fbpx

Sistema ERP: conheça, agora, as principais vantagens e desvantagens!

Para quem tem uma empresa, principalmente aquelas que envolvem diversos processos, muito se fala em sistema ERPEnterprise Resource Planning, que, traduzido para o português, significa “sistemas de gestão empresarial”.

A solução nada mais é do que um software que centraliza dados, recursos e processos de todos os setores da organização (financeiro, logística, contabilidade e por aí vai), de forma a integrar e a otimizar a rotina da organização. O resultado, geralmente, é a potencialização financeira do negócio!

No entanto, muitas dúvidas aparecem no momento de fazer esse investimento. Para tanto, a seguir, vamos mostrar as vantagens e desvantagens do sistema ERP. Continue a leitura para conferir! 

Vantagens 

Redução de custos operacionais 

Um dos principais benefícios de um sistema ERP é, com certeza, a redução de custos e, por consequência, a melhora no desempenho financeiro da empresa. Isso porque há um controle centralizado, com informações mais seguras e organizadas. 

Além disso, alguns processos ficam mais eficientes, como a facilidade e a atualização do acesso aos dados que permitem, por exemplo, que a logística atue com o estoque mínimo, reduzindo perdas e custos com armazenamento de produtos. 

Diminuição de retrabalho 

Quando não há uma centralização de processos e cada equipe tem um tipo de controle, é comum que exista retrabalho em tarefas muitas vezes simples, atrapalhando a produtividade dos colaboradores. Com um sistema ERP, isso não acontece, pois demandas rotineiras da empresa ficam por conta do software e, além disso, todos os dados importantes estão integrados e disponíveis para todos. 

Assim, os profissionais têm acesso a informações unificadas e mais precisas e, claro, têm mais tempo para focar ações estratégicas para a empresa.

Mais fluidez no processo 

Mais uma vantagem do acesso simplificado de dados em tempo real é a possibilidade de o gestor identificar erros e propor melhorias nos processos. Isso auxilia também nas tomadas de decisões. Afinal, com as informações corretas e a seu alcance de maneira fácil, ele consegue dar mais fluidez aos processos, desburocratizando e diminuindo o tempo de tratativa de demandas. 

Melhora na experiência do cliente

Um dos benefícios do sistema ERP em relação ao cliente é o aumento da eficiência dos serviços prestados. Com as informações centralizadas, é mais fácil e rápido resolver problemas, como a troca de um produto, sem correr o risco de cada setor passar uma informação diferente na hora do atendimento. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de usar os dados para propor soluções e estratégias mais assertivas, de acordo com a necessidade do seu público. No fim, tudo isso melhora a experiência do cliente que, normalmente, se torna um promotor do seu negócio. 

Desvantagens 

A principal desvantagem de um sistema de ERP se deve ao momento da implementação. Sabe-se que muitos colaboradores têm dificuldade em receber mudanças até se acostumarem com os novos processos, e o sistema de ERP pode ser um “bicho de sete cabeças” para muitos deles.

Dessa forma, é importante fornecer um treinamento inicial e contínuo para que todos consigam utilizar o software sem dificuldade e de maneira eficiente. 

Como você pôde ver, o sistema ERP tem muito mais vantagens do que desvantagens. Contudo, é fundamental procurar uma boa solução. O WM10, por exemplo, é um sistema com informação em tempo real, que fornece relatórios gerenciais inteligentes e automatização de todos os processos, além de sua implementação ser simplificada! 

Este artigo sobre as vantagens e desvantagens do sistema ERP foi útil? Ficou interessado no sistema WM10? Então, não perca tempo e entre em contato agora mesmo para saber mais sobre a solução e tirar suas dúvidas! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.