatos, como o boleto, que pode levar até três dias úteis para ser processado.

Então, essa compensação permite que o início do processo de envio das mercadorias aconteça com rapidez, proporcionando uma melhor experiência ao público.

Como se pode perceber, o PIX para e-commerce pode ser visto como uma nova oportunidade para a elaboração de um planejamento financeiro e para a otimização das estratégias do negócio, gerando uma série de vantagens importantes para o desenvolvimento da loja virtual.

Achou este conteúdo interessante e acha que outras pessoas também precisam conhecer melhor sobre o assunto? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.