Warning: Undefined array key "action" in /home2/blogwm07/public_html/wp-content/themes/bennington/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/blogwm07/public_html/wp-content/themes/bennington/functions.php on line 2
Abandono de carrinho: 5 formas de resolver esse problema - WM10 Abandono de carrinho: 5 formas de resolver esse problema - WM10

Abandono de carrinho: 5 formas de resolver esse problema

O abandono do carrinho é uma das principais preocupações dos donos de e-commerces. Quando isso acontece, um potencial cliente que navega pelo site da empresa está prestes a finalizar a compra e, por algum motivo, opta por não continuar com a aquisição, o que afeta diretamente na lucratividade do negócio.

Entre as principais causas desse problema estão o preço alto do frete, prazos longos de entrega, opções de pagamentos pouco atraentes, entre outros. Sendo assim, é importante implementar estratégias eficazes para evitar tudo isso. Quer saber como evitar o abandono de carro em sua loja virtual? Leia este artigo para descobrir!

1. Simplifique a recuperação do carrinho

Não deve ser nada agradável para o cliente sair do site e, quando voltar, ter que refazer todo o processo de compra. Nesse caso, o mais adequado é que a plataforma de e-commerce da sua empresa disponibilize a recuperação do carrinho de maneira facilitada, já incluindo os produtos que o cliente escolheu anteriormente.

2. Ofereça várias opções de pagamentos

Existem diversas opções de pagamentos disponíveis no mercado, como cartões de crédito, débito, boleto à vista, PIX, transferência bancária, entre outras. Que tal aproveitá-las para atrair o cliente, que poderá pagar da forma ele considerar melhor? Além disso, fazer parcelamentos pode ajudar a reduzir obstáculos que podem impedir a finalização da compra.

3. Otimize o checkout

O checkout é o período de finalização da compra, quando o cliente preenche seus dados pessoais. O ideal é que essa página não exiba conteúdos que possam causar distração ao cliente, para que ele foque na compra que está sendo realizada.

Caso seja possível, sinalize as etapas necessárias no carrinho de compras para que o processo seja concluído: isso vai reduzir a ansiedade do consumidor e fará com que ele prossiga até a conversão.

Além disso, no momento de solicitar informações para o cadastro, foque no fundamental, que são nome, endereço, e-mail, telefone, CPF e dados para o pagamento. Você também pode oferecer a alternativa de login via Gmail ou Facebook, já que isso agiliza o procedimento e o cliente não precisa ficar preenchendo os dados para acessar o sistema.

4. Utilize alertas de saída de página

Muitas lojas virtuais têm utilizado o envio de alertas quando o consumidor mostra que vai sair do site. Geralmente, a mensagem oferta algum tipo de vantagem para que ele continue na página.

No caso do abandono de carrinho de compras, você pode dizer que o item está em promoção por período limitado ou que existem poucas unidades em estoque, por exemplo.

5. Invista em remarketing

O remarketing é uma maneira de impactar novamente o cliente que, em um certo momento, teve contato com o seu e-commerce. O objetivo é abordar de novo o consumidor com um conteúdo relativo a algum produto ou serviço que ele já procurou antes.

Nesse caso, você pode conceder descontos, mostrar promoções, oferecer itens diferentes e conteúdos que sejam relevantes. O intuito é que as ações sirvam de incentivo de compra para o usuário que já tem uma identificação com o seu negócio.

Agora que você já sabe o que é abandono de carrinho e suas consequências, o ideal é colocar as estratégias apresentadas em prática e, assim, evitar que esse problema prejudique os resultados das vendas da sua loja virtual.

Este artigo foi útil para você? Então aproveite sua visita para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de publicações interessantes sobre outros temas! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!