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Gatilhos mentais para vendas: quais os principais e como usá-los?

Utilizar os gatilhos mentais para vendas pode ser uma excelente estratégia para as empresas que querem aumentar seu faturamento, serem mais competitivas e se destacarem no mercado. Isso porque eles consistem em informações isoladas que geram reações automáticas nos receptores e, assim, os auxiliam nas decisões de compra.

Trata-se de uma ferramenta bastante aplicada nas ações de marketing, já que ela tem grande potencial de convencer os consumidores da necessidade de adquirirem o produto oferecido pela marca e ficarem satisfeitos com a aquisição.

Quer descobrir quais são os principais gatilhos mentais para vendas? Então, continue a sua leitura!

Autoridade

Nesse caso, é preciso mostrar para o consumidor que a empresa é referência em algo e que os produtos e serviços oferecidos apresentam diferenciais que nenhum concorrente tem. Em outras palavras, é deixar claro que você tem a melhor solução para atender às demandas do seu público.

Mas não vale mentir, certo? O produto realmente precisa cumprir o que promete. Para transmitir essa autoridade, você pode apresentar cases de sucesso e criar conteúdos mostrando que é referência no assunto.

Reciprocidade

Ao oferecer um “agrado” ao cliente em agradecimento por ter escolhido a empresa, as chances de retorno e fidelização são maiores. Por exemplo, ofereça descontos nas próximas compras e disponibilize brindes personalizados e funcionais.

Por meio desse gatilho, é possível fazer com que o consumidor ainda se lembre do estabelecimento mesmo depois de já ter realizado a compra.

Escassez

O gatilho que explora a ideia de escassez é eficiente porque, por meio dele, é possível mostrar ao cliente que o produto, as ofertas e os descontos estão chegando ao fim. Essa estratégia ativa a reação de que a pessoa precisa fazer a compra naquele momento.

Para isso, você pode desenvolver ações de promoção acompanhadas por frases de impacto, como “enquanto durar o estoque” e “últimas unidades”.

Urgência

O gatilho de urgência está ligado ao anterior. Mas enquanto ele retrata de forma específica o tempo que o cliente tem para realizar a compra, o da escassez vai mais em cima da quantidade do produto. Ou seja, nessa estratégia, é preciso fazer a oferta e determinar o período que o comprador terá para aproveitá-la.

Expressões como “apenas hoje” e “últimos minutos” caem muito bem. No caso de um e-commerce, uma ótima sacada é colocar no canto da página um relógio indicando o tempo que falta para a oferta expirar.

Prova social

O intuito da prova social é mostrar ao público algumas pessoas usando os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Como forma de aplicar esse gatilho, é possível mostrar depoimentos dos clientes, firmar parcerias com influenciadores digitais e fazer repost dos seguidores usando os produtos/serviços.

Avaliações do Google, opiniões dos sites de reclamações, redes sociais, comentários no site, entre outros recursos são provas relevantes para esse tipo de gatilho.

Compromisso e coerência

Aqui, existe um esforço para que as partes pareçam coerentes com suas palavras e seus atos. Por exemplo, um compromisso firmado por meio da assinatura de newsletter gera um relacionamento mais próximo entre a marca e seus clientes.

Antecipação

O objetivo é estimular na persona o desejo de adquirir o produto ou serviço antes de ele começar a ser comercializado. Nesse caso, você deve soltar informações sobre o item, fazer um pré-lançamento ou adotar outras práticas que provoquem esse desejo no potencial consumidor.

Agora que você conhece os principais gatilhos para vendas, é importante ter em mente que eles precisam ser utilizados com critério, já que servem para ajudar o cliente a identificar sua necessidade e para mostrar que a empresa tem a solução de que ele precisa.

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