fbpx

O que é BPO financeiro e quais as vantagens para o negócio?

Você sabe o que é BPO financeiro? Essa é uma excelente alternativa para empreendedores que buscam manter as finanças do seu negócio sob controle e, ainda, ter tempo suficiente para focar nas atividades principais da empresa, assegurando o alcance de melhores resultados e, consequentemente, aumento da competitividade para conquistar um lugar de destaque no segmento.

Quer entender melhor o que é, como funciona e quais as vantagens desse serviço especializado? Então, continue a leitura!

O que é e como funciona o BPO financeiro?

BPO é um termo em inglês, que significa Business Process Outsourcing, que traduzido para o português quer dizer “terceirização de processos de negócio”. Ou seja, além do financeiro, outras áreas da organização podem ter o auxílio do BPO, como jurídico, RH, entre outros.

Por meio da contratação desse serviço, o empreendedor consegue alcançar maior rapidez e controle nas tarefas contábeis, além de adquirir uma visão mais abrangente do negócio.

Quais as principais diferenças entre BPO, consultoria e assessoria?

Esses conceitos podem ser confundidos por várias pessoas. Sendo assim, é importante esclarecer suas diferenças e entender os impactos de cada um na empresa.

BPO financeiro

É responsável pela terceirização do modelo de negócio, pela estrutura financeira, cultural e física do negócio. Ou seja, a cultura tende a sofrer alterações quando o BPO é realizado, tornando a companhia mais disciplinada.

Consultoria

Está mais ligada ao aconselhamento, solução de problemas e decisões a serem tomadas. Assim, o consultor atua como uma espécie de bússola do negócio, que dá um norte aos empreendedores e gestores.

Assessoria

É uma ajuda técnica, geralmente acompanhada de um projeto determinado da implementação até a conclusão, atuando dentro desse projeto. Contudo, não há grandes responsabilidades na tomada de decisão.

Quais são as vantagens do BPO para o negócio?

A aplicação do BPO pode proporcionar uma série de benefícios para a empresa. A seguir, confira os principais!

Eficiência e produtividade

Contar com o serviço de BPO financeiro pode ocasionar em mais eficiência e produtividade pelo fato de as tarefas serem realizadas por profissionais qualificados em finanças empresariais. Ao retirar essa responsabilidade da rotina dos gestores e demais colaboradores, eles podem focar nos serviços principais do negócio e dedicar mais tempo para realizá-los com qualidade.

Segurança das informações

Uma das finalidades do BPO financeiro é manter a saúde do negócio para assegurar que ele sobreviva. Com um profissional qualificado cuidado do setor, vai ocorrer total dedicação às atividades do setor e, consequentemente, maior assertividade nas tomadas de decisões.

Considerando que o BPO financeiro sempre tem como base dados precisos e concretos, fica mais fácil ter uma visão ampla e segura na hora de investir ou reduzir custos.

Análise estratégica

Além de contar com uma análise mais detalhada dos números, a estratégia também passa a ter maior importância no dia a dia da empresa. Isso ocorre pelo fato de que o investimento em BPO financeiro reduz parte da burocracia, para assim se dedicar a outras questões relevantes, por exemplo, geração de novos negócios.

Segurança financeira

Também é possível contar com uma estrutura financeira que proporcione mais segurança para a continuidade da empresa. Ainda, há um prestador de serviço cuidando de forma exclusiva da contabilidade e finanças do negócio, o que evita erros graves e que podem gerar sérios prejuízos.

Esse tipo de serviço também pode envolver uma estruturação financeira que permite o desenvolvimento de um planejamento de minimização de custos, tornando a companhia mais sustentável.

Solução de problemas

Como já foi dito, a redução de falhas é uma das vantagens do BPO financeiro. Muitas empresas acabam sobrecarregando seus colaboradores, e pela falta de tempo para executar diversas funções, os erros passam a fazer parte do dia a dia.

Quando uma empresa opta por investir em BPO financeiro, ela entrega uma parte significativa de suas atividades, grande parte burocrática, para um time de especialistas que vão assumir o controle da situação.

A partir disso, os processos são administrados com maior cuidado, por quem entende do assunto e tem o conhecimento necessário para prever e identificar problemas, bem como criar medidas para resolvê-los.

Ou seja, esse foco maior nos processos financeiros por parte dos colaboradores terceirizados, reduz as possibilidades de erros e permite a criação de planos e estratégias para o alcance de resultados mais satisfatórios.

Aumento da competitividade

Com um fluxo de caixa mais bem gerenciado, bem como investimentos e controle das finanças de uma maneira geral, a vantagem competitiva é outra consequência das mudanças propiciadas pelo BPO financeiro.

Entre os fatores que levam a esse diferencial, está o da empresa terceirizada não somente organizar melhor as finanças do negócio, mas, também, auxiliar no investimento de novos negócios que elevem as possibilidades de crescimento da companhia.

Como contratar uma solução de BPO financeiro para a empresa?

Diversas soluções de BPO financeiro podem ser encontradas no mercado. Sendo assim, é fundamental analisar a rotina e demandas da empresa e, com isso, identificar qual é o parceiro ideal para responder de forma mais apropriada as necessidades do negócio, realizando um serviço completo e seguro.

Ter cuidado ao fazer essa escolha é importante, no entanto, também é necessário que você permita a integração do prestador de serviços para que ele compreenda a fundo a realidade financeira da organização, dentro das suas responsabilidades e atividades a serem executadas.

Além de pesquisar bem a respeito da empresa terceirizada, é importante verificar se conta com tecnologias e ferramentas que vão otimizar os processos a serem executados, por exemplo, o WM 10 é um sistema com informações em tempo real, que disponibiliza relatórios gerenciais inteligentes, que vão colaborar para a gestão da empresa de forma confiável e rápida, independentemente do porte da organização.

Agora que você entende o que é BPO financeiro e como funciona, essa pode ser uma ótima oportunidade para implementá-lo na sua empresa e, assim, usufruir de vários benefícios que vão tornar o negócio muito mais competitivo, saudável e com maiores chances de expansão.

Quer conhecer melhor sobre o WM 10, suas funcionalidades e diferenciais para o seu negócio? Então, entre em contato agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.