Varejo 4.0: fique por dentro das maiores tendências para sua loja
A sociedade atual presencia transformações aceleradas, principalmente no cenário tecnológico, e é claro que essas mudanças alcançam o setor comercial, criando um momento chamado de varejo 4.0.
Você verá, neste artigo, o que, de fato, significa essa expressão e como ela afeta a rotina e as vendas na sua empresa, seja ela física, seja ela digital.
Continue a leitura e entenda como a tecnologia pode oferecer inúmeros benefícios para lojistas. Vamos lá!
O que é o varejo 4.0?
O desenvolvimento das tecnologias ao longo dos últimos anos trouxe à indústria o termo 4.0. Trata-se de uma nova era, regida, principalmente, por essas inovações que aceleram, otimizam e automatizam os processos.
O varejo 4.0 participa desse momento ao integrar lojas físicas às digitais, usar sistemas computadorizados para melhorar processos que, antes, eram manuais e reinventar estratégias para alcançar resultados melhores nas vendas.
Essas mudanças são necessárias para acompanhar o desejo do consumidor atual por maior flexibilidade e liberdade na forma de realizar suas compras usando as ferramentas digitais.
Quais são as tendências do momento?
A tecnologia pode trabalhar a favor da gestão de lojas físicas e virtuais, mas, para isso, é preciso conhecer quais são as tendências do varejo 4.0 e entender o potencial de cada uma. Veja, a seguir, as inovações que você pode integrar ao seu negócio.
Assistentes digitais
A comunicação com os clientes é um aspecto importante de uma loja. Nos canais digitais, esse contato passa a ser realizado pelos assistentes virtuais. São sistemas automatizados que conseguem responder a perguntas, interagir de forma natural com o usuário para esclarecer dúvidas e auxiliar na realização de compras, agilizando o atendimento.
Pagamentos pelo celular
A mobilidade está cada vez mais presente na rotina do consumidor. As compras pelo celular têm crescido no Brasil, e isso deve alertar os lojistas para a necessidade de oferecer maior variedade de formas de pagamento e segurança para os clientes nesse meio.
Biometria e autoatendimento
Reinventar o modelo de funcionamento das lojas físicas também é necessário para atender a um público cada vez mais conectado e desejoso por agilidade.
A biometria e o autoatendimento são tecnologias que contribuem para a maior versatilidade nas compras em espaços físicos. A partir dessas ferramentas, o cliente fica mais autônomo em suas escolhas, evitando filas e conseguindo mais segurança para seu pagamento.
Integração entre loja virtual e física
Entre as tendências do varejo 4.0, a integração entre lojas físicas e e-commerces certamente se destaca. Espaços físicos e virtuais não podem competir entre si, pelo contrário, devem ter a mesma identidade e falar a mesma língua ao atender o consumidor.
O lojista pode apostar em estratégias, como estoque integrado, possibilidade de compra online e retirada na loja, ou mesmo experimentar na loja e receber o produto em casa.
A integração agrega valor à marca, pois melhora a experiência do cliente em sua jornada de compra, mostrando que a empresa está se adaptando às necessidades e aos desejos dele.
Entender as dinâmicas do varejo 4.0 é o caminho para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para ajudar seu negócio, separamos mais um texto sobre práticas que podem impulsionar suas vendas. Não deixe de ler!