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Venda consignada

Venda consignada: explore essa tática!

A venda consignada é um acordo no qual as mercadorias de uma pessoa são deixadas na posse de um terceiro autorizado para vender. Normalmente, quem enviou os produtos recebe uma porcentagem da receita da venda, que às vezes pode ser grande, bem como uma comissão.

As ofertas de consignação ocorrem em uma variedade de mercadorias, como obras de arte, roupas, acessórios e livros. Alguns tipos de vendas no varejo podem ser vistos como uma forma especial de consignação em que os produtores confiam nesses estabelecimentos para vender seus produtos aos consumidores.

O principal motivo para o crescimento desse modelo de negócio é o aumento do faturamento, além de ampliar a visibilidade e expandir o público-alvo de uma empresa, beneficiando ambas as partes. Neste post, você vai entender como funciona a venda consignada, quando pode ser utilizada, quais as suas vantagens e as melhores estratégias. Confira!

Modelo de negócio

Basicamente, uma pessoa ou empresa que deseja vender um item em consignação o entrega a um estabelecimento comercial ou a um terceiro para fazer a venda em seu nome. Antes que o terceiro tome posse do bem, é preciso estabelecer um acordo com relação à divisão de receita quando o produto for vendido.

A maioria das lojas de consignação disponibiliza tabelas de taxas padrão que indicam a porcentagem do preço de venda que é pago à loja e a porcentagem que vai para o vendedor. No entanto, algumas empresas estão dispostas a negociar, principalmente para itens menos acessíveis, como obras de arte, que oferecem maior potencial de lucro.

Uma venda consignada geralmente fica em vigor por um tempo determinado. Após esse período, se os produtos não forem comercializados, as mercadorias serão devolvidas ao proprietário. Vale destacar que alguns estabelecimentos oferecem aos produtores uma prorrogação com o objetivo de aumentar a oportunidade de venda.

Um bom exemplo é quando um artista escolhe uma galeria para mostrar suas obras de arte e vendê-las. A galeria pode ou não cobrar do profissional uma taxa pelo espaço da parede, mas provavelmente vai solicitar uma comissão sobre a venda de qualquer obra exposta, que geralmente é incorporada ao preço.

Benefícios da venda consignada

A venda consignada é uma excelente opção para pessoas ou empresas que não tenham um espaço físico para comercializar seus produtos. Outro fator que beneficia essa prática é a economia de tempo, uma vez que as taxas de consignação são um pequeno preço a pagar para colocar seu trabalho nas mãos de outra pessoa.

Para a loja, uma vantagem é que ela pagará apenas pelas mercadorias vendidas. Além disso, se o vendedor conhecer o produto profundamente, poderá encontrar um comprador mais rápido, aumentando assim sua participação na receita. Isso levaria a um aumento das vendas e maior participação de mercado.

E as desvantagens?

Considerando que a loja que está repassando o produto não enfrenta nenhum risco monetário, existe a possibilidade de ela não se empenhar tanto para promover as vendas. Além disso, se o estabelecimento tiver má reputação em um determinado mercado, isso pode prejudicar a saída da mercadoria e até mesmo o nome do produtor.

É importante levar em conta que, se o produto tiver a possibilidade de deterioração e não vender rápido, a loja de consignação poderá ter que comprar todos os itens.

Estratégias para vendas consignadas

Se você pretende melhorar seu faturamento, optar pela venda consignada é uma excelente estratégia, já que os riscos são menores em comparação com outros modelos de negócio. Contudo, para não ter estoque parado, é importante seguir algumas dicas. Por exemplo:

Faça uma seleção rigorosa

Não é conveniente distribuir seus produtos para muitas empresas com o propósito de ganhar mais dinheiro. Como no começo os custos para suprir o estoque inicial das lojas são maiores, busque estabelecimentos que mais se identificam com o público-alvo do seu produto.

Para ajudar na seleção, é essencial ir até os estabelecimentos comerciais pessoalmente para aumentar a sua credibilidade e a confiança em relação o seu produto. Inclusive, nesse momento aproveite para conhecer o perfil do consumidor do local e verificar se combina com a sua proposta.

Elabore um contrato

Ao desenvolver uma venda consignada, é fundamental fazer um contrato entre fornecedor e comerciante como um instrumento de segurança para as duas partes. No documento, aponte as condições e porcentagens das vendas.

Registre todas as atividades

Desde a entrega dos produtos na loja até a venda dos itens, todas as atividades devem ser devidamente registradas. Isso otimiza o seu controle financeiro, além de ser fundamental para manter o negócio funcionando da melhor maneira possível.

Mesmo registrando tudo de maneira correta os números não batem? Refaça as contas e confira os tickets de entrada e saída. Nessas situações, investir em um sistema para controle de vendas consignadas é uma excelente maneira de administrar seus estoques e evitar possíveis dores de cabeça.

Agora que você entende melhor a estratégia de venda consignada, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos para você gerenciar seu negócio com total controle. Basta acessar nosso site e começar agora mesmo!

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