fbpx

Afinal, o que eu preciso saber sobre PDV na nota fiscal?

Você sabe qual a relação entre PDV e nota fiscal? Existem diversas ferramentas que podem auxiliar os estabelecimentos durante as vendas e demais atividades que fazem parte do negócio, como controle de estoque e emissão de notas fiscais.

Nesse caso, o PDV pode ser um ótimo aliado para a geração de documentos fiscais, bem como a integração com as tarefas do setor contábil. Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer os principais pontos sobre o assunto. Confira?

O que é PDV?

Também chamado de sistema de frente de caixa, trata-se de um recurso que registra as vendas e emite notas fiscais. Ou seja, é uma ferramenta que ajuda a loja no momento em que o cliente quer fazer uma compra. Além disso, permite:

  • o registro de quantidade, preço e descontos;
  • a identificação do método de pagamento;
  • a integração com setores de contabilidade, finanças e demais.

Assim, é um sistema que processa as compras de maneira que os dados de cada transação sejam integrados desde o estoque até o financeiro. Com isso, é possível automatizar diversos processos e simplificar a gestão integrada para ter sempre informações atualizadas e que vão contribuir para as decisões do negócio.

Qual a importância do PDV?

O PDV exerce um papel relevante, pois atualiza de forma simultânea áreas muito importantes, como estoque, financeiro e contábil. Isso permite que determinados procedimentos deixem de ser manuais, como a gestão e reposição de itens no estoque e a emissão de notas fiscais.

No entanto, para que a ferramenta ajude no gerenciamento comercial, é necessário estar conectada ao ERP. Na prática, o PDV gera o relatório de fechamento do caixa depois de processar as vendas.

Em relação ao ERP integrado, o mecanismo realiza a emissão de outros relatórios significativos (por exemplo, o de faturamento), que vão possibilitar a identificação e a correção de eventuais falhas operacionais.

Qual é o seu papel na emissão de notas fiscais?

É uma das funções mais importantes do PDV, levando em conta que uma boa plataforma permite emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), com agilidade e segurança, por meio do cálculo automático de impostos e da integração com o setor contábil.

Quando feita de modo manual, a emissão de notas fiscais pode ocasionar erros e se tornar um grande problema. No entanto, com um PDV, basta inserir as informações, estabelecer um valor e, com poucos cliques, o documento fiscal é emitido. Automaticamente, ele é enviado ao contador, já que conta com a homologação de:

  • Emissor de Cupom Fiscal (ECF);
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
  • Software de Autenticação e Transmissão de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e).

É importante ter em mente que a emissão de notas fiscais requer atenção, pois qualquer falha no processo pode levar a problemas com a Secretária da Fazenda. Logo, contar com esse tipo de tecnologia ajuda a evitar a aplicação de penalidades que podem ser prejudiciais ao negócio.

Entendeu a relação entre PDV e nota fiscal? O uso desse sistema pode simplificar bastante as diversas atividades da sua loja e, com isso, tornar os processos otimizados. Além disso, vai evitar problemas com o Fisco e com demais órgãos fiscalizadores.

Este artigo foi útil para você? Então, deixe um comentário aqui e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.