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5 DE OUTUBRO – COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO - WM10 5 DE OUTUBRO – COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO - WM10

5 DE OUTUBRO – COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

Campanha nacional do SEBRAE e Endeavor que busca incentivar o consumidor a comprar de pequenos negócios e de preferencia próximos a seu domicílio.

Esta experiência só vai surtir efeito se o cliente for bem atendido, se encontrar o que realmente procura e não aquilo que empurram, se o suporte técnico realmente atender sua duvida ou pedido e principalmente se o cliente desejar voltar a loja.

Sim, sucesso em vendas é quando vendemos pela segunda vez para o mesmo cliente, a primeira foi uma experiência mas a segunda é escolha.

Seguem 10 passos importantes para atender bem seus clientes:

1 – Coloque pessoas amáveis, competentes e apaixonadas no atendimento, cliente preferem interagir com vendedores que sorriem. Faça uma pergunta a si mesmo: a primeira impressão do meu negócio é boa? Porque se for ruim, pode ser a última.

2 – Mostre que confia em mim. Se você não confia, eu não vou confiar em você. Algumas lojas permitem a troca sem questionar cupom fiscal, o lojista conhece o produto que vende. Se você confia em mim, eu confiarei em você; e nós podemos construir uma relação.

3 – Remova as barreiras da entrada. Crie uma maneira que ajude as pessoas a fazerem negócios com você mais rápido. Lembre-se cliente gasta tempo escolhendo mas não quer demorar no caixa ou no crediário.

4. Facilite os pagamentos. Uma vez que as pessoas decidem comprar o seu produto ou serviço, facilite o caminho do dinheiro até você. Disponibilize formas de pagamento, incentive a utilização de vales-presente cuide da entrega. Se existe algo pior que uma loja que tenta pegar o meu dinheiro com um produto ruim, é a loja que dificulta o pagamento de algo bom.

5. Tenha um foco, vender de tudo um pouco não atrai clientes. Seja bom em uma coisa, é melhor do que ser mais ou menos em 10 coisas. Meu conselho é focar no produto que você sabe vender.

6. Me venda algo que é de VALOR e não apenas algo que tem um preço. O cliente quer algo que lhe proporcione alegria, seja útil de fato. PROIBA a “empurroterapia” entre os vendedores.

7 – Sempre que possível permita que o cliente teste o produto antes de comprar. Uma vez que você me deixa provar alguma coisa, metade da batalha já foi. Se você me diz que eu preciso comprar para testar, você me perdeu.

8 – Comunique com objetividade. Não omita informações importantes, que venham a exigir do cliente a contratação de serviços/produtos adicionais ou ainda que tipo de problemas podem ocorrer com o uso indevido. A formo como a assistência técnica vai dar suporte é um bom exemplo.

9 – Havendo algum problema, o cliente deve ser o primeiro a saber. Sempre que isso ocorrer apresente soluções, mesmo que seja a devolução do dinheiro. Honestidade cria vinculo, não engane seu cliente ele vai falar sobre isso com muitas pessoas.

10 – Considere todos os influenciadores. Existe uma diferença entre a pessoa que paga por algo e a pessoa que toma a decisão de comprar alguma coisa.. Influenciadores chave podem incluir esposa, irmãos, colegas, parentes, avôs ou filhos. As pessoas compartilham experiências, torne-as agradáveis e elas vão recomendar você.

É isso, a propaganda boca a boca é a melhor forma de divulgar seu negócio. A melhor maneira de me encantar é uma atitude positiva e essa atitude engloba os 10 pontos. Significa que você acredita que o consumidor está correto. Pedido do cliente? Sem problemas. Entrega rápida? Sem problemas. Devolução? Sem problemas.

A matemática pode mostrar que se você fizer isso para todos, você vai ter prejuízo, mas nem todo mundo pedirá esse tratamento. Aliás, poucos pedirão!

Se você é dono de um pequeno negócio, que hoje seja o melhor dia do ano para você. Se você é um cliente, saia e gaste um pouco em pequenos estabelecimentos.