fbpx

Quais os principais desafios da Logística 4.0? Entenda

A cada dia, a tecnologia desenvolve novas tendências para tornar os processos mais eficientes e ágeis. Entre elas está a Logística 4.0! Pode ser vista como uma evolução da logística tradicional, que usa inovações como ferramentas, softwares, aplicações em nuvem, computadores, entre outros para obter um melhor gerenciamento das atividades e, dessa forma, propiciar ganhos em escala.

Por ser uma estratégia nova, é fundamental conhecer os principais desafios trazidos por ela. Esse conhecimento é necessário para que a empresa entenda como se preparar para essa transformação no segmento e alcançar os melhores resultados.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer quais são esses principais desafios. Confira!

Falta de incentivo à modernização das empresas

Grande parte das companhias passa por problemas relacionados à ausência de estrutura para a inserção dessas tecnologias, por exemplo:

  • o desenvolvimento de uma boa rede de Internet, capaz de atender a migração para um novo nível tecnológico;
  • o uso do Big Data para uma melhor análise de um alto volume de dados;
  • a implementação da Inteligência Artificial;
  • entre outros.

Ausência de conhecimento sobre o assunto

Nem todas as empresas estão familiarizadas com as tendências proporcionadas pela Logística 4.0 e seus benefícios. A falta de incentivos à inovação é um grande problema, principalmente pelo fato de ocasionar o atraso do desenvolvimento do negócio e a perda de competitividade.

Dificuldade para mudança estrutural da empresa

Outro aspecto que deve ser apontado quando falamos dos desafios na Logística 4.0 está ligado à dificuldade de mudança de estrutura na organização. Esse novo conceito sugere a minimização de desperdícios, sendo um deles os grandes estoques na companhia, enquanto procura atuar com uma equipe menor.

Isso ocorre porque, na Logística 4.0, deixa-se de produzir em massa para produzir a quantidade correta sem gerar o acúmulo de itens. Sendo assim, o foco está na customização e em produções enxutas e eficazes para minimizar os custos e manter o caixa saudável.

Custos de implementação

Pelo fato de ainda não existirem muitas linhas de financiamento voltadas diretamente para esse fim, muitas empresas não conseguem dispor do capital necessário para investir nesse novo conceito.

Mudança da cultura organizacional

Outro grande desafio está atrelado à mudança da cultura organizacional. Esse processo não depende somente da inserção de novas tecnologias, mas da aceitação delas no dia a dia, na aceitação dos colaboradores. É algo que pode levar um certo tempo, mas é imprescindível para que as mudanças funcionem.

Baixa qualificação dos funcionários para se adaptar às mudanças

Os altos volumes de dados e a conectividade disponibilizada por essa inovação exigem colaboradores aptos à execução de tarefas que precisam de um maior entendimento, incluindo a análise de informações e atuação integrada com os demais departamentos da empresa, com a finalidade de maximizar o potencial dessas ferramentas.

Conhecer os principais desafios envolvendo a Logística 4.0 é fundamental para preparar a empresa e superá-los. Para isso, é necessário mudar e se adequar às tendências que o mercado impõe, focando processos mais enxutos, investimento em tecnologia e infraestruturas que servirão como grandes colaboradores para a inserção nesse novo conceito.

Agora que entende um pouco mais sobre o assunto, aproveite sua visita no blog para conhecer 4 tendências de inovação no varejo para você apostar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.