fbpx

Você sabe o que é um negócio escalável? Aprenda mais sobre o tema!

Nem sempre é preciso investir mais dinheiro para aumentar o faturamento do e-commerce. O conceito de negócio escalável, por exemplo, nos ajuda a entender como ser mais rentável sem necessariamente precisarmos ter mais despesas. Parece mágica, mas é apenas uma estratégia de negócios.

Neste artigo, explicamos o que é um negócio escalável, seus objetivos e suas principais características. Confira abaixo as informações e dicas que preparamos para você sobre o assunto!

O que é um negócio escalável?

Um negócio escalável é aquele que, mesmo sem aumentar as despesas, consegue crescer de maneira acelerada. O termo escalabilidade vem das engenharias. Ele é usado quando um software amplia sua capacidade e mantém os custos, sejam os técnicos, sejam os de capital humano.

Sendo assim, o objetivo de um negócio escalável é fazer a empresa crescer explorando a potencialidade máxima dos produtos que comercializa. Com isso, ela consegue gerar mais emprego e renda, além de impactar positivamente a região onde atua.

Quais os principais exemplos de negócio escalável?

Entre os exemplos de negócio escalável, podemos citar três: cursos online, aplicativos e serviços colaborativos. Saiba mais sobre cada um.

Cursos online

Aqui, a escalabilidade do negócio se deve à facilidade de produzir e distribuir os conteúdos. Além disso, como só precisa desenvolver o infoproduto uma vez, não há necessidade de novos investimentos. Ou seja, gravadas as aulas, é só investir numa boa campanha de marketing e esperar os resultados.

Aplicativos

Para os aplicativos, a escalabilidade se dá devido à alta demanda por esse tipo de serviço aliada ao baixo custo da produção e da divulgação. Embora essa opção exija constante manutenção dos apps, a melhoria do produto já seria parte indissociável do seu papel como empreendedor. Portanto, sua obrigação.

Serviços colaborativos

Dois bons exemplos de serviços colaborativos são a Uber e a Airbnb. Nesse caso, o caminho é identificar uma área de atuação de interesse público e pensar num modo colaborativo de atender a essa demanda. Em seguida, para gerir e escalar o negócio, você terá que criar um aplicativo ou software que dê conta do trabalho.

Como criar um negócio escalável no e-commerce?

Embora o setor de e-commerce pareça estar saturado, há diversos nichos que você ainda pode descobrir. Para criar um negócio escalável no digital, inicie escolhendo um nicho de mercado. Dê preferência para uma área em que já tenha conhecimento prévio.

Em seguida, avance nas pesquisas sobre essa área. Durante a procura, preste atenção ao tamanho do público e se há projeção de expansão para o ramo. Utilize ferramentas digitais para essa busca e não deixe de lado as publicações de institutos de pesquisa, universidades e imprensa.

Escolhido e estudado o ramo de atuação, é hora de definir seu modelo de negócios. Como estamos tratando de e-commerce nesse exemplo, nossa dica é que organize suas ideias num organograma, de forma que fique mais fácil visualizar seus planos. No próximo passo, você deve elaborar uma estratégia de marketing digital para saber como chegará ao seu cliente.

Na última etapa, lance um Mínimo Produto Viável (MVP) e veja se o desempenho corresponde ao esperado. O MVP é um protótipo do serviço que será ofertado, em que você investe menos do que no produto final, mas já tem uma ideia de como seu negócio vai se comportar. Feito isso, é só analisar os resultados e realizar os ajustes necessários para aprimorar sua ideia.

Quais as vantagens de um negócio escalável?

Colocar em prática um negócio escalável pode dar bastante trabalho, mas os retornos também serão grandes. O pacote de vantagens inclui:

  • custos reduzidos;
  • inovação;
  • pioneirismo;
  • alto valor de mercado do negócio;
  • capacidade de expansão.

Com as dicas que passamos aqui, você conseguirá ampliar os resultados da sua empresa ou mesmo criar uma empresa do zero. Além disso, será possível aumentar a competitividade frente os concorrentes, fazendo o seu negócio escalável.

Para receber mais dicas e informações como as deste artigo, assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.