fbpx

Descubra agora o que é preciso e como ter um dropshipping

Você sabe o que é o dropshipping? Essa prática é cada vez mais comum em empresas dos mais variados segmentos e portes, pois contribui para otimizar a performance logística e ajuda no crescimento dos negócios. Por esse motivo, várias empresas praticam e já obtiveram benefícios por meio dessa estratégia.

Imagino que esteja interessado em saber mais sobre esse tema. Por esse motivo, neste conteúdo, explicaremos detalhadamente o que é o dropshipping, qual a importância desse conceito e vamos fornecer dicas que te ajudarão a se dar bem nessa prática. Continue com a gente para saber mais sobre o tema!

O que é a logística?

Antes de abordarmos o que é o dropshipping, é necessário entendermos o que é a logística para que possamos ter uma melhor compreensão em relação ao tema desse conteúdo.

A logística faz referência ao setor empresarial que se encarrega em cuidar da execução do transporte e do armazenamento de mercadorias ou matéria-prima. Esse procedimento vai desde a origem até a entrega de um determinado produto ao consumidor final.

Dessa forma, podemos dizer que o setor ajuda as organizações a atenderem as demandas dos consumidores de forma eficiente e eficaz, aproveitando melhor os recursos disponíveis e alcançando bons resultados.

Esse setor tem importância estratégica para as empresas. Há organizações que têm uma infraestrutura abrangente, com um vasto número de caminhões, armazéns e sistemas. Por outro lado, há também negócios que se especializam em uma ou duas funções do segmento logístico ou mesmo preferem terceirizar todas as atividades pertinentes ao segmento logístico.

Na maioria das vezes, grandes empresas do varejo ou fabricantes contam com um time logístico próprio. Negócios de outros setores, incluindo as organizações que optam pelo dropshipping, preferem terceirizar as funções logísticas.

O que é dropshipping?

O dropshipping faz referência a um modelo operacional na qual o lojista recebe a solicitação do consumidor da loja virtual e repassa a ordem de compra para o fornecedor. Na sequência, a própria empresa fornecedora se encarrega em providenciar um determinado produto e já encaminhá-lo ao cliente.

Dessa maneira, o lojista terá a vantagem de trabalhar sem estoque, ou seja, ele vai atuar apenas como um intermediário no processo de compra. Essa questão acontece porque a entrega e a confecção da embalagem são de responsabilidades do próprio fornecedor.

Quais as vantagens dessa prática?

O dropshipping proporciona um amplo conjunto de aspectos positivos para as empresas. Muitos deles estão relacionados à diminuição de despesas, a oferta e uma maior diversidade de produtos e a flexibilidade nos trabalhos. Abordaremos sobre essas questões com mais detalhes logo na sequência do conteúdo.

Redução de custos

A redução de despesas acontece porque não há a necessidade de fazer o gerenciamento de estoque, contribuindo para a redução dos investimentos iniciais. Além disso, não há gastos relacionados com matéria-prima, mão-de-obra e aluguel de espaços destinados ao armazenamento das mercadorias.

Variedade de produtos

O dropshipping ajuda as empresas a fornecer um catálogo mais abrangente de produtos. Desse modo, torna-se possível ofertar e vender mercadorias das mais diversas categorias.

Com uma maior variedade do catálogo, torna-se possível aproveitar mais oportunidades de vendas e atrair mais clientes.

Flexibilidade

Pelo fato de não ter um estoque físico, não é necessário um local fixo de trabalho. Com isso, você poderá exercer suas atividades em qualquer lugar, desde que esteja com acesso à internet. Muito bom isso, não é mesmo?

Atração de clientes

A sua empresa terá a oportunidade de atrair mais clientes, superando as barreiras geográficas. Essa questão vai ampliar as possibilidades, contribuindo para o crescimento sólido da sua empresa no mercado.

Como ter dropshipping eficiente?

Para implementar o dropshipping de maneira eficiente, é importante dar atenção a alguns aspectos, e entre os principais estão:

  • definir o nicho de mercado: a escolha de um nicho mercadológico vai ajudar no fortalecimento da marca, no direcionamento das ações e na escolha dos produtos a serem disponibilizados;
  • analisar o mercado: essa prática vai te ajudar a se posicionar de maneira assertiva na sua área de atuação e aproveitar as oportunidades;
  • encontrar um bom fornecedor: ao encontrar bons fornecedores torna-se possível disponibilizar bons produtos e oferecer preços competitivos ao cliente – por isso, vale muito a pena estabelecer parcerias e buscar por boas condições com as empresas parceiras;
  • realizar a gestão das finanças: ao ter bom gerenciamento dos recursos financeiros, o seu negócio vai ampliar a capacidade de investimentos e será capaz de continuar as atividades;
  • criar o e-commerce: após seguir os passos anteriores, você estará pronto para criar a sua loja virtual.

Quais os cuidados necessários nesse processo?

Para obter bons resultados no dropshipping, é importante ter alguns cuidados. Primeiramente, em caso de mercadorias com valores superiores a 50 dólares, corre-se o risco de ela ficar presa no posto de destino, podendo gerar despesas extras de até 60% sobre o valor do produto.

Também é importante buscar por fornecedores de confiança e com boa reputação no mercado. Isso porque a empresa fornecedora é que terá controle de todo o estoque até o produto ser entregue ao consumidor final. Nesse contexto, é importante estar atento em relação aos prazos de entrega da empresa fornecedora e ao suporte prestado.

Busque por bons fornecedores e procure se diferenciar no mercado. Isso acontece porque o mercado está bastante competitivo e é fundamental buscar inovar para se destacar em sua área de atuação.

Como é possível perceber, o dropshipping é uma prática que tem ganhado espaço em empresas dos mais variados segmentos e portes. Por esse motivo, procuramos apresentar a você como funciona essa prática e a sua importância para te ajudar a ter conhecimento sobre o tema e beneficiar-se dessa prática.

Nesse contexto, a compreensão do tema, o entendimento dos benefícios e dos cuidados necessários, somados, vão ajudar o seu negócio a implementar o dropshipping de maneira otimizada, contribuindo para o crescimento da sua empresa.

Este conteúdo sobre como ter um dropshipping foi útil? Assine já a nossa newsletter e comece a receber outros conteúdos relevantes, em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.