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Como realizar a captação de novos clientes? Confira!

A captação de novos clientes é uma iniciativa importante para qualquer empresa que busca se manter competitiva no mercado e se expandir. Isso porque se trata de uma fase do processo de vendas em que você identifica e entra em contato com potenciais consumidores para fazer com que eles deem uma chance aos seus produtos ou serviços.

Porém, apesar de ser uma etapa relevante, não são todas as organizações que entendem como realizar essa estratégia de forma eficiente. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas interessantes. Confira!

Estabeleça a sua persona

O primeiro passo para a captação de novos clientes é compreender quem são os consumidores ideais da empresa. Antes de tudo, tenha em mente que a definição da persona vai muito além de apontar características como gênero, classe social, idade e região.

Estamos falando de um perfil completo de consumidor, que vai contribuir para a equipe de marketing e vendas elaborar as ações adequadas e alinhadas com as demandas desse grupo de pessoas, além de criar campanhas positivas de prospecção e captação de clientes. Com esse objetivo, verifique fatores como:

  • quais são as necessidades dessas pessoas:
  • como se informam e se comunicam;
  • por que precisam do serviço ou produto que você oferece;
  • quais são os hábitos de consumo delas.

A partir disso, é possível definir:

  • o tipo de linguagem adequado;
  • os argumentos que serão empregados para convencê-las;
  • a proposta de valor ideal da solução;
  • os canais de comunicação que serão utilizados.

Dessa forma, quanto mais dados você tiver em mãos a respeito do seu cliente ideal, mais fácil será elaborar uma comunicação que desperte o interesse do público.

Identifique expectativas e necessidades do seu cliente

Depois de definir a sua persona, vai ficar mais fácil entender exatamente as necessidades do seu futuro cliente. Além disso, você precisa descobrir o que os consumidores esperam da sua empresa.

Também é importante saber quais são os valores pessoais que a persona do negócio defende, como ela pensa que deve ser o relacionamento com a marca, entre outros fatores. Essas questões vão influenciar diretamente a mensagem a ser transmitida para ela e a linguagem utilizada.

Observe os seus concorrentes

Aprenda com a concorrência. Para isso, veja quais são os seus pontos positivos e negativos em todos os aspectos. Com isso, ganhará boas ideias para adaptar à realidade da sua empresa a fim de atrair a atenção de possíveis clientes.

Então, separe um tempo para analisar como os concorrentes têm captado clientes e faça uma comparação com a sua estratégia atual. Além disso, avalie os resultados que cada um alcançou até o momento e tente superá-los nas próximas ações.

Conte com vários canais de vendas e de contato

É fundamental colocar o cliente no centro do processo de vendas, entendendo suas demandas reais e como a empresa pode mostrar que é a melhor escolha para ele. Então, vale a pena reavaliar a dinâmica que o negócio tem adotado até agora, desde a quantidade de tentativas de falar com o potencial cliente até o canal pelo qual faz isso.

Sendo assim, crie um plano de prospecção que inclua ligações, SMS, WhatsApp, envio de e-mail marketing, redes sociais, entre outros canais de vendas e de contato. Essa é uma estratégia interessante para prospectar nesse formato.

Estimule as indicações dos clientes atuais

Esse é um passo importante, tendo em vista que seus atuais clientes já têm um contato mais próximo com o negócio, conhecem as vantagens dos produtos ou serviços oferecidos, sabem como funciona o atendimento e demais aspectos. Dessa forma, aproveitar essa base para receber essas indicações pode dar muito certo.

Nesse caso, o intuito é que os consumidores atuais da empresa se tornem um instrumento de captação de novos clientes por meio de alguns incentivos. Por exemplo, com a criação de um programa para estimular recomendações de maneira mais estratégica e eficiente.

Elabore uma proposta comercial interessante

O documento formal que apresenta a proposta da empresa para o cliente precisa ser atrativo e irresistível. Em alguns casos, essa oferta pode ser levada para pessoas com as quais você não dialogou no decorrer da negociação. Por esse motivo, é essencial ter atenção ao montá-la para que fique clara e seja fácil de entender.

Monte ações de marketing para cada etapa do funil de vendas

A jornada do cliente se trata de uma representação da trajetória percorrida pelo consumidor desde a descoberta de uma necessidade até a escolha pela solução. Para cada fase desse percurso, existe uma etapa referente dentro do funil de marketing, que direciona a empresa para onde ela deve seguir para conquistar um cliente.

O topo do funil, por exemplo, reúne pessoas que ainda estão descobrindo que têm uma demanda e mostra quais soluções existem. Muitas delas nunca tiveram nenhum relacionamento com a marca. Então, o interesse aqui é atrair visitantes e convertê-los em leads.

Nesse caso, práticas como anúncios segmentados e interação em redes sociais podem funcionar. Conforme o lead avançar na jornada de compra, o funil de vendas vai utilizar novos canais para criar relacionamento, confiança e converter vendas. Veja exemplos:

  • landing pages (para conversão de visitantes em leads);
  • marketing de conteúdo (com materiais ricos, como webinars e e-books);
  • e-mail marketing;
  • formulários.

O marketing digital é um grande aliado no processo de captação de clientes para o varejo. Porém, você deve combinar boas ações nesse setor com estratégias como reuniões, ligações, e-mails de vendas e outras.

Utilize as mídias sociais para pesquisar prospects

Você pode usar várias ferramentas a seu favor para captar clientes. Uma opção bastante interessante é aplicar os filtros de pesquisa no Google e nas redes sociais para encontrar possíveis consumidores para o seu negócio. O Instagram e o Facebook, por exemplo, são ótimos canais para atrair o público certo.

Agora que você aprendeu como montar uma estratégia de captação de novos clientes no varejo, aproveite para colocar nossas dicas em prática e aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

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