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Pronta-entrega ou encomenda: qual a melhor opção para a sua loja virtual?

Quem tem loja virtual pode ficar na dúvida se o melhor para o negócio é trabalhar com pronta-entrega ou encomenda. A primeira opção oferece o envio imediato do produto. Já na segunda, o cliente escolhe o item desejado e espera o tempo previsto para o envio.

Definir essa questão é muito importante para você manter um controle de estoque efetivo e evitar problemas durante as vendas e as entregas dos produtos. Afinal, atrasos e outros transtornos podem afetar o relacionamento com o público e a lucratividade do e-commerce.

Pensando nisso, fizemos este artigo para mostrar alguns pontos que você deve considerar antes de decidir entre pronta-entrega e encomenda. Confira!

Previsibilidade de demanda

Nas vendas feitas por encomenda, não é necessário ter estoque dos produtos. Ainda assim, a reserva de insumos precisa ser apropriada para o negócio ganhar tempo e manter o fluxo de pedidos, sem deixar de ter condições de fabricar o item por falta de matéria-prima.

Isso também gera uma economia de espaço e dispensa a necessidade de gastar com aluguel de balcão para armazenar os produtos. Além disso, evita que os itens fiquem parados no estoque.

Risco de inadimplência

As vendas com pronta-entrega não trazem risco de inadimplência, já que o produto é enviado só depois da confirmação de pagamento. Na opção por encomenda, existe o risco de não receber pelo item fabricado. Sendo assim, o ideal é solicitar 50% do valor para iniciar a produção da mercadoria e entregar somente após a quitação.

Prazo de entrega tolerado pelo cliente

O prazo é um aspecto relevante na pronta-entrega, tendo em vista que o cliente não precisa esperar a chegada do item na loja ou a sua fabricação para que seja enviado. Isso contribui para a fidelização do consumidor.

No caso da encomenda, existe um tempo maior para que a mercadoria chegue ao seu destino, o que pode ser um fator negativo. Por outro lado, permite que o comprador tenha acesso a um produto personalizado, por exemplo.

É importante ressaltar que os prazos acordados devem ser cumpridos, considerando que atrasos podem afetar o relacionamento com o cliente e fazer com que ele busque a concorrência.

Necessidade de organização financeira

Os pagamentos de produtos de pronta-entrega são feitos na mesma hora, o que proporciona um giro de caixa maior para a loja virtual. Nas vendas por encomenda, é possível pagar os itens integralmente no momento do pedido, dar parte do valor como sinal e quitar o restante antes da entrega, ou pagar o produto somente no ato da entrega.

Ou seja, o segundo modelo requer uma organização financeira mais efetiva. Sem falar que é necessário arcar com um custo de produção sem ter em mãos o montante total da mercadoria comercializada.

Conseguiu definir se vai apostar em pronta-entrega ou encomenda? Para ajudar na decisão, você pode contar com um sistema ERP, já que apresenta funcionalidades importantes nesse sentido. Oferece, por exemplo, uma previsibilidade de demandas de acordo com as vendas feitas, controle de estoque e liberação de pedidos conforme as compras.

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