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Veja o que é necessário para identificar concorrentes diretos e indiretos

Identificar concorrentes diretos e indiretos é fundamental se você deseja expandir sua empresa. Para isso, é preciso acompanhá-los, entender as melhores práticas e adaptá-las à realidade do seu negócio. Esse método é conhecido como benchmarking, que permite compreender o mercado mais a fundo, observar as tendências e buscar oportunidades valiosas.

Para entender quais são os seus concorrentes diretos e indiretos, como identificá-los, entre outras informações relevantes, continue a leitura!

O que são concorrentes diretos e indiretos?

O concorrente direto é basicamente aquele que oferece o mesmo produto e serviço, preços semelhantes e que atingem o mesmo público-alvo. Já o indireto não oferta o mesmo tipo de produto, mas em algum momento, dependendo da estratégia utilizada, pode substituí-lo, atingindo o seu público.

O segundo tipo é mais difícil de identificar. Por isso, vale um exemplo: seu cliente já está certo da compra de um carro. Porém, o concorrente que não atende a esse público está oferecendo um carro melhor e mais caro, mas com uma concessão maior de crédito. Seu cliente desiste da compra em sua empresa para fechar negócio com a outra concessionária, que, para ele, está entregando um benefício mais atrativo.

Quais aspectos você deve considerar?

Para identificar quais são seus concorrentes diretos e indiretos, é necessário levar em conta os aspectos em que ambos se diferenciam (ou se assemelham), como:

  • produtos oferecidos: nesse caso, todos os detalhes devem ser avaliados, desde a qualidade e a embalagem do item até o seu preço final;
  • público-alvo atendido: quem usa esses produtos? Identifique se é o mesmo sexo, idade, poder aquisitivo, onde esse público está localizado etc.;
  • atuação no mercado: aqui, é fundamental entender profundamente o nicho do seu negócio e algumas questões do concorrente, como tamanho do seu mercado, atendimento, posicionamento de marca, atuação nas redes sociais, entre outros.

Como identificar seus concorrentes diretos e indiretos?

Você pode colocar em prática algumas ações para saber quem concorre com a sua loja direta e indiretamente. Veja!

Faça pesquisa de mercado

Uma maneira de entender o nível de satisfação dos consumidores em relação à concorrência é promovendo uma pesquisa de mercado. Para isso, é importante usar dados primários, como a pesquisa de fornecedores e ações de marketing, realização de visitas e entrevistas com clientes, por exemplo.

Além disso, é interessante utilizar dados secundários, que nada mais são do que relatórios, estudos e artigos publicados acerca do negócio.

Realize uma análise estratégica

Com os dados em mãos, você consegue compará-los com a realidade do seu negócio e entender claramente quais são as melhorias possíveis. Vale ressaltar que a ideia não é copiar as ações de seus concorrentes, mas sim ter insights para criar e potencializar estratégias de acordo com suas necessidades, seu público e seu mercado.

Observe os pontos fortes

Uma boa estratégia durante o estudo é fazer uma planilha detalhando todas as informações da concorrência — preços, localização, formas de pagamento, investimentos etc. — para identificar os pontos fortes e fracos da empresa.

Com base nessas informações, é possível determinar melhorias para o seu negócio e algumas ações que devem ser evitadas, que podem trazer resultados negativos.

Defina estratégias de reposicionamento

Por fim, depois de identificar a sua concorrência direta e indireta, é preciso definir estratégias de reposicionamento. Algumas estratégias para ganhar espaço no mercado são:

  • investir em rebranding: alterar a imagem da marca perante o consumidor, entregando uma experiência de compra satisfatória, a fim de fortalecer sua presença no mercado;
  • realçar seu diferencial: investir em um ponto forte da sua marca, diferenciando-se da concorrência, como a forma de se comunicar;
  • buscar a inovação: usar a criatividade e a inovação para desenvolver algo que ainda não existe, ou melhorar aquilo que já existe.

Acompanhar os concorrentes diretos e indiretos é fundamental para entender como as empresas lidam com as crises e as oportunidades, além de seus pontos fracos e fortes para compará-los e aprimorar os processos internos e externos do seu negócio.

Quer se aprofundar no assunto? Então entenda melhor sobre o que é o benchmarking e os seus benefícios!

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