fbpx
Controle de comissão

Controle de comissão: o que considerar ao definir a comissão de vendas?

Comissão de vendas é o percentual de remuneração destinado ao vendedor por uma venda realizada. Já reparou como essa gratificação pode ser uma ferramenta eficaz para incentivar o seu time? Somente por meio da motivação seus colaboradores conseguirão bater suas metas e atender os clientes com excelência. Isso mostra a importância de você ter um bom controle de comissão.

O ânimo para bater metas, vender mais ou ultrapassar limites deve estar presente em qualquer profissional, e esse trabalho de incentivo deve ser realizado inclusive em relação aos seus melhores funcionários.

Sabendo do papel da comissão de vendas na motivação de uma equipe, preparamos este post que traz alguns fatores que devemos considerar na hora de pensar nessa retribuição. Sabe o que deve ser levado em conta ao fazer o controle das comissões? Confira este artigo!

O faturamento da empresa

A comissão por faturamento é calculada em cima da receita bruta da empresa, ou seja, sem abater os custos. Esse tipo de comissão tem um alto poder de incentivar a equipe e garantir os ganhos da companhia. Muitas empresas determinam um valor de faturamento que deverá ser alcançado para considerar a comissão a ser paga.

Ficou difícil o entendimento? Vamos a um exemplo: imagine que, se a empresa vender o equivalente a R$ 50 mil, o vendedor tenha uma gratificação de 0,5%, mas, se a empresa bater um valor de vendas de R$ 70 mil, a comissão do vendedor seja de 1%. Percebe como seus funcionários vão batalhar para conseguir alcançar o montante que você espera?

Necessidade de venda

Está preocupado com equipamentos que estão parados no depósito por um longo período ou com aquele produto perecível que está com os dias contados? As comissões podem ajudar a não levar prejuízos com a obsolescência de produtos!

Por isso, crie uma gratificação especial para esses produtos específicos. Um lucro menor sobre esses produtos será melhor que um prejuízo! Com esse tipo de ação você consegue fazer a renovação do seu estoque, evitando grandes perdas, principalmente, com produtos e serviços influenciados pela sazonalidade.

Vendas à vista

Se o momento da sua empresa é uma situação de dívidas recentes com seus fornecedores ou de necessidade de amortização de outras despesas no curto prazo, essa pode ser uma ferramenta útil para aumentar o seu caixa.

Por isso, você pode criar uma gratificação temporária para as vendas a vista. Entretanto, seja cuidadoso com o valor da comissão e com o tempo de duração dessa ação. E não se esqueça de pensar na quitação das suas dívidas futuras!

Desempenho dos vendedores

Por que não criar uma disputa saudável entre os membros da sua equipe? Tal situação pode causar um aumento do desempenho dos vendedores. Dê prêmios àqueles que mais fecharam contratos, aos que tiveram maior evolução de vendas, aos mais alinhados com a missão da empresa, enfim, há inúmeras possibilidades.

O controle de comissão deve ser bem feito. É importante criar um plano de pagamentos das comissões e definir os prazos de atuação. A tecnologia, por meio de softwares, pode ajudar muito nessa organização.

Este conteúdo foi útil? Então saiba mais sobre como a tecnologia pode ajudar a alavancar seu negócio lendo o nosso artigo sobre ERP (Entreprise Resource Planning).

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Os comentários estão fechados.